INTERIOR
Governo de Rondônia credencia restaurantes de Jaru e Rolim de Moura ao “Prato Fácil” e renova contratos em cinco municípios

Com o objetivo de ampliar o programa estadual Prato Fácil para os municípios de Jaru e Rolim de Moura, bem como, renovar contratos ou contratar novos restaurantes em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Vilhena, o Governo de Rondônia publicou, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, o Chamamento Público nº 016/2023, disponível no Portal da Superintendência Estadual de Licitações (Supel), com as especificações para credenciamento de estabelecimentos comerciais interessados em fornecer refeições nutricionalmente adequadas, ao custo de R$ 2, à população em situação vulnerável em Rondônia, inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). O credenciamento deve ser feito no site da Supel.
Com base no edital, a abertura da sessão pública está prevista para as 11h do próximo dia 15, no sítio http://www.comprasgovernamentais.gov.br. Os interessados em participar presencialmente deverão estar na recepção da Supel até 8h30.
Considerando a importância do programa, que facilita o acesso da população em vulnerabilidade social à refeições de baixo custo, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que a adesão dos restaurantes é fundamental para que o Prato Fácil continue fazendo a diferença na vida das famílias que têm sua necessidade básica alimentar suprida. “Estamos avançando cada vez mais nas ações do Governo do Estado para melhor atendermos à sociedade rondoniense, e o programa Prato Fácil com certeza é um dos que se destacam por garantir alimentação nutritiva a centenas de famílias em seis municípios e que em breve serão oito com a ampliação para Jaru e Rolim de Moura”, disse.
Os estabelecimentos credenciados atenderão ao público-alvo de segunda-feira a sábado, das 11h às 15h. Ao todo, deverão ser servidas seis mil refeições diárias, sendo 3.201 na Capital, 568 em Ji-Paraná, 499 em Ariquemes, 499 também em Cacoal, 422 em Vilhena, 370 em Guajará-Mirim, 268 em Jaru e 233 em Rolim de Moura. A complementação do valor total das refeições é realizada pelo governo estadual com recursos do Fundo Estadual de Erradicação da Pobreza (Fecoep), vinculado à Seas.
Atualmente existem 38 restaurantes credenciados em seis municípios rondonienses, dos quais 28 estão em Porto Velho, que também conta com o Restaurante Popular inaugurado no dia 18 de dezembro, na rua Teotónio Vilela, na Zona Leste.
A secretária Luana Rocha ressalta que todos os proprietários de restaurantes já credenciados devem estar atentos ao novo edital para renovação do contrato, que tem vigência de um ano.
A documentação necessária ao credenciamento pode ser enviada para a Superintendência Estadual de Licitações (Supel), na Avenida Farquar, 2986, Palácio Rio Madeira, Edifício Rio Pacaás Novos, 2º andar, Bairro Pedrinhas, em Porto Velho ou no formato PDF via e-mail: celsupelchamamentos@gmail.com
Idealizado pela Seas como uma das medidas de combate à fome, o Prato fácil está em funcionamento desde 17 de maio de 2021 e já serviu mais de 2,3 milhões de refeições, das quais 1,6 milhão em Porto Velho, enquanto que em Ariquemes, desde 2022, foram 155.597; Cacoal, 151.688; Guajará-Mirim, 139.927; Ji-Paraná, 159,232; e em Vilhena, 81.242.
Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Daiane Mendonça e Thaíssa Brandão
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Operação Cidade Limpa inicia ações nos distritos de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho deu início à Operação Cidade Limpa nos distritos da Ponta do Abunã, começando por Extrema. A Operação tem como objetivo melhorar a infraestrutura dos distritos e promover mais qualidade de vida aos moradores, que há anos enfrentavam dificuldades com a falta de assistência pública.
Em Extrema, diversas ruas estão sendo contempladas com os serviços de tapa-buracos, entre elas: Rua Abunã, Castelo Branco, Campo Grande, Duque de Caxias, Tarauacá, 1° de Maio, Juazeiro, Carlos Gomes, Santa Inês, Tapajós, Vista Alegre, Santa Maria, Santo Antônio e Rua das Flores. Algumas vias também estão recebendo cascalhamento, garantindo mais segurança e trafegabilidade aos moradores.
Além das obras de recuperação das ruas, também acontece a limpeza das vias urbanas, roçagem e manutenção de espaços públicos, contribuindo para um ambiente mais limpo, organizado e saudável para todos.
Henrique Firmino, morador e comerciante de Extrema, elogiou a iniciativa. “É muito importante o trabalho da Prefeitura aqui na ponta do Abunã, principalmente em Extrema. É um serviço muito bem-vindo no distrito e que continue assim. Estão de parabéns”, afirmou.
Segundo o superintendente da SMD, Marcos Vizone, a operação vai atender toda a Ponta do Abunã. “Estamos começando por Extrema e vamos seguir para Nova Califórnia, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã. A população estava no abandono, mas hoje está recebendo a assistência que merece”, destacou.
Com a força-tarefa da Operação Cidade Limpa, a Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com os distritos, garantindo mais dignidade, infraestrutura e cuidados essenciais para quem vive longe do centro da capital.
A Operação Cidade Limpa é conduzida de forma integrada, envolvendo as secretarias municipais de Obras (Semob), de Saneamento e Serviços Públicos (Semusb), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria Geral de Governo (SGG), e Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD).
Texto: Isadora Estolano
Fotos: Isadora Estolano
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
INTERIOR
Detran-RO atua com guinchos e servidores para garantir segurança de motoristas em área alagada da BR-425, em Nova Mamoré

- Em uma força-tarefa coordenada pelo governo de Rondônia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) está mobilizado no apoio às ações de enfrentamento aos impactos das inundações na BR-425, no município de Nova Mamoré. A operação integrada envolve também, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e a Defesa Civil estadual.
O ponto de bloqueio foi estabelecido na curva da Pedreira, nas proximidades do distrito de Araras. No local, equipes trabalham para garantir o suporte necessário às defesas civis municipais e prestar assistência direta aos motoristas que precisam trafegar pela região afetada.
Servidores do Detran-RO estão no local trabalhando para a segurança da população
Por determinação do diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, dois guinchos do Detran-RO e um da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) foram enviados ao local no dia 28 de março, além de uma equipe composta por quatro servidores que atuam 24 horas no auxílio à travessia de veículos leves pelos trechos alagados.
“Estamos com nossas equipes no local desde o início da ocorrência, garantindo apoio logístico e operacional para que a população não fique desassistida. Para o governador, Marcos Rocha; salvar vidas e preservar a segurança de todos que utilizam essa rodovia, é primordial”, afirmou Sandro Rocha.
Além dos guinchos e servidores do Detran-RO, a operação conta com viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), caminhonetes de apoio e estrutura logística montada em conjunto com a Defesa Civil estadual.
“Estamos trabalhando com responsabilidade e união. Onde houver necessidade, estaremos presentes com ações rápidas e eficientes. A população de Nova Mamoré pode contar com ajuda do estado”, evidenciou o governador.
- A mobilização do Detran-RO e dos demais órgãos envolvidos segue até que as condições da rodovia sejam restabelecidas.
Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Bruno Pereira
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Hospital Regional de Cacoal inicia serviço de cirurgia geral pediátrica

Com o objetivo de contribuir para o atendimento e as cirurgias na especialidade de pediatria na Região do Café, Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul, o Hospital Regional de Cacoal (HRC) passou a disponibilizar o serviço de cirurgia geral pediátrica, ampliando o serviço em saúde. A primeira operação foi realizada na última sexta-feira (21).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância desse serviço para a população da macrorregião II. “Esse serviço representa um grande avanço à saúde pública da nossa região. Nosso objetivo é oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para nossas crianças.”
A primeira cirurgia geral pediátrica realizada na unidade foi um procedimento para apendicite. Além disso, o Hospital Regional de Cacoal atende os 34 municípios da macrorregião II. O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, destaca que, além de garantir um atendimento de qualidade, a gestão procura ampliar o acesso da população. “Nosso intuito é reduzir o deslocamento dos pacientes para a Capital”, frisou o gestor.
SERVIÇOS
O Hospital Regional de Cacoal oferece serviços especializados em pediatria, como consultas em alergia, imunologia pediátrica, hebiatria (atendimento ao adolescente), dermatologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, pediatria de alto risco, doenças raras e puericultura. A unidade conta, também, com uma UTI pediátrica de sete leitos e uma clínica pediátrica com 29 leitos.
- Em 2024, a UTI pediátrica passou por reformas promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Foram realizadas troca de piso, pintura, revisão da parte hidráulica e elétrica, restauração de portas e revitalização das instalações sanitárias.
O diretor adjunto da unidade, Jonathan Souza, ressalta que, com as novas contratações de médicos pediatras, a ampliação dos serviços permitirá atender toda a demanda da população. “A população terá mais acesso a cirurgias, tanto eletivas quanto emergenciais”, destacou.
- Fonte
- Texto: Lara Lívia
- Fotos: Jonathan Souza
- Secom – Governo de Rondônia
- INTERIOR2 dias ago
Operação Cidade Limpa inicia ações nos distritos de Porto Velho
- GERAL2 dias ago
Semusa orienta população sobre vacinação contra a gripe em Porto Velho
- GERAL2 dias ago
Prefeitura de Porto Velho realiza melhorias nos ramais de Nova Califórnia
- GERAL2 dias ago
Orientações técnicas são realizadas pelo governo de RO em municípios participantes do projeto de reflorestamento
- GERAL2 dias ago
Ruas de acesso ao Cras Betinho receberam pavimentação
You must be logged in to post a comment Login