INTERIOR
“Duelo na Fronteira” acontece em três noites de festa no bumbódromo de Guajará-Mirim

O Festival Folclórico de Guajará-Mirim retorna após 7 anos sem ocorrer de forma presencial
O Festival Folclórico da Fronteira, conhecido como o “Duelo na Fronteira” com o tema “resistência cultural”, após sete anos sem ocorrer de forma presencial, este ano será realizado pelo Governo de Rondônia, através da associação Waraji, com apoio da prefeitura de Guajará-Mirim. Serão três noites de festa, dias 13, 14 e 15 de outubro, na arena do bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim. A entrada será gratuita.
DUELO
O festival voltou a fazer parte do calendário cultural do Estado. De um lado está a Agremiação Folclórica, Boi-bumbá Flor do Campo, que tem cravada na testa de seu bumbá, o trevo de quatro pontos e as cores vermelha e branca. Já do outro lado, a Agremiação Folclórica e Cultural, Boi-bumbá Malhadinho, com as cores azul e branca, ostentando como símbolo na cabeça do seu bumbá, a meia lua.
O “duelo” acontece na arena do bumbódromo, onde as agremiações se apresentam com vinte e um itens, que são avaliados por jurados. Os jurados este ano são oferecidos pelo Estado tendo como comissão seletiva dois representantes de cada agremiação e contam com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel.
Este ano o Flor do Campo trará o tema “Os guardiões dos saberes ancestrais” e o bumbá Malhadinho apresenta o tema “Folclórico Brasileiro”.
Boi-bumbá Malhadinho apresentará o tema: “Folclórico Brasileiro”.
PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira, (13), acontecerá o show de abertura com a participação dos levantadores de toadas dos bois-bumbás de Parintins no Estado do Amazonas, o boi Garantido, Sebastião Júnior; e do boi Caprichoso, Patrick Oliveira.
No sábado e no domingo os dois bois-bumbás se apresentam. A ordem de apresentação ainda será definida por sorteio. Os portões estarão abertos a partir de 19h. Às 19h30 estão previstas iniciar as apresentações culturais, seguindo cerimonial de abertura; já no sábado e no domingo, impreterivelmente às 21h iniciará a apresentação do primeiro boi-bumbá. Cada agremiação terá duas horas e meia de apresentação na arena.
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
A praça de alimentação será disponibilizada para as pessoas que têm interesse. Para mais informações os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo – Semcet. Quanto à segurança do local, durante uma reunião ficou definida a participação das forças de segurança que estarão empenhadas em manter a ordem durante os três dias de festa. A apuração do resultado do duelo de 2023 acontece após o Festival, na segunda-feira, (16), no bumbódromo.
VITÓRIAS
Denominado o 1º Festival Pérola do Mamoré – Fefopem, o evento iniciou no ano de 1.995. A realização foi da União Municipal das Associações de Moradores de Guajará-Mirim –Umam, em parceria a Fundação Universidade Federal de Rondônia – Unir, Campus de Guajará-Mirim. Nos anos seguintes passou a ser realizado todo segundo fim de semana durante o mês de agosto.
No ano seguinte de 1.996 foi realizada a segunda edição do festival no espaço da Polícia Militar, a partir de 1997, a terceira edição do festival passou a ser disputada, dando início ao “Duelo na Fronteira”. Neste ano a Associação Folclórica e Cultural Boi-Bumbá Malhadinho venceu assim como no ano seguinte novamente. Com o duelo, a população passou a se colocar em lados opostos, separados apenas pelas cores azul e vermelha.
Nos anos de 1.999 a 2003, o Boi-bumbá Flor do Campo consagra-se como o vencedor, ficando acirrada ainda mais a rivalidade entre as associações culturais. No ano de 2002 não houve competição. No ano de 2004, o resultado final foi empate entre os dois bois-bumbás.
A edição do Festival Folclórico do ano de 2015 teve como vencedor a Associação Folclórica e Cultural Boi-Bumbá Flor do Campo. No ano 2016 foi realizada uma apresentação das agremiações folclóricas. Depois disso o Festival não mais ocorreu, exceto durante os anos de 2020 e 2021, quando ocorreu no modelo on-line, durante a pandemia de covid-19.
INTERIOR
Operação Cidade Limpa inicia ações nos distritos de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho deu início à Operação Cidade Limpa nos distritos da Ponta do Abunã, começando por Extrema. A Operação tem como objetivo melhorar a infraestrutura dos distritos e promover mais qualidade de vida aos moradores, que há anos enfrentavam dificuldades com a falta de assistência pública.
Em Extrema, diversas ruas estão sendo contempladas com os serviços de tapa-buracos, entre elas: Rua Abunã, Castelo Branco, Campo Grande, Duque de Caxias, Tarauacá, 1° de Maio, Juazeiro, Carlos Gomes, Santa Inês, Tapajós, Vista Alegre, Santa Maria, Santo Antônio e Rua das Flores. Algumas vias também estão recebendo cascalhamento, garantindo mais segurança e trafegabilidade aos moradores.
Além das obras de recuperação das ruas, também acontece a limpeza das vias urbanas, roçagem e manutenção de espaços públicos, contribuindo para um ambiente mais limpo, organizado e saudável para todos.
Henrique Firmino, morador e comerciante de Extrema, elogiou a iniciativa. “É muito importante o trabalho da Prefeitura aqui na ponta do Abunã, principalmente em Extrema. É um serviço muito bem-vindo no distrito e que continue assim. Estão de parabéns”, afirmou.
Segundo o superintendente da SMD, Marcos Vizone, a operação vai atender toda a Ponta do Abunã. “Estamos começando por Extrema e vamos seguir para Nova Califórnia, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã. A população estava no abandono, mas hoje está recebendo a assistência que merece”, destacou.
Com a força-tarefa da Operação Cidade Limpa, a Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com os distritos, garantindo mais dignidade, infraestrutura e cuidados essenciais para quem vive longe do centro da capital.
A Operação Cidade Limpa é conduzida de forma integrada, envolvendo as secretarias municipais de Obras (Semob), de Saneamento e Serviços Públicos (Semusb), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria Geral de Governo (SGG), e Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD).
Texto: Isadora Estolano
Fotos: Isadora Estolano
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
INTERIOR
Detran-RO atua com guinchos e servidores para garantir segurança de motoristas em área alagada da BR-425, em Nova Mamoré

- Em uma força-tarefa coordenada pelo governo de Rondônia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) está mobilizado no apoio às ações de enfrentamento aos impactos das inundações na BR-425, no município de Nova Mamoré. A operação integrada envolve também, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e a Defesa Civil estadual.
O ponto de bloqueio foi estabelecido na curva da Pedreira, nas proximidades do distrito de Araras. No local, equipes trabalham para garantir o suporte necessário às defesas civis municipais e prestar assistência direta aos motoristas que precisam trafegar pela região afetada.
Servidores do Detran-RO estão no local trabalhando para a segurança da população
Por determinação do diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, dois guinchos do Detran-RO e um da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) foram enviados ao local no dia 28 de março, além de uma equipe composta por quatro servidores que atuam 24 horas no auxílio à travessia de veículos leves pelos trechos alagados.
“Estamos com nossas equipes no local desde o início da ocorrência, garantindo apoio logístico e operacional para que a população não fique desassistida. Para o governador, Marcos Rocha; salvar vidas e preservar a segurança de todos que utilizam essa rodovia, é primordial”, afirmou Sandro Rocha.
Além dos guinchos e servidores do Detran-RO, a operação conta com viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), caminhonetes de apoio e estrutura logística montada em conjunto com a Defesa Civil estadual.
“Estamos trabalhando com responsabilidade e união. Onde houver necessidade, estaremos presentes com ações rápidas e eficientes. A população de Nova Mamoré pode contar com ajuda do estado”, evidenciou o governador.
- A mobilização do Detran-RO e dos demais órgãos envolvidos segue até que as condições da rodovia sