Connect with us

GERAL

Ensino técnico prepara jovens para carreiras no agronegócio

Published

on

  • Em meio as constantes transformações do mercado de trabalho por causa do avanço tecnológico e a consolidação da inteligência artificial, o agronegócio continua sendo um terreno fértil de oportunidades, principalmente para jovens em início de carreira. Por esse motivo, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) inova nos cursos técnicos voltados ao agro que a instituição oferta na sua unidade executora em Pimenta Bueno, o Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec) Abitará.

No ensino médio, o aluno se prepara tanto para o ingresso no ensino superior quanto para o mercado de trabalho. Já o curso técnico oferece uma formação profissionalizante voltada para o desenvolvimento de habilidades específicas em determinadas áreas. É possível cursar o ensino médio e o técnico simultaneamente, ampliando as possibilidades durante essa etapa da vida escolar.

MODALIDADES

  • Integrado
    O aluno realiza o ensino médio junto com o curso técnico na mesma instituição, com uma única matrícula. A formação profissional faz parte do currículo regular.
  • Concomitante
    O estudante cursa o ensino médio e o curso técnico separadamente, em instituições distintas, podendo organizar sua rotina entre as duas formações.
  • Subsequente
    Voltado para quem já concluiu o ensino médio e deseja retornar aos estudos, o curso técnico subsequente oferece uma qualificação profissional específica.

Com a democratização do ensino profissionalizante em Rondônia, muitos jovens no estado se matriculam em cursos técnicos, os quais, apresentam vários benefícios tais como:

    • Maior empregabilidade com formação profissionalizante para o mercado de trabalho.
    • Conhecimento mais específico e prático na área de interesse.
    • Possibilidade de estágios e contato com empresas.
    • Economia de tempo, pois o curso técnico pode ser concluído durante o Ensino Médio.
    • Possibilidade de continuidade dos estudos no ensino superior.

A qualificação profissional voltada ao agronegócio tem se consolidado como uma estratégia essencial para o fortalecimento do setor que impulsiona a economia de Rondônia. O governo estadual tem investido na formação técnica de jovens e adultos, preparando mão de obra qualificada para atender às crescentes demandas do campo.

Vivência no campo amplia aprendizado de quem investe o conhecimento no agro

A Rondônia Rural Show Internacional, maior feira agropecuária da região Norte, é uma vitrine do potencial produtivo de Rondônia e do dinamismo do agronegócio no estado. Em sua 12ª edição, o evento reforça a força econômica do setor e a necessidade de investimentos estratégicos em formação técnica.

Advertisement

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esses investimentos estão diretamente alinhados ao desenvolvimento sustentável do estado. “A Rondônia Rural Show Internacional, que chega à sua 12ª edição neste mês de maio, é a prova da força produtiva do nosso estado. A cada ano, a feira cresce, movimenta a economia e atrai oportunidades. Para que esse progresso continue, precisamos investir em educação técnica, capacitando nossos jovens para ocupações que o agronegócio já exige hoje e vai demandar ainda mais no futuro”, destacou.

O governador ressaltou ainda que a maior feira agropecuária da região Norte, realizada no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, é também um reflexo da transformação que ocorre no campo — onde conhecimento e inovação caminham lado a lado.

Advertisement
  • “A vivência prática no campo, aliada à formação técnica, amplia o aprendizado de quem busca construir uma trajetória profissional no agro. Rondônia tem vocação para crescer com inteligência, e isso passa necessariamente pela educação”, completou.

ECONOMIA VERDE

Theyson Gabriel Estrelon Costa de 17 anos, já enxergou as perspectivas que brotam nesse novo cenário. O jovem de Nova Brasilândia está no 2º ano de Agroecologia e faz o curso técnico no Centec Abaitará integrado ao ensino médio. “Tenho planos de me formar em engenharia ambiental e já vou chegar à faculdade com conhecimento porque gosto de trabalhar com produtos orgânicos”, justificou o aluno.

A presidente do Idep Adir Josefa de Oliveira observou que os cursos ministrados no Centec Abaitará estão cada vez mais alinhados às novidades que surgem na sociedade moderna. “Hoje, quem atua no agro tem que se atualizar, no que tange à inovação, a bioeconomia, ao empreendedorismo e a economia circular porque o avanço tecnológico e a sustentabilidade são primordiais para garantir a empregabilidade”, reconheceu.

Advertisement

Cursos técnicos ofertados no Centec Abaitará

  • Agronegócio
  • Zootecnia
  • Agropecuária
  • Agroecologia

Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

GERAL

Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais

Published

on

Com o tema “Rondônia, rumo à eliminação das hepatites virais”, o governo do estado lançou oficialmente, na sexta-feira (11), a Campanha Estadual Julho Amarelo 2025, voltada à intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A cerimônia ocorreu no Auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em Porto Velho, em formato híbrido, reunindo gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, parceiros institucionais e representantes da sociedade civil.

Advertisement

Durante o evento, a coordenadora estadual da vigilância e controle das hepatites virais da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), Francilene Alves de Miranda, destacou a apresentação do Guia para Eliminação das Hepatites Virais no Brasil, documento técnico do Ministério da Saúde que orienta estados e municípios sobre estratégias coordenadas de enfrentamento da doença. A apresentação foi conduzida virtualmente pelo coordenador-geral de Vigilância das Hepatites Virais do DATHI/MS, dr. Mário Peribañez Gonzalez.

“Este guia é uma ferramenta fundamental para alcançarmos a meta pactuada com a Organização Mundial da Saúde de eliminar as hepatites como problema de saúde pública até 2030. Rondônia tem mostrado protagonismo nas ações de vigilância e diagnóstico, sendo referência em diversas frentes”, destacou a coordenadora estadual da vigilância e controle das hepatites virais da Agevisa/RO.

Advertisement

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, reforçou o papel estratégico do estado no enfrentamento das hepatites virais. “Temos feito um trabalho contínuo de fortalecimento da rede de atenção, qualificação dos serviços e ampliação da testagem. A campanha Julho Amarelo representa mais um passo importante no enfrentamento às hepatites virais e construção de políticas públicas eficientes e integradas”, afirmou.

Papel estratégico do estado no enfrentamento das hepatites virais foi reforçado durante o evento

Advertisement

AVANÇOS NO DIAGNÓSTICO

A pesquisadora da Fiocruz Rondônia, dra. Deusilene Dall’Acqua, apresentou os avanços no diagnóstico da hepatite Delta, com destaque para a implementação de exames moleculares em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), Agevisa/RO e o Cepem. O projeto é considerado piloto e pioneiro no Brasil, sendo conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RO) com apoio do Ministério da Saúde.

Advertisement

AÇÕES DE ENFRENTAMENTO

 Julho Amarelo é o mês dedicado à conscientização sobre as hepatites virais e intensificação das ações de enfrentamento à doença silenciosa causada por vírus que afetam o fígado e podem evoluir para quadros graves como cirrose e câncer hepático, se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo. A campanha visa ampliar o acesso à testagem rápida, vacinação (no caso da hepatite B) e tratamento gratuito pelo SUS.

Advertisement

O governo de Rondônia tem na agenda ações que continuarão ao longo de todo o mês com atividades educativas, testagens rápidas, oferta da vacina para hepatite B, ações em comunidades e capacitações para profissionais de saúde em todo o estado.

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro adilon
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading

GERAL

Governo de RO reforça policiamento e evidencia cuidados e medidas de segurança durante período de férias

Published

on

Julho é mês de férias e o aumento no fluxo de pessoas nas áreas comerciais e de lazer exige atenção. Para garantir a tranquilidade da população neste período, o governo de Rondônia reforça o policiamento em áreas estratégicas, e evidencia cuidados, prevenção e medidas de segurança.

Advertisement

As ações são intensificadas pela Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), que mantém o patrulhamento contínuo no início das férias escolares, devido ao fluxo de trânsito diminuir com o recesso nas escolas e a saída das famílias para viagens. Durante o período, além de acidentes domésticos, os principais focos de atenção são furtos e roubos em residências desocupadas.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações estratégicas fortalecem a atuação da polícia militar e são essenciais para promover maior segurança e tranquilidade para a população durante as férias.

