GERAL
Implantação de sistemas de controle e busca de medicamentos mudou a realidade da farmácia de Porto Velho
Os investimentos empregados pela Prefeitura de Porto Velho proporcionaram para a população avanços e melhorias em diversas áreas da saúde, e uma delas é a assistência farmacêutica. A ampliação do Sistema de Dispensação de Medicação (Sisfarma), de controle de estoque e dispensação dos medicamentos, e a implantação do sistema próprio FarmaPub, ferramenta de busca, mudaram a realidade desse setor na capital.
A ampliação do Sisfarma foi considerada um marco no que diz respeito ao controle dos medicamentos. Antes dessa ferramenta, em gestões anteriores, o município sofria com a falta de remédios básicos no estoque da Semusa.
Visando acabar com isso, no início da gestão foi dado início à ampliação do Sisfarma. Com os investimentos nesse setor, a tecnologia pôde chegar cada vez mais longe, atendendo um número maior de pessoas.
Lançado em 2016, o Sisfarma foi implantado em apenas 12 unidades de saúde naquele ano, mas foi a partir de 2017, atual gestão, que a plataforma começou a trazer resultados. Lígia Arruda, diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Semusa, conta que os esforços empregados pela Prefeitura de Porto Velho foram inúmeros.
Ferramenta digital que pode ser acessada pelo celular ou computador“Em 2017, a gestão implantou internet em todas as unidades da área urbana da capital. Com isso, tivemos a implantação do Sisfarma Web nesses locais, mas os desafios eram ainda maiores porque precisávamos levar esse sistema para os distritos e, com muito esforço, isso aconteceu”, explicou Lígia.
A oferta desse sistema nas unidades de saúde de baixa e média complexidade, reduziu a defasagem na dispensação de medicamentos na rede pública municipal. Isso porque, com o Sisfarma, o controle do estoque passou a ficar sob total responsabilidade do DAF.
Segundo Lígia, “isso significa que o controle deixou de ser feito pelas unidades e foi concentrado no departamento. Dessa forma, na medida que os medicamentos vão sendo dispensados, a equipe técnica já vai analisando se existe a necessidade de realizar uma nova remessa de compra. É um trabalho contínuo que trouxe e traz resultados”.
Atualmente, o Sisfarma está instalado em 57 unidades do município de Porto Velho. Dessas, 23 estão na zona rural, que é o chamado Sisfarma Offline.
O aplicativo ainda mostra um mapa para facilitar o trajeto até o localFARMAPUB
Atrelado ao Sisfarma, o aplicativo FarmaPub também foi outro avanço da gestão, na assistência farmacêutica. Essa tecnologia trouxe mais transparência e facilitou a busca por medicamentos nas unidades de saúde.
Através dele, o paciente que necessita de medicamentos da rede pública municipal pode acessar o aplicativo e encontrar qual o local mais próximo que esse remédio está disponível. Além disso, a ferramenta ainda disponibiliza o trajeto para que este usuário chegue até a unidade de saúde.
Usuário desde 2020, o paciente Augusto César conta que a ferramenta facilitou e ajudou na busca pelos remédios. “Eu sou pré-diabético, então preciso pegar os medicamentos mensalmente para fazer o controle. Antes de conhecer esse aplicativo, eu ia direto na unidade onde eu estava mais próximo e às vezes não tinha os medicamentos naquele momento, mas com esse app tudo é mais fácil, porque sei exatamente onde tem os meus remédios e não preciso dar viagem perdida”, relata.
Para ter acesso, é só baixar o aplicativo na loja do seu celular Android. Para usuários de smartphones iOS e computadores, a ferramenta está disponível clicando neste link.
NÚMEROS
Prova desses investimentos são os resultados alcançados durante quase toda a gestão. De 2018 até 2023, a Prefeitura de Porto Velho distribui quase 130 milhões de medicamentos nas farmácias do município, compreendendo atenção básica, média complexidade, Secretaria Estadual de Justiça e outras demandas.
Além disso, esse montante de itens representa um investimento de quase R$ 53 milhões apenas na compra de medicamentos, de 2018 até 2023.
Texto: João Muniz
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Hospital Regional de Cacoal realizou mais de 66 mil atendimentos em oito meses
Com objetivo de diminuir a fila de espera por consultas, o Hospital Regional de Cacoal realizou cerca de 66.598 atendimentos nos períodos entre janeiro e agosto de 2024. A unidade é referência em atendimentos de média e alta complexidade, abrangendo seu serviço pela II Macrorregião.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, a gestão tem investido em estruturação e profissionais para ampliar o serviço nos municípios. “A equipe médica da unidade está empenhada em oferecer um atendimento especializado, com ambiente humanizado e profissionais capacitados.”
- A unidade atende pacientes da região do Café, Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul, com total de 34 municípios.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os números são resultados de uma intensificação dos serviços nas unidades, que tem buscado atender todas as demandas da população. “Nosso foco é diminuir filas de espera por consultas e exames, neste sentido, estamos realizando melhorias estruturais para ampliar o atendimento contínuo”, ressaltou.
REFORMA
Em julho de 2024, foi realizada a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Regional de Cacoal (HCR), unidade que possui sete leitos para atendimento ao público infantil. Com a obra, foram feitas a troca do piso, pintura, revisão na parte hidráulica e elétrica, restauração de portas e revitalização das instalações sanitárias.
SERVIÇO
O Hospital Regional de Cacoal possui 166 leitos no total, entre esses 28 leitos de UTI adulto e 7 pediátricos e com 4 salas de cirurgia. A unidade conta com um Centro de Reabilitação que auxilia na reabilitação fisioterápica, com aparelhos de ultrassonoterapia fisioterápico, maca ortostática para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), elevadores e equipamentos para fisioterapia respiratória, e irá atender os pacientes internados que necessitam de reabilitação e servidores assistidos na Saúde do Trabalhador.
Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Ritiella Rocha e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Drones modernos do governo de RO ajudam no combate a incêndios no Parque de Guajará-Mirim
- A combinação de imagens de satélite e drones modernos ajudam a força-tarefa, liderada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), a combater incêndios florestais no Parque Estadual Guajará-Mirim, onde o enfrentamento foi intensificado pelo governo de Rondônia. A área atingida reduziu drasticamente de mais de 2 mil hectares para 200 hectares.
Os drones, com os operadores da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), foram solicitados pelo líder da força-tarefa no Parque, tenente coronel BM Victor Paulo Rodrigues de Souza, que está nas ações à frente do Corpo de Bombeiros, integrado à “Operação Temporã”. O pedido foi prontamente atendido pela Secretaria, demostrando o esforço conjunto do estado na missão de proteção ao meio ambiente.
O chefe de equipe da Operação Verde Rondônia (OVR), tenente BM Alexandre Trajano, explicou o impacto positivo dos dois drones de alta tecnologia empregados para identificar ocorrências de incêndios. Enquanto as imagens de satélite consideram focos de calor até nos pedrais aquecidos, as imagens de drones são precisas em identificar os incêndios.
“O governo tem nos incentivado com tecnologia de ponta. Os drones são equipamentos modernos de alto investimento, que ajudam nossa tropa a evitar empenho e deslocamento desnecessários. As imagens de satélite podem confundir pedras aquecidas com incêndios, então enviamos os drones para verificar. Se for pedra, descartamos a ocorrência, porém constatando incêndio, a equipe é prontamente acionada para o combate”, destacou o chefe de equipe da OVR.
AÇÕES ESTRATÉGIAS
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o estado mantém uma grandiosa força-tarefa por meio de duas operações ativas, a “Operação Verde Rondônia” e “Operação Temporã”, com apoio de outros órgãos. “O governo de Rondônia está fortalecendo a força-tarefa com condições tecnológicas e operacionais para o enfrentamento aos incêndios florestais. Também com ações preventivas e de monitoramento, para vencer o quanto antes esse difícil cenário instalado neste período de estiagem severa.”
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Reunião do Comitê de Crise Hídrica em Rondônia: mobilização conjunta para enfrentar a seca e seus impactos
- O Comitê de Crise Hídrica, instituído pelo governo do estado em novembro de 2023, realizou reunião com entidades estaduais e municipais para discutir e coordenar ações frente à crise hídrica que afeta Rondônia, na terça-feira (3), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. A pauta principal da reunião foi o desenvolvimento de um plano de trabalho integrado para enfrentar os desafios impostos pela seca prolongada, incluindo o aumento de incêndios e a formação de fumaça densa que tem afetado a qualidade do ar e a saúde da população.
Durante o encontro, foi discutida a necessidade urgente de medidas coordenadas para mitigar os impactos da seca, como a intensificação das campanhas de conscientização, o aprimoramento das estratégias de combate a incêndios e a implementação de soluções para o gerenciamento da água. Além disso, foram analisadas ações de suporte à população afetada e a coordenação de esforços para garantir a eficiência dos recursos disponíveis.
O presidente do Comitê de Crise Hídrica, Cel. BM Nivaldo Ferreira de Azevedo, destacou em sua fala, a importância da união entre as diferentes esferas de governo e instituições para superar a crise. “Estamos diante de um desafio e a colaboração entre todos os órgãos envolvidos é essencial para enfrentarmos a seca e seus efeitos. Nosso compromisso é garantir que as medidas adotadas sejam eficazes e atinjam diretamente as áreas mais necessitadas.”
O Comitê segue mobilizado e em constante comunicação para acompanhar a evolução da situação, adaptando as estratégias conforme necessário. A colaboração entre as diversas entidades e a comunidade continua sendo uma prioridade para enfrentar os desafios impostos pela seca e minimizar seus impactos em Rondônia.
PARTICIPAÇÃO
O encontro contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) além de representantes da Governadoria, Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento Estadual de Estrada de Rodagem e Transportes (DER-RO), Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel) e Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
Fonte
Texto: Marcos André
Fotos: CBMRO
Secom – Governo de Rondônia
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