INTERIOR
Duelo na Fronteira marca retorno da cultura com entrada gratuita de 13 a 15 de outubro, em Guajará-Mirim
Nos dias 13 a 15 de Outubro, o município de Guajará-Mirim celebra o aguardado “Duelo na Fronteira”. Em 2023, o evento ganha nova vida pelas mãos do governo de Rondônia, através da associação Waraji, com apoio da prefeitura local. Os portões vão abrir às 19h, com entrada gratuita, proporcionando ao público, uma experiência única de disputa e tradição entre os emblemáticos bois Flor do Campo e Malhadinho.
O titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, Júnior Lopes ressaltou que, essa celebração reflete o compromisso do Governo Estadual em preservar e promover as riquezas culturais. “O Duelo na Fronteira não é apenas um retorno à cultura local, mas uma celebração que reflete o compromisso do Governo em preservar e promover as riquezas culturais da região. A entrada será gratuita e convido todos a participarem desse espetáculo, que une comunidades e mantém viva a tradição folclórica de Guajará-Mirim, a pérola do Mamoré”, ressaltou.
Duelo na Fronteira
O Festival Folclórico de Guajará-Mirim, conhecido como “Duelo da Fronteira”, tem raízes profundas na história local. Iniciado em 1995, é fruto de um projeto da União Municipal das Associações de Moradores, com o apoio da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Unir. O evento ganhou vida e se tornou uma tradição.
No III Festival, em 1997, nasceu o “Duelo da Fronteira”, uma competição acirrada entre os dois principais bois-bumbás da região: Flor do Campo e Malhadinho. A rivalidade cresceu, marcando o festival com apresentações cativantes e disputas emocionantes. Desde então, a cada edição, apenas um dos bois é consagrado vencedor, alimentando o entusiasmo dos espectadores.
Os anos seguintes testemunharam a alternância de vitórias entre Flor do Campo e Malhadinho, cada um deixando sua marca na história do festival. O empate simbólico de 2004 refletiu o clima de competição entre as agremiações. Malhadinho dominou as edições de 2005 a 2008, estabelecendo uma sequência notável de vitórias, exceto em 2013, quando o evento não ocorreu. Até 2016, o Boi Bumbá Malhadinho manteve sua posição como o grande campeão.
Patrimônio Cultural e imaterial de Rondônia
Em um importante passo para a preservação e valorização do patrimônio cultural de Rondônia, o Governo do Estado emitiu o Decreto nº 28.455, datado de 21 de setembro de 2023, registrando oficialmente o Festival Folclórico de Guajará-Mirim: “Duelo na Fronteira”; a “Cultura Pomerana” e o projeto Reabilitando pela arte: cultura de paz pela não violência como patrimônio cultural de natureza imaterial. Esse reconhecimento reforça o compromisso do Estado com a proteção dessas expressões culturais e sua preservação sob a responsabilidade do Poder Público.
Fonte
Texto: Paulo Amorim
Fotos: Samy Otto/Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
TR4GÉDIA: Colisão frontal entre Ônibus e carro de passeio na BR-364 deixa duas vítimas fatais
Chegou ao FOLHA DO SUL ON LINE instantes atrás o vídeo gravado por um passageiro do ônibus que tombou às margens da BR 364 na madrugada desta sexta-feira, 11, após ser atingido por um carro de passeio. O acidente aconteceu nas proximidades de Pimenta Bueno e deixou duas pessoas mortas.
Nas imagens captadas com seu celular, o sobrevivente mostra o motorista morto, preso às ferragens do veículo, no qual viajavam, além dele, outras três pessoas. Chorando, uma garota que estava no automóvel de passeio, revela na gravação que estava dormindo no momento da colisão e conta que seu pai, o motorista, teria perdido controle da direção.
O depoimento da menina corrige a informação inicial de que a filha do motorista, uma adolescente de 15 anos que estava no banco da frente (e seria ela), também teria morrido. O autor da filmagem sugere que o condutor teria dormido ao volante, o que o teria levado a invadir a pista contrária e atingir de frente o ônibus da Eucatur.
Este site não reproduz o vídeo em seu poder, e que já está circulando no WhatsApp, porque ele contém cenas fortes e expõe pessoas que ainda sed encontravam no cenário de uma tragédia.
