GERAL
Futuro mais verde e próspero é pauta principal do Fórum de Mudanças Climáticas do Governo de Rondônia
Com o objetivo de avançar em soluções para mitigar as mudanças climáticas e fortalecer a sustentabilidade, a 3ª edição do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas foi realizada na quinta-feira (5), pelo Governo de Rondônia, no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira – PRM, em Porto Velho.
Durante o fórum, a preocupação com as ondas de calor mais fortes em Rondônia e a seca do Rio Madeira foram pontuadas como questões que devem receber uma atenção especial, mas também foram destacadas conquistas como o alcance da redução de 60% do desmatamento, no primeiro semestre de 2023, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, e a queda de 72,6% nas ocorrências de incêndios florestais, de janeiro a agosto de 2022 e 2023, conforme relatório estatístico do Corpo de Bombeiros do Estado – CBMRO.
GOVERNANÇA
O secretário executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Hueriqui Charles Lopes, presidente do Fórum destacou que, o evento promove o diálogo para que os atores sociais possam contribuir para melhorar a qualidade de vida da população com o uso sustentável dos recursos naturais. “No Fórum, há a oportunidade de traçarmos juntos o caminho para que as propostas e projetos apresentados sejam aplicados no nosso Estado “, afirmou o secretário.
A diretora de Governança Climática da Sedam, Letícia Andrade ressaltou que, o Fórum também serve para avançar nos encaminhamentos das três Câmaras Temáticas – CT: Salvaguarda socioambientais, Povos Indígenas e comunidades tradicionais; e Pagamento de Serviços Ambientais, o que ajuda a entender as necessidades e prioridades em cada eixo.
‘‘Esse é o terceiro Fórum e já tivemos bons avanços como a criação das Câmaras Temáticas, esperamos a implementação do Conselho Gestor e estamos construindo o Plano de Prevenção, Controle e Promoção de Alternativas Sustentáveis ao desmatamento e queimadas de Rondônia – PPCASDQ 2023-2027, todas essas iniciativas ajudam o Estado a avançar na sustentabilidade’’, ressaltou Letícia Andrade.
PARTICIPAÇÃO ATIVA
Organizado pela Sedam, o fórum reuniu representantes de diversas secretarias do Governo, dos municípios, povos indígenas; comunidades tradicionais, agricultores familiares; de órgãos ambientais como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, do Tribunal de Justiça de Rondônia – TJ/RO, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia – OAB/RO, além de Organizações Não Governamentais – ONGs e a sociedade civil.
A presidente da Associação dos Moradores da Resex Rio Preto Jacundá, Denise Viana Borges agradeceu pela oportunidade de contribuir com uma jornada mais sustentável para Rondônia. ‘‘Falamos das nossas preocupações e anseios em relação às mudanças climáticas, e estamos sendo ouvidos ao relatar a realidade vivenciada dentro da Unidade de Conservação’’, conta Denise.
Na Resex, com apoio da Sedam, há projeto de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), onde a preservação é remunerada.
A representante do Corredor Tupi Mondé, Shirlei Arara, também agradeceu o espaço para que os povos indígenas possam contribuir com soluções para mitigação dos impactos climáticos e ambientais. ‘‘É uma honra fazer parte deste Fórum e da Câmara Temática não como ouvinte, mas com uma participação colaborativa, onde os indígenas são reconhecidos como defensores do meio ambiente’’, considerou.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Prefeito de Porto Velho participa de solenidade de passagem de comando na Base Aérea de Porto Velho
Na noite de terça-feira (14), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, participou da solenidade de passagem de comando da Base Aérea de Porto Velho (BAPV). O evento marcou a despedida do coronel aviador Marcos de Oliveira, que, após dois anos de comando, entregou a liderança da instituição ao tenente-coronel Leonardo Bezerra Salim.
Durante a cerimônia, o coronel Marcos de Oliveira fez um balanço das conquistas e desafios enfrentados ao longo do biênio, destacando a importância do trabalho em conjunto com outras entidades e órgãos públicos. Em sua fala, o novo comandante reforçou o compromisso com a continuidade e o fortalecimento das ações da Base Aérea, destacando que o trabalho em equipe será essencial para o sucesso da missão da unidade.
O prefeito, que tem buscado estreitar as relações entre o poder público municipal e as instituições militares, aproveitou a ocasião para parabenizar os comandantes pela dedicação e comprometimento com a segurança e o desenvolvimento de Porto Velho.
“O bom relacionamento entre as forças armadas e as instituições administrativas é fundamental para o fortalecimento das ações em benefício da população. A Prefeitura de Porto Velho sempre estará à disposição da Base Aérea, e de todas as forças militares, para estreitar essa parceria que é de suma importância para o bem-estar de todos”, afirmou Léo Moraes.
Texto: Renata Beccária
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeitura de Porto Velho realiza limpeza e melhorias no Skate Parque
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), intensifica os esforços para manter os espaços públicos da cidade limpos e acolhedores. O Skate Parque, oficialmente denominado Parque Jardim das Mangueiras, localizado na avenida Guaporé com a José Vieira Caúla, bairro Cuniã, é um dos beneficiados por essas ações.
Os trabalhos realizados pelas equipes da Sema durante os mutirões de limpeza incluem serviços de roçagem, poda de árvores, rastelagem e recolhimento de lixo. Essas atividades visam proporcionar um ambiente seguro e agradável para a prática de esportes, caminhadas e lazer em geral para as famílias da capital.
A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população na manutenção da limpeza e conservação do Skate Parque. Ainda de acordo com a Sema, é fundamental que os visitantes utilizem as lixeiras disponíveis e evitem descartar resíduos no chão, contribuindo para um ambiente mais saudável e proporcionando qualidade vida aos moradores.
SEGURANÇA E MONITORAMENTO
Serviços visam proporcionar um ambiente seguro e agradável para a prática de esportes, caminhadas e lazer em geral
O Skate Parque conta com segurança diária e monitoramento reforçado pela Polícia Militar, incluindo a instalação de um totem de vigilância, garantindo tranquilidade aos frequentadores. A Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos, investindo continuamente na manutenção e melhoria dos espaços públicos da cidade.
Para mais informações ou para relatar quaisquer irregularidades, a Sema está à disposição da comunidade, localizada na rua General Osório, nº 81, Centro.
CIDADE LIMPA
Desde o primeiro dia da gestão, o prefeito Léo Moraes implementou a arrojada operação de limpeza em toda a cidade e, com a participação de diversas secretarias municipais, como a Sema, Porto Velho tem recebido cuidados especiais, com varrição, capina, rastelagem, remoção de entulhos, desobstrução de bocas de lobo e limpeza de canais.
A Prefeitura de Porto Velho publicou ainda, no dia 10 de janeiro, o Decreto nº 20.747, que institui o “Plano Emergencial de Limpeza Urbana”. O documento autoriza medidas excepcionais para promover a limpeza e organização da cidade, com um prazo de execução de até 180 dias. Somente nos primeiros dias da operação Cidade Limpa, mais de 3 mil toneladas de entulhos foram removidos de bueiros e canais.
SERVIÇO
Parque Jardim das Mangueiras (Skate Parque)
Endereço: Avenida Guaporé, 3842-4000, bairro Cuniã.
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 5h à meia-noite.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema)
Endereço: Rua General Osório, nº 81, Centro
Horário de atendimento: Das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira (dias úteis).
Texto: Sema
Foto: Sema
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeitura de Porto Velho reforça cuidados para prevenir doenças típicas do inverno amazônico
Com a chegada do inverno amazônico, marcado pela intensidade das chuvas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) alerta sobre a possível elevação dos índices de doenças típicas deste período. Entre os problemas mais frequentes estão as síndromes respiratórias, doenças virais, infecciosas e arboviroses como dengue, zika e chikungunya.
Para prevenir o adoecimento e evitar a lotação das unidades que compõem a rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser adotados.
COMBATE AO AEDES AEGYPTI
Dengue, zika e chikungunya são arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As doenças podem ser evitadas com medidas simples como manter as caixas d’água tampadas e eliminar a água parada de recipientes diversos. Para isso, é essencial a limpeza periódica dos quintais, evitando o acúmulo de lixo que podem favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
O 4º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,5% para o Aedes aegypti, classificando o município como de médio risco para a proliferação do mosquito. O estudo também mostrou que o lixo doméstico e recipientes plásticos representam 39,3% dos criadouros do Aedes aegypti.
Embora em Porto Velho os índices da dengue tenham reduzido no último ano, no estado vizinho, Acre, o alto índice de casos levou o Estado a decretar estado de emergência na última quinta-feira (9). Cenário que requer atenção e cuidados individuais de todo cidadão porto-velhense.
Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, mal-estar, falta de apetite e fraqueza. O diagnóstico e tratamento da doença pode ser feito em qualquer unidade de saúde.
Clique aqui e saiba como identificar a diferença dos sintomas da zika, chikungunya e dengue.
SÍNDROMES GRIPAIS
A gripe é uma infecção do sistema respiratório provocada pelo vírus da influenza e possui grande potencial de transmissão. São quatro tipos de vírus: A, B, C e D. O vírus influenza A é o responsável pelas grandes pandemias. Os principais sintomas são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.
Segundo o médico da Semusa, Cesar Oliveira, “nesta época do ano, os casos de gripe aumentam por diversos motivos. Entre eles a aglomeração de pessoas em lugares fechados com pouca ventilação, facilitando a transmissão do vírus. Outro ponto importante é a mudança de temperatura, que pode afetar o sistema imunológico da população”, relata o médico.
A vacina contra a gripe é a principal forma de prevenir as formas mais graves da doença. O imunizante está disponível em toda a rede municipal de saúde, até o dia 31 de janeiro, para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.
Confira os locais e horários de vacinação neste link.
PREVENÇÃO DA LEPTOSPIROSE
A leptospirose é uma infecção febril aguda transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente de ratos. A doença é potencialmente fatal e tem sua incidência intimamente ligada às condições de higiene doméstica.
O acúmulo de lixo, a falta de limpeza de quintais, o armazenamento inadequado de alimentos e o contato com lama e água de alagações, como transbordamento de esgotos e córregos, são fatores que podem favorecer a propagação da doença.
Os sintomas principais da leptospirose são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata da perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas mais graves, geralmente, aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos).
A leptospirose pode levar a óbito em pouco tempo se não for diagnosticada precocemente. Pessoas com sintomas devem procurar atendimento médico imediatamente nas unidades de pronto atendimento, as UPAs.
DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS
Também conhecidas como DDAs, as doenças diarreicas agudas são infecções gastrointestinais causadas por vírus, bactérias e parasitas, que provocam diarreia, vômitos, dores abdominais e, em alguns casos, febre. A transmissão ocorre principalmente por meio da ingestão de água e alimentos contaminados, contato com pessoas doentes e até objetos contaminados.
Nos primeiros meses de 2025, o país registrou surtos de DDAs em diversos estados, resultado de aglomerações e consumo de alimentos fora de casa, o que aumenta o risco de contaminações.
Para evitar danos à saúde, a Semusa recomenda atenção com a qualidade da água, dando prioridade às tratadas, fervidas ou mineral. Com relação aos alimentos, é importante mantê-los refrigerados, especialmente durante passeios; evitar carnes malpassadas e alimentos de procedência duvidosa ou fora do prazo de validade.
A higiene pessoal é outro importante fator de contaminação e prevenção. É fundamental manter a lavagem frequente das mãos, especialmente antes de manipular alimentos, após utilizar banheiros ou trocar fraldas.
Se possível, evitar locais com grandes concentrações de pessoas e procurar uma unidade de saúde em caso de sintomas.
A principal forma de prevenção do tétano é a vacinação, que é gratuita e está disponível nas unidades de saúde do municípioTÉTANO
O aumento das chuvas pode ocasionar alagamento de ruas e quintais, favorecendo o aumento da ocorrência de tétano, infecção grave causada pela bactéria Clostridium tetani encontrada em diferentes ambientes como na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja e poeira.
A principal forma de prevenção do tétano é a vacinação, que é gratuita e está disponível nas unidades de saúde do município. Pessoas que necessitam entrar em ambientes alagados devem utilizar os equipamentos de proteção individual, como botas, luvas, capacetes, entre outras.
De acordo com o Ministério da Saúde, se o tétano não for tratado corretamente pode ocasionar problemas de saúde como complicações respiratórias, renais, infecciosas e, inclusive, levar a óbito.
ANIMAIS PEÇONHENTOS
Em caso de acidentes, a primeira orientação é lavar o local da picada com água e sabãoO período chuvoso também favorece o aparecimento de animais peçonhentos que procuram lugares secos para se abrigar. São considerados animais peçonhentos aqueles que possuem glândulas de veneno, a exemplo de: serpentes, aranhas, escorpiões, centopeias, abelhas, vespas e marimbondos.
Roberto Nakaoka, coordenador do Programa de Acidentes com Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), explica que em áreas mais alagadas, próximas a rios e córregos, as chances de haver incidentes são maiores. Por isso, algumas recomendações podem ser adotadas pela população para ajudar a diminuir os riscos.
Manter a casa e quintais limpos, evitando o acúmulo de lixo e entulhos, vedar buracos e frestas em paredes, assoalhos, forros, meias-canas e rodapé, sacudir roupas pessoais, de cama ou sapatos antes de usá-los, usar calçados fechados, perneiras ou botas de cano alto estão entre as medidas de prevenção.
Em caso de acidentes, a primeira orientação é lavar o local da picada com água e sabão, não fazer torniquete, não colocar produtos sobre o ferimento e buscar atendimento médico.
Texto: Luciane Gonçalves
Fotos: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
- POLÍCIA2 dias ago
Jovem é baleado no abdômen em tentativa de homicídio na zona leste de Porto Velho
- POLÍCIA2 dias ago
URGENTE: Bandidos são baleados em confronto com a Polícia no Orgulho do Madeira; Veja
- GERAL2 dias ago
Prefeitura cria primeira vaga exclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em Porto Velho
- POLÍCIA2 dias ago
Ex-presidiário é morto a tiros e jovem é atingida por bala perdida em condomínio Orgulho do Madeira
- GERAL2 dias ago
Recebimento de CNH em casa é mais uma opção do Detran-RO para promover comodidade e segurança
- GERAL2 dias ago
Motoristas que prestam serviço de transporte devem solicitar renovação da credencial
You must be logged in to post a comment Login