INTERIOR
Helicóptero, drones e cães farejadores: 4º dia de buscas por suspeito de matar dentista em Vilhena, RO
Forças policiais entraram no 4º dia de buscas pelo suspeito de matar o dentista Clei Bagattini, de 50 anos, em Vilhena (RO). Helicóptero, drones e cães farejadores são utilizados para localizar o suspeito.
O suspeito teve a identidade confirmada. Ele é um jovem que já tem passagem pela polícia.
A operação de busca conta com a participação de mais de 200 policiais, entre militares e civis. Por duas vezes agentes conseguiram localizar o suspeito, mas ele conseguiu fugir.
No primeiro encontro, o suspeito estava em uma motocicleta, na BR-365, sentido Jaru (RO). Uma barreira foi montada na entrada da cidade para conter a fuga, mas o suspeito jogou a moto contra uma cerca de arames e conseguiu fugir.
No dia seguinte, os policiais conseguiram encontrar o suspeito numa região próxima do Residencial Jardim Europa. Houve uma troca de tiros e um agente da Polícia Militar foi baleado no ombro. O sargento baleado foi hospitalizado. O suspeito conseguiu fugir.
Informações dos suspeitos podem ser repassadas através dos números:
- Telefone: 190
- WhatsApp: 69 3322-3001
FONTE: G1/RO
INTERIOR
Combate a incêndio é contínuo no Parque Guajará-Mirim e na região Soldado da Borracha, mesmo com dificuldade de acesso
- O esforço das equipes que atuam diretamente no combate aos incêndios florestais, que atingem o Parque Estadual Guajará-Mirim e a Estação Ecológica Soldado da Borracha é contínuo. Mesmo com as dificuldades de acesso encontradas nas regiões, técnicas e táticas são colocadas à prova nas ações executadas contra os incêndios, para minimizar os impactos da fumaça, proveniente de queimadas. A ação faz parte da “Operação Temporã”, fase I e II, desenvolvida pelo governo de Rondônia no combate às queimadas nas duas áreas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou o comprometimento de todas as equipes que estão atuando nas duas regiões em uma ação incessante para proteger o meio ambiente. “O trabalho não para, e destacamos os esforços desses profissionais, fundamental no combate aos diferentes focos de incêndio. O governo do estado está mobilizando todos os recursos disponíveis para garantir que o fogo cesse.”
Conforme o Boletim Diário, apresentado na fase II da “Operação Temporã”, realizada na região entre Porto Velho e Cujubim na quarta-feira (11), foram identificados 17 focos de calor, que passaram a ser monitorados. O relatório informa que dois focos de incêndio foram extintos. Para as ações na Estação Ecológica Soldado da Borracha, todos os esforços efetuados vão ao encontro dos impactos ambiental, social e econômico.
- O responsável pela fase II da “Operação Temporã”, tenente-coronel BM, Victor Paulo destacou que, “mesmo com as dificuldades de acesso, toda a equipe, utiliza-se de materiais e equipamentos específicos, e age tecnicamente no controle e monitoramento dos focos de calor.”
MONITORAMENTO CONSTANTE
Também na quarta-feira, foi apresentado o Boletim Diário da fase I da “Operação Temporã”, executada no Parque Estadual Guajará-Mirim, com ações coordenadas pelo tenente-coronel PM, Francisco Wesley, que aponta uma redução 88,83% de área afetada pelo fogo. Os índices alcançados são aceitáveis, e apontam para ações preventivas e de combate, operadas pelas forças de segurança, fiscalização e brigadistas, em face à eficiência no combate aos incêndios.
O relatório também indica que, 23 focos foram controlados no mesmo dia, e outros 27 estão em monitoramento. Além desses fatores, 20 ações preventivas foram realizadas pelas equipes. A prisão de um indivíduo foi efetuada pelas equipes de segurança pública, em meio ao combate ao fogo. Após averiguação policial, foram constatados três mandados de prisão em aberto contra o mesmo, considerado foragido da Justiça.
Na manhã de quinta-feira (12), a equipe comandada pelo tenente BM, Welington Cerqueira enfrentou dificuldades de acesso a um morro, com mata fechada, árvores com espinhos, pedras e outros obstáculos, para conter três focos de fogo detectados.
ENTIDADES ENVOLVIDAS
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união de esforços para combater esses crimes ambientais e proteger o patrimônio natural do estado. As ações reúnem o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), Gerência de Aviação Aérea do Estado de Rondônia (Gave), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Exército Brasileiro.
