GERAL
Fórum das Secretarias Estaduais de Comunicação traz debates sobre legislações e redes sociais
- Temas como Brasil pós-eleições: o cenário e impactos políticos; e Governos Conectados: o papel do digital na gestão pública fazem parte das palestras e debates desta quinta-feira (7) do primeiro dia de realização do 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, que acontece em Mato Grosso do Sul. O evento reúne representantes de comunicação pública de todo o país, dentre eles, a secretária de Estado de Comunicação de Rondônia, Rosângela Aparecida da Silva, que reforça a importância da oportunidade de se debater assuntos relacionados à legislação, comunicação digital e fiscalização de investimentos na comunicação pública e governamental.
Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom), o Fórum, cujas atividades irão ocorrer nesta quinta (7) e sexta-feira (8), em Campo Grande (MS) e visa impulsionar intercâmbio de experiências e fortalecer a aproximação dos órgãos de comunicação dos governos estaduais. O secretário de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Sousa, anfitrião do evento, fez a abertura do Fórum e enfatizou a troca de ideias, que serão transformadas em ações voltadas à comunicação institucional.
A secretária da Secom-RO e também vice-presidente do CNSecom, Rosângela Aparecida, destaca que, “chegamos à 6ª edição do Fórum que representa um avanço dos debates e ações desenvolvidas pela comunicação institucional dos estados brasileiros, com importantes temas inseridos nas pautas de discussões, sempre procurando uma sintonia maior entre esses órgãos e, consequentemente, agregando experiências que impulsionam a comunicação com estratégias cada vez mais eficazes, para garantir maior aproximação da sociedade”, enfatizou, saudando todos os demais participantes durante a abertura do evento.
O presidente do CNSecom, Igor Marques, secretário de Comunicação do Rio de Janeiro, reforçou que a realização de mais uma edição do Fórum tem como ápice, a importância de se fortalecer um modelo de relacionamento e intercâmbio de experiências entre as Secretarias de Comunicação do país, pontuando a contribuição da comunicação pública ao desenvolvimento dos estados e do Brasil.
DEBATES
O 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação teve início nesta quinta-feira, com um cronograma de debates importantes, tais como: Brasil pós-eleições: o cenário e impactos políticos – Márcio de Freitas – Diretor de Política da FSB Holding; A Auditoria do TCU no governo federal: critérios de gastos em contratos de propaganda – Álvaro Carvalho – presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) em Mato Grosso; Legislação e Boas Práticas nas Despesas Públicas com Publicidade – Dr. Edvaldo Barreto – procurador do DF e especialista em licitações e contratos de publicidade; e Governos Conectados: o papel do digital na Gestão Pública – Catalina Arica – estrategista digital da FSB Renata Tomaz – jornalista, pesquisadora de cultura digital e coordenadora da Escola de Comunicação da FGV.
No segundo dia de discussões, nesta sexta-feira (8), os temas abordados serão: Desvendando o TikTok: estratégias e engajamento na rede social do momento – Leandro Albuquerque – Bussines Partner Manager do TikTok – Luciana Furtado – Head de Estratégias Criativas para contas de governo no TikTok; Legislação Digital para Comunicação Pública – Otávio Venturini – especialista em Compliance, Proteção de Dados e Direito Administrativo; e Apresentação da campanha publicitária – Secretário Igor Marques e Virgínia Lencastre, diretora da Nova, no Rio de Janeiro.
Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Assessoria
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Estudantes das etnias Tupari e Kampé se formam no Curso Técnico em Agroecologia
- O fortalecimento e a expansão do ensino profissionalizante em Rondônia estão beneficiando populações tradicionais como indígenas quilombolas e ribeirinhos. Na sexta-feira (8), ocorreu a formatura do Curso Técnico em Agroecologia, que aconteceu na Aldeia Serrinha – Terra Indígena Rio Branco, localizada no município de Alta Floresta d’Oeste. O Curso foi realizado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), por meio da sua unidade executora Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec Abaitará), em Pimenta Bueno.
A formação profissional beneficia jovens e adultos de cinco aldeias das etnias Tupari e Kampé. As aulas aconteceram de outubro de 2022 a outubro de 2024, na própria aldeia. Além dos 14 formandos e seus familiares, outros moradores acompanharam o aprendizado no decorrer desses dois anos, tendo em vista que, o conhecimento gerado, tanto na teoria quanto na prática, beneficiará todos que vivem na localidade.
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Durante a cerimônia de diplomação, os caciques das aldeias contempladas enfatizaram nos discursos que os novos técnicos representam a esperança de avanços nas práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras, já desenvolvidas nas aldeias.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, mais uma formatura em comunidade tradicional reflete a prioridade que o governo está dispensando para todos os rondonienses com investimentos em importantes nessas áreas. “A educação profissional está transformando as vidas de muitos rondonienses em todas as regiões do estado. Os investimentos no setor educacional fortalecem o desenvolvimento econômico e social”, ressaltou.
Segundo a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, a descentralização do ensino profissionalizante para comunidades tradicionais, faz parte da missão pedagógica da instituição em fortalecer a bioecnomia garantindo, portanto, a utilização das riquezas naturais de forma criativa e sustentável. “A intenção é priorizar o desenvolvimento social das comunidades locais, por meio da educação profissional que apresenta muitas oportunidades de crescimento e melhoria da qualidade de vida”, destacou.
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: Elson Tobire
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO entrega camisetas oficiais a estudantes-atletas que vão competir nos Jogos da Juventude, em João Pessoa
Nesta terça-feira (12), a delegação de Rondônia embarca rumo a João Pessoa, na Paraíba, para participar dos Jogos da Juventude, que acontecem entre os dias 13 e 28 de novembro. Os 141 estudantes que vão competir foram selecionados nos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na segunda-feira (11), o governo de Rondônia realizou a entrega das camisetas oficiais para 51 atletas e 10 técnicos que embarcam no primeiro grupo.
Os Jogos da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e reúne mais de 4 mil atletas de escolas públicas e privadas de todo o país, disputando em 18 modalidades. O evento envolve cerca de 6 mil pessoas, incluindo atletas, comitê organizador, árbitros e demais profissionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento de jovens talentos para modalidades olímpicas.
Para garantir a participação dos representantes de Rondônia, o governo do estado investiu R$ 2.124.000, que cobrirá passagens terrestres, aéreas, hospedagem, alimentação e transporte local.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir no esporte é fortalecer a educação e disciplina dos jovens. “A participação dos atletas de Rondônia nos Jogos da Juventude demonstra o engajamento do governo do estado com a formação de cidadãos íntegros e dedicados, além de representar Rondônia em um evento de relevância nacional”, ressaltou.
INCENTIVO
Durante a entrega das camisetas oficiais, a diretora-geral de educação da Seduc, Irany Oliveira, evidenciou que as camisetas oficiais são um símbolo de pertencimento e motivação para os desafios dos Jogos da Juventude, e levar o nome de Rondônia ao pódio. “Vocês representam não apenas o talento esportivo de Rondônia, mas também, o resultado de um trabalho em conjunto do governo do estado.”
MOTIVAÇÃO
Para muitos dos estudantes-atletas, a experiência vai além das competições. Ana Carolina, atleta de judô de Ji-Paraná, expressou o entusiasmo de toda a delegação: “É uma oportunidade incrível para mostrarmos nosso potencial e representar Rondônia entre tantos outros talentos do Brasil. Treino há seis anos e enxergo cada competição como uma chance de superar meus limites e evoluir mais.”
Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Declaração de rebanhos é obrigatória e importante etapa para manutenção do status de livre de Aftosa sem vacinação
- Além de garantir a atualização do banco de dados relacionado à pecuária de Rondônia, a declaração de rebanhos à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) se destaca entre os principais compromissos assumidos pelo estado e pecuaristas para manutenção do status de livre de Febre Aftosa sem vacinação, sendo pauta importante no escopo da política de responsabilidades compartilhadas, mantida pelo serviço veterinário oficial e demais entes ligados ao agronegócio.
O período de declaração de rebanhos teve início dia 1º de novembro e segue até o fim do mês, dia 30. A atualização cadastral é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Equídeos e aves também devem ser declarados.
Ao declarar o rebanho, indiretamente, o produtor fortalece o agronegócio e a economia, uma vez que, por meio da declaração de rebanhos, certifica ao consumidor a qualidade da produção, fator que tem reflexo direto no volume das exportações mantidas pelo estado.
“O produtor rural que ainda não criou senha para acessar o sistema da Idaron, a mesma que é usada para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), deve fazê-la o quanto antes, pelo computador ou celular. É tudo muito rápido, e a declaração pelo site pode ser realizada em qualquer dia e horário, inclusive aos sábados, domingos e feriados”, destaca o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.
Para declarar pela internet, basta acessar o site da Agência (www.idaron.ro.gov.br). Além das informações relacionadas à atualização dos rebanhos, são levantadas informações de produção de peixe/pescados, abelhas e alguns tipos de frutas, com perguntas diretas e simples para que as informações referentes a essas culturas possam ser atualizadas.
A partir do início do período de declaração, a emissão da Guia de Trânsito Animal passa a estar vinculada à declaração de rebanhos, ou seja, o produtor só pode emitir GTA após regularizar o rebanho junto à Idaron.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou acerca da parceria do produtor rural que, desde a criação da Idaron, tem respondido positivamente a todas as campanhas promovidos pelo Executivo estadual e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “O status que obtivemos (livre de Aftosa sem vacinação) é resultado de uma ação conjunta entre os diversos atores ligados ao agronegócio. Temos que cumprir à risca todas as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal, e uma delas é a declaração de rebanhos à Idaron.”
Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Toni Francis
Secom – Governo de Rondônia
- GERAL11 horas ago
Município realiza capacitação para profissionais de saúde sobre prevenção e manejo da tuberculose
- GERAL11 horas ago
Expansão da produção de mel em Porto Velho favorece desenvolvimento econômico dos pequenos produtores
- GERAL11 horas ago
Miss e Mister CCI 2024: Concurso valoriza autoestima e promove integração entre idosos
- GERAL11 horas ago
No Dia Mundial do Diabetes, governo de RO promove mobilização de atendimento social e de saúde na Vila Dnit
- GERAL11 horas ago
Declaração de rebanhos é obrigatória e importante etapa para manutenção do status de livre de Aftosa sem vacinação
- GERAL11 horas ago
Governo de RO entrega camisetas oficiais a estudantes-atletas que vão competir nos Jogos da Juventude, em João Pessoa
You must be logged in to post a comment Login