A reportagem apurou que o motorista morto tinha 42 anos, se chamava Wscicleiton de Castro Souza, era morador de Cacoal e, nas redes sociais, se apresentava como “professor, coreógrafo e produtor cultural”. Ele teria se apresentado junto com um grupo de bailarinos em shows de dança ontem no Cone Sul, e estava retornando para Cacoal. Wscicleiton também deu entrevista em uma emissora de TV da região.
O site apurou que, além de Vilhena, o grupo fez apresentações também em Cerejeiras. Nas duas cidades, usando fantasias de cãezinhos, os coreógrafos encenaram o espetáculo “Patrulha Canina”. Em Vilhena, a atração foi feita em uma loja do segmento ótico, que teria contratado os artistas para atrair clientes. As fantasias usadas nas apresentações ficaram espalhadas no local da fatalidade.
INTERIOR
ASSISTA AO VÍDEO: PATAMO fecha boca de fumo e apreende dezenas de produtos roubados ou furtados trocados por drogas
Na noite desta quarta-feira (09), uma equipe do Patrulhamento tático motorizado (PATAMO), do 2º batalhão de Polícia Militar do estado de Rondônia, sobe o comando do sargento Evaldo auxiliado pelos policiais Cabo Fiuza, soldado Piazera e Luis, realizaram uma grande apreensão de objetos de procedência duvidosa, que podem terem sido a roubados ou furtados e foram trocados foi drogas em uma boca de fumo que funciona um bar como faixada na Rua Don Augusto no centro do município de Ji-Paraná/RO.
Os policiais estavam realizando patrulhamento ostensivo pela área, momento que avistaram a movimentação de inúmeros usuários de drogas saindo e entrando no bar, chamando a atenção e a curiosidade dos policiais que resolveram fazer a batida no bar, onde várias suspeitos foram revistados e os militares se depararam com uma quantia considerada de droga de aproximadamente 300 gramas de maconha e uma poção de pedra crack de cocaína.
ASSISTA AO VÍDEO CLICANDO AQUI
Durante uma varredura minuciosa pelo bar, os policiais ficaram surpresos com o tanto de objetos armazenados em um cômodo, sendo eletrônicos, diversos aparelhos celulares, botijão de gás, joias, roupas com etiquetas, relógios diversos novos e usados, ocultos, ferramentas elétricas como furadeiras e makitas, lanternas na caixa, bicicleta, além de uma certa quantia de dinheiro trocado configurando o crime de tráfico de drogas e receptação.
Durante toda ação dos policiais foi solicitado apoio de guarnições de setor para dá apoio na averiguação da boca de fumo, onde o proprietário foi preso em flagrante, sendo que ele usava o bar para fazer a comercialização de entorpecentes e mediante o flagrante ele foi levado junto com os objetos apreendidos para a Unidade Integrada de segurança pública da cidade. Se você reconhece algum objeto apreendido procura a polícia com nota fiscal para restituir o objeto.
INTERIOR
Homem dopa crianças, mata esposa e depois tira a própria vida no interior de Rondônia
Na madrugada desta quinta-feira (03/10), no distrito de Jardinópolis, no município de Castanheiras, um jovem, idensificado por Dhione Junior Pereira Barbosa cometeu uma série de crimes chocantes antes de atentar contra a própria vida.
Segundo informações preliminares, o jovem dopou seus filhos e assassinou sua esposa. Após os atos brutais, ele tirou sua vida. As autoridades foram acionadas imediatamente, e tanto a polícia quanto a equipe de saúde chegaram rapidamente ao local para prestar socorro às vítimas. A sogra e as duas crianças foram encaminhadas ao hospital.
O jovem era conhecido por ser usuário de entorpecentes, mas ainda não se sabe se ele estava sob efeito de drogas no momento dos crimes. A polícia está investigando o caso para esclarecer os detalhes e as motivações por trás dessa tragédia.
Com informações de Tá na Mídia Rondoniense
- POLÍCIA3 dias ago
1MAGENS F0RTES: Jovem é morto ao ter a cabeça esmagada por pedradas após briga em bar
- POLÍCIA2 dias ago
VEJA O VÍDEO: Homem sai para trabalha e encontra esposa aos beijos com amigo no centro
- INTERIOR3 dias ago
TR4GÉDIA: Colisão frontal entre Ônibus e carro de passeio na BR-364 deixa duas vítimas fatais
You must be logged in to post a comment Login