Advertisement

O comandante Regional de Policiamento, Wilton Amorim, responsável pelo planejamento e policiamento operacional, reforça o compromisso da gestão estadual com a segurança pública. “A campanha de conscientização e prevenção é continua. Nesse período de férias escolares há um reforço no policiamento, principalmente nas áreas residenciais, sempre com foco na preservação da segurança da comunidade”, frisou.

RECOMENDAÇÕES

Advertisement

Ao sair de casa

  • Informar sempre alguém próximo para cuidar da residência na sua ausência;
  • Não deixar a luz da residência apagada de forma contínua;
  • Redobrar a atenção ao sair de casa e sempre verificar as portas e janelas para não deixá-las abertas.

Ao viajar

  • Realizar manutenção do veículo;
  • Conferir os assentos corretos para cada faixa etária de crianças;
  • Ficar atento as normas vigentes de trânsito brasileiro.

Em casos de emergência, a Policia Militar de Rondônia pode ser acionada pelo 190, pelo app Cidadão RO ou pelas redes da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) – Telegram, Facebook e Instagram. Essas ferramentas facilitam o acesso rápido aos serviços oficiais.

Fonte
Texto: Midian Mascarenhas sob supervisão de Sara Lazarotto
Fotos: Arquivo PMRO
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading

GERAL

Prefeitura notifica consórcio responsável pela construção do novo terminal rodoviário de Porto Velho

Published

on

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), notificou formalmente o Consórcio Construtor Madecon/MBC para que retome de forma imediata as obras da nova rodoviária da capital. O município cobra a apresentação de um plano de ação e de um cronograma físico-financeiro executivo atualizado, detalhando todas as frentes de serviço necessárias para a conclusão integral do terminal.

Advertisement

Na notificação de nº 55 e 62/2025/DIFOC/DOC/SEMOB, a Prefeitura também destacou uma série de pendências técnicas que exigem atenção imediata e não estão contempladas no planejamento atual do consórcio. Dentre os principais pontos elencados estão:

-Instalações Elétricas – Correção de fiações expostas;
-Setor Administrativo -Correção de goteiras, acabamento de forro e instalação de portas faltantes;
-Guaritas de Entrada e Saída – Conclusão de obras com pendências elétricas, instalação de forro, ar-condicionado e acessórios de banheiro;
-Plataformas de Embarque/Desembarque – Correção de afundamentos nos blocos intertravados, iluminação LED e infiltrações;
-Área Externa – Instalação de postes de iluminação e reparo de sistema de iluminação de solo;
-Prédio do Mototáxi – Correção de infiltrações, ajustes elétricos em bebedouros e instalação de ventilação nos banheiros;
-Fachada – Conclusão do rejuntamento de pastilhas;
-Sanitários (Geral e PNE) – Correção de vazamentos, substituição de divisórias improvisadas e finalização de acabamentos;
-Impermeabilização da Laje Técnica – Execução do serviço;
-Peles de Vidro – Substituição e recomposição de estruturas danificadas;
-Sistema de ar-condicionado – Avanço nas etapas possíveis, mesmo antes de eventual aditivo;
-Acabamentos Estéticos Gerais – Pintura de paredes, forros e correção de cortes em alvenaria;
-Área Técnica – Finalização do forro ecológico;
-Cisterna e Sistema de Incêndio: Eliminação de vazamentos, pintura e limpeza;
-Prédio dos Taxistas – Conclusão da pintura e instalações hidráulicas e elétricas dos banheiros;
-ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) – Realização de testes e acompanhamento para obtenção da licença de operação junto à Sema.

Advertisement

A gestão municipal tem se posicionado de forma firme e responsável no acompanhamento dessa obra, considerada estratégica para a mobilidade e logística de Porto Velho. O objetivo da notificação é assegurar que o consórcio cumpra os prazos e exigências contratuais, entregando à população uma estrutura moderna, segura e completa.

“A população de Porto Velho espera há anos por esse terminal rodoviário, e a atual gestão tem tratado com seriedade e compromisso a conclusão dessa obra. Não vamos admitir atrasos injustificados ou descumprimentos contratuais”, reforçou o secretário municipal de Infraestrutura, Thiago Cantanhede, ressaltando que a Prefeitura continuará fiscalizando rigorosamente cada etapa do processo.

Advertisement

Texto: Secom
Foto: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE