GERAL
Governo de RO zera fila de exames de tomografia convencional e com contraste
- A fila para exames de tomografia convencional e com contraste foi zerada pelo governo de Rondônia. A tomografia é um exame de imagem não invasivo, que utiliza raios-X para criar imagens detalhadas e precisas dos órgãos internos, sendo amplamente empregado no diagnóstico de diversas doenças. Pacientes que necessitam realizar exames devem cadastrar o pedido médico em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Há disponibilidade de vagas nas cidades de Ariquemes, Cerejeiras, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Porto Velho.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após consulta médica nas unidades de saúde, caso seja indicada a realização de uma tomografia computadorizada, o paciente deverá solicitar o exame por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). A convocação para consultas, exames e cirurgias eletivas é feita por telefone, com base nas informações fornecidas pelo paciente no cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, é fundamental manter os dados atualizados.
Os exames de tomografia estão sendo realizados em redes particulares conveniadas com o governo de Rondônia. Para agendar o exame gratuitamente, o paciente deve cadastrar o pedido médico em qualquer posto de saúde. O agendamento é realizado com base na prioridade clínica de cada caso.
ATENDIMENTO EFICIENTE
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, com a ação, o governo do estado fortalece, ainda mais, a saúde pública, atendendo às necessidades da população, tanto nos procedimentos de urgência e emergência quanto nos eletivos, trabalhando e investindo para assegurar que os pacientes tenham um atendimento ágil.
Segundo o secretário da Sesau, Jefferson Rocha, zerar a fila de tomografia, que possui alta demanda, é uma grande conquista. Utilizamos o sistema Sisreg, que agenda o exame com data e horário específicos, proporcionando maior organização e previsibilidade no atendimento. Isso otimiza o acesso aos exames diagnósticos.”
REGISTROS
Em 2024, a Sesau registrou a realização de 46.119 mil exames de tomografia computadorizada. Porto Velho, concentrou a maior demanda, com 13.329 mil procedimentos realizados. Por outro lado, Pimenteiras do Oeste apresentou o menor número de exames, totalizando apenas 24 solicitações atendidas ao longo do ano.
Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Breno Villar
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Prorrogado período de inscrições do Processo Seletivo para contratação de médicos da Sesau
Nesta quinta-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prorrogou para o dia 21 de janeiro, as inscrições do EDITAL Nº 346/2024/SEGEP-GCP, que visa a contratação temporária de médicos de 8 especialidades, com o objetivo de atender as demandas e garantir o pleno atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia.
As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://seleciona.sesau.ro.gov.br/Home/Seletivo2024_2/11. É de suma importância que o candidato envie as documentações de acordo com o edital.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, enfatiza a importância da convocação para a saúde pública. “Estamos ampliando o acesso a serviços de qualidade, reduzindo filas de espera e garantindo atendimento eficiente à população.”
Foram disponibilizadas cerca de 20 vagas direcionadas para os municípios de Porto Velho, Cacoal, Extrema, Buritis e São Francisco do Guaporé, para as especialidades de Cirurgia geral; Geral; Ginecologia e Obstetrícia; Ortopedia e Traumatologia; Pediatria; Ultrassonografia; Cardiologia; e Hematologia.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, o investimento na contratação de novos médicos às unidades de saúde do estado vem com o objetivo de garantir o serviço para os cidadãos rondonienses, impulsionando a eficiência do sistema de saúde como um todo.
Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Ritiella Rocha e Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Mais de 24 mil carteiras de Passe livre foram emitidas pelo governo de RO em 2024
- O governo de Rondônia oferece transporte gratuito para Pessoas com Deficiência (PcD) e idosos, garantindo mobilidade e acesso a serviços essenciais ao disponibilizar a carteira Passe Livre. O benefício, que fortalece a inclusão social no estado, é disponibilizado pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) em 56 pontos de atendimentos para a emissão, cujos endereços podem ser consultados no link https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2022/05/RELACAO-PARCEIROS-PASSE-LIVRE.pdf. Mais informações podem ser obtidas no Tudo Aqui ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a carteira Passe Livre é mais que um benefício; é uma ferramenta de cidadania que assegura o direito de ir e vir às pessoas que mais necessitam. “O objetivo do governo é continuar ampliando esse tipo de ação, promovendo igualdade e inclusão para todos em Rondônia”, salientou.
CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO
Para solicitar a carteira, idosos precisam apresentar os documentos como:
- Registro Geral (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de residência; e
- Comprovante de renda de até dois salários mínimos.
Pessoas com Deficiência (PcD) ou diagnóstico de câncer, e outras doenças devem fornecer os mesmos documentos, além de requerimento, laudo médico comprobatório e os respectivos exames complementares.
RESERVAR PASSAGEM
É necessário solicitar a passagem até 3 horas antes do horário de partida, sendo as empresas de transporte obrigadas a reservarem quatro assentos por viagem aos beneficiários, divididos igualmente entre idosos e pessoas com deficiência ou com câncer.
ACESSO RÁPIDO E SEGURO
De acordo com o diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, a iniciativa é conduzida com responsabilidade e eficiência. “O DER está empenhado em garantir que o Passe Livre chegue a quem realmente precisa. Em 2024, o programa emitiu cerca de 24.344 mil carteiras, sendo 18.967 mil para idosos e 5.377 mil para pessoas com deficiência. Contamos com equipes dedicadas e processo transparente para que os beneficiários tenham acesso rápido e seguro ao benefício”, evidenciou.
Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Vinicius Reis
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Prefeitura de Porto Velho atua com eficiência e transparência na gestão dos gastos públicos
Planejar, organizar e coordenar a gestão dos gastos, assim como estabelecer as políticas públicas, diretrizes e regulamentações e, ainda, controlar e avaliar os procedimentos dos processos de despesas, dentre outras, são algumas das atribuições e competências da Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos (SGP) da Prefeitura de Porto Velho.
Para a gestão iniciada em primeiro de janeiro de 2025, sob o comando do prefeito Léo Moraes, a SGP da Prefeitura de Porto Velho se destaca pela otimização das despesas administrativas, logísticas e patrimoniais, lançando bases sólidas para um futuro financeiro mais eficiente e responsável.
De acordo com a superintendente da SGP, Euma Tourinho, a pasta também trabalha no desenvolvimento e implementação de políticas inovadoras, programas e projetos com o objetivo de expandir a qualidade e a economicidade das despesas administrativas municipais. “O compromisso claro é aprimorar cada vez mais a qualidade e economicidade das compras e serviços oferecidos, além de promover a transparência, controle e elevação do nível de eficiência da qualidade dos gastos públicos”, afirmou.
RECONHECIMENTO
Ainda de acordo com a superintendente, todo o trabalho desenvolvido pela pasta só é possível graças ao corpo técnico especializado que compõe a SGP. “Ninguém trabalha sozinho e é por meio dessa equipe que é feito o planejamento, normatização, controle e coordenação das atividades relacionadas as despesas”.
Superintendente afirma que todo o trabalho desenvolvido pela pasta só é possível graças ao corpo técnico especializadoEuma Tourinho destacou, ainda, as ações dos primeiros dias de mandato da gestão do prefeito Léo Moraes, que vem apresentando resultados positivos junto à sociedade. “Vemos o reflexo de todo o trabalho, são medidas imediatas que já estão impactando a população de maneira muito positiva, com o Limpômetro”, afirmou.
NOVO PRÉDIO E ENDEREÇO
O novo prédio da superintendência está localizado à rua México, esquina com a avenida Vieira Caúla, 2331, Nova Porto Velho, e abriga, além da SGP, mais dois órgãos municipais: a Controladoria Geral do Município (CGM) e a Superintendência Municipal de Licitações (SML).
Texto: Humberto Oliveira
Foto: Ana Flávia Venâncio
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- GERAL3 dias ago
Prefeitura de Porto Velho reforça cuidados para prevenir doenças típicas do inverno amazônico
- GERAL3 dias ago
Prefeito de Porto Velho participa de solenidade de passagem de comando na Base Aérea de Porto Velho
- GERAL2 dias ago
Transporte coletivo volta a circular em Porto Velho de forma escalonada
- GERAL2 dias ago
Prefeitura de Porto Velho intensifica combate ao descarte irregular de lixo
- GERAL2 dias ago
Cadastro e recadastro do transporte escolar no Cone Sul iniciam dia 27 de janeiro
- GERAL2 dias ago
Período chuvoso: Defesa Civil Estadual monitora níveis dos rios de Rondônia e orienta medidas preventivas
You must be logged in to post a comment Login