- Fonte
- Texto: Paulo Ricardo Leal
- Fotos: Mateus Gonçalves
- Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Recuperação de ponte na RO-135 fortalece o turismo e o escoamento agrícola em Alta Floresta d’Oeste
- O governo de Rondônia concluiu, no sábado (14), os serviços de recuperação da ponte de madeira no quilômetro 29 da Rodovia-135, sobre o Rio Vermelho, localizada entre os distritos de Vila Marcão e Porto Rolim do Guaporé, no município de Alta Floresta d’Oeste. A obra foi executada pela equipe de pontes da 5ª Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transporte (DER-RO).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, manter estradas e pontes em boas condições é sinônimo de progresso para região. “Os investimentos do governo em infraestrutura são essenciais tanto para o acesso quanto para o escoamento da produção agrícola. A RO-135 é uma via importante na região da Zona da Mata, e também uma rota que leva ao paraíso da pesca esportiva, Porto Rolim do Guaporé, destino de turistas de várias partes do estado, Brasil e até do exterior”, ressaltou.
Segundo residente regional do DER-RO, Nilson Oliveira, a ponte tem 25 metros de extensão. “Substituímos o madeiramento desgastado pela ação do tempo e instalamos defensas laterais para garantir maior segurança na travessia sobre o Rio Vermelho”, explicou.
O diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, salientou a importância da recuperação das pontes de madeira para garantir mais segurança e melhores condições de tráfego. “Estamos trabalhando no planejamento para, no futuro, substituir essas estruturas antigas por construções definitivas. No entanto, nossa prioridade atual é restaurar as pontes existentes para assegurar a trafegabilidade e a segurança dos usuários.”
Fonte
Texto: Ricardo Barros
Fotos: Nilson Oliveira
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Governo do RO promove ação de regularização fundiária em Extrema e região
- O governo de Rondônia, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), tem realizado ações de regularização fundiária rural no distrito de Extrema. A iniciativa, promovida por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) e do Acordo de Cooperação Técnica nº 324/2023, visa beneficiar produtores rurais da região. Um dos contemplados foi o agricultor Edison Carlos Ferrari, que recebeu a Certidão de Reconhecimento de Ocupação (CRO) de sua propriedade durante atendimento na Escola Municipal 13 de Maio.
Além dos atendimentos oferecidos pela Plataforma de Governança Territorial (PGT), estão sendo emitidas as Certidões de Reconhecimento de Ocupação, documento fundamental para comprovar a posse de áreas públicas. Essa certidão é um passo inicial à obtenção dos títulos definitivos de propriedade, que garantem a segurança jurídica aos posseiros.
A ação, que inclui a resolução de pendências e a realização de vistorias, tem como objetivo final a emissão dos títulos definitivos de terra para os produtores que ainda não possuem a documentação oficial, consolidando um marco na regularização fundiária da região na promoção e crescimento econômico local.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância da união entre o governo do estado e a União para alcançar os produtores rurais e garantir a regularização fundiária. O objetivo desta ação, é assegurar a titulação definitiva das terras ocupadas há décadas, promovendo assim, segurança jurídica e incentivando o desenvolvimento agrário. “Essa ação promove ações voltadas à justiça social e o crescimento sustentável no campo.”
De acordo com o secretário da Sepat, David Inácio, o trabalho conjunto do governo e o Incra tem sido intensificado em Extrema, bem como nas localidades vizinhas de Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Nova Califórnia. “Ao invés de os produtores se deslocarem até Porto Velho, estamos indo até eles. Desde segunda-feira, estamos atendendo no distrito de Extrema e seguiremos até sábado, dia 14”, afirmou o secretário, enfatizando a proximidade do governo com os agricultores.
David Inácio destacou, também que, a regularização fundiária rural resolve questões de posse, e melhora o acesso dos agricultores a créditos e políticas públicas de incentivo à produção.
- A iniciativa, segundo o secretário, fortalece a economia local e promove justiça social no campo, elementos essenciais ao desenvolvimento sustentável da região.
O agricultor, Edison Ferrari, que possui um sítio de 42 hectares em Extrema; há mais de 40 anos, finalmente conseguiu pegar o CRO de sua terra com o auxílio técnico do governo do estado e Incra. “Esse documento me dá segurança. Agora, posso buscar um financiamento bancário para investir na minha propriedade, expandir a produção e melhorar a qualidade de vida da minha família”, enfatizou o produtor, destacando a importância do Certidão de Reconhecimento de Ocupação na obtenção de crédito rural.
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom – Governo de Rondônia
- BRASIL1 dia ago
Empresário é sequ3strado e encontrado m0rto ao lado de bilhete na AM-010; Imagem forte
- BRASIL3 dias ago
VÍDEO FORTE: Mulher tem corpo completamente queimado durante incêndio em rodovia
- POLÍCIA3 dias ago
Jovem de 21 anos é presa em flagrante com quase 7 kg de droga em ônibus que seguia para Minas
- BRASIL1 dia ago
SEQUESTRADAS E MORTAS: Bandidos queriam R$ 100 mil para deixar irmãs saírem vivas do cativeiro; VEJA
- BRASIL3 dias ago
Veja momento que principal alvo de tiroteio no Parque 10 leva rajada de tiros
- POLÍTICA3 dias ago
Principais emissoras de TV de Porto Velho confirmam debates na reta final do 1º turno
You must be logged in to post a comment Login