Connect with us

POLÍCIA

FALTA DE EFETIVO: Documento da justiça aponta ‘quase’ paralisação das atividades na penitenciária federal de Porto Velho

Published

on

No último dia 16 de fevereiro, o Rondoniaovivo noticiou que policiais penais federais que atuam no presídio federal de Porto Velho, que fica a 45 km do Centro da cidade, relataram que necessitam urgentemente de reforço no efetivo para evitar que novas fugas aconteçam no sistema prisional federal, a exemplo do ocorrido em 14 de fevereiro, na unidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Segundo os servidores, um dos problemas da falta de efetivo é o afastamento por motivos de saúde.

Advertisement

Outra informação repassada pelos agentes ao jornal eletrônico é a de que a maior parte desses servidores do presídio federal da capital, está fora do serviço devido à falta de pagamento do auxílio transporte e da indenização de fronteira. Declararam que isso tem afetado a saúde mental desses trabalhadores.

“Não recebemos o auxílio para nos deslocarmos até o presídio, que fica a 45 km de Porto Velho. Isso vem ocorrendo desde 2023. Antes ela era no valor de R$ 2mil. Já a indenização de fronteira, que seria do mesmo valor, nós nunca recebemos”, lamentaram eles.

Advertisement

Cobranças

Conforme o ofício GABJU SJRO-7ª VARA 30/2023, que o Rondoniaovivo teve acesso, a juíza federal Sandra Maria Correia da Silva fez diversas cobranças ao diretor do Sistema Penitenciário Federal (SPF), especialmente quanto ao pagamento das gratificações devidas aos policiais penais federais que estão lotados em Porto Velho.

Advertisement

“Nas últimas inspeções judiciais presenciais realizadas por este Juízo Federal Corregedor na Penitenciária Federal em Porto Velho (PFPV), a Diretoria da unidade prisional tem relatado profundas dificuldades administrativas e de gestão, com reflexos na segurança prisional, decorrentes da diminuição do  quantitativo  de  servidores  em  atividade,  esta  motivada  pelos  sucessivos  afastamentos  de  Agentes Federais de Execução Penal (AFEPs) no gozo de licença para tratamento da própria saúde e remoções por motivo de saúde”, pontua ela.

E ainda segue: “Os afastamentos de servidores públicos, no gozo de  licença para  tratamento da própria saúde, e remoções  por  motivo  de  saúde,  se  iniciaram  logo  após  a  supressão  da  parcela  denominada  ‘auxílio-transporte’,  o  que  teria  impactado  profundamente  na  remuneração  dos AFEPs  lotados  na  PFPV,  com reduções que alcançariam o patamar de, aproximadamente, R$ 4.000,00”.

Advertisement

O documento ainda trouxe um grave problema: a paralisação de boa parte das atividades na penitenciária por falta de efetivo.

“No decorrer da última inspeção judicial presencial à PFPV, realizada no dia 19/10/2023, os relatos da Diretoria daquela unidade prisional federal de segurança máxima foram, neste particular, extremamente preocupantes, na medida em que denotam a alta probabilidade de, em se mantendo o mesmo  cenário  nos  meses  seguintes,  haver  a  quase  interrupção  das  atividades  administrativas  e,  por reflexo, finalísticas, daquela unidade prisional federal de segurança máxima”.

Advertisement

O documento da seção judiciária em Rondônia ainda pontua que “a Diretoria da PFPV relatou, ainda, sobre o adoecimento mental de diversos AFEPs lotados naquela unidade prisional, inclusive com menção à existência de comportamentos individuais, aparentemente pontuais (mas com potencial para atingir a coletividade de servidores), que denotam ideação suicida.  Por sua vez, os servidores públicos que ainda permanecem em efetiva atividade, nos diversos setores da unidade prisional, estariam sobrecarregados em virtude da diminuição do quantitativo de servidores em atividade”.

VEJA DOCUMENTO COMPLETO ABAIXO:

Advertisement

https://rondoniaovivo.com/imagensNoticias/documentos/Oficio_Gabju_SJRO_7__VARA_30_2023__1_.pdf

Documentos anexos

Advertisement

Fonte: Rondoniaovivo.com

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

POLÍCIA

Identificados os oito suspeitos mortos em confronto com o BPTAR no bairro Triângulo, em Porto Velho

Published

on

Foram identificados os oito suspeitos mortos no final da tarde desta quarta-feira (2) durante um intenso confronto com policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático de Ação e Reação (BPTAR), no bairro Triângulo, região central da capital.

Advertisement

De acordo com informações da Polícia Militar, todos os envolvidos eram integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e estavam fortemente armados. Com eles, foram apreendidas cinco pistolas de calibre restrito.

  • Alisson Maciao Carvalho
  • Yago Henrique Almeida dos Santos
  • Paulo Ricardo de Souza Mesquita
  • Edson Ribeiro da Costa Silva
  • Leandro de Castro Ferreira
  • Vinicius Gustavo Silva de Souza
  • Richard André Pereira da Silva Santana

Segundo a PM, o grupo estava reunido em uma residência e, ao perceber a aproximação das equipes do BPTAR, iniciou uma troca de tiros. No confronto, os oito homens foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. Nenhum policial ficou ferido na ação.

As armas apreendidas foram encaminhadas para a perícia e serão utilizadas nas investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios e pela Delegacia Especializada em Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).

Advertisement

Clima de tensão

A operação ocorreu em meio a um contexto de crescente tensão em Porto Velho. Após a morte dos suspeitos, circulou nas redes sociais uma carta atribuída a líderes da facção, ameaçando agentes da segurança pública de Rondônia. O conteúdo do documento está sendo analisado pelas autoridades.

Advertisement

A Polícia Militar reforçou o policiamento em pontos estratégicos da cidade, especialmente em unidades prisionais e áreas de atuação da facção. A Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesdec) informou que seguirá com ações integradas para conter qualquer tipo de ameaça à ordem pública.

Fonte: Hora1Rondonia

Advertisement

Advertisement
Continue Reading

POLÍCIA

Jovem é executado a tiros dentro de residência na zona leste de Porto Velho

Published

on

Um jovem ainda não identificado foi brutalmente executado a tiros na noite desta quarta-feira (02), dentro de uma residência localizada na Rua Venturinia, no residencial Cristal da Calama, bairro Jardim Santana, zona leste da capital.

Advertisement

Segundo informações apuradas pela equipe de reportagem, o crime aconteceu após a casa da vítima ser invadida por criminosos armados. Assim que entraram no imóvel, os suspeitos começaram a atirar. O jovem ainda tentou fugir, correndo para fora da residência, mas acabou sendo atingido e caiu no meio da rua.

Populares, em uma tentativa desesperada de salvá-lo, colocaram a vítima em um carro particular e a levaram rapidamente até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. No entanto, o jovem já chegou ao local sem vida.

Advertisement

A Polícia Militar foi acionada e compareceu à cena do crime para realizar o registro da ocorrência. A Polícia Civil assumirá agora as investigações e tentará identificar os autores da execução, bem como a motivação do crime.

Advertisement
Continue Reading

POLÍCIA

Mulher é encontrada morta em vila de apartamentos na zona sul da capital

Published

on

Uma mulher ainda não identificada foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (2), em uma vila de apartamentos localizada na Rua Humberto Florêncio, no bairro Cidade Nova, zona sul da capital.

Advertisement

De acordo com informações apuradas pela equipe de jornalismo, a Polícia Militar foi acionada após uma pessoa ter ido até o apartamento e encontrado o corpo da mulher já sem sinais vitais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e, ao chegar ao local, apenas pôde confirmar o óbito.


A área foi imediatamente isolada pela Polícia Militar para preservar a cena e permitir os trabalhos da Perícia Criminal, que foi acionada para realizar os procedimentos de praxe. Após a análise técnica no local, o corpo será removido pelo rabecão ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames que poderão indicar a causa da morte e auxiliar na identificação da vítima.

Advertisement

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da morte ou possíveis suspeitos.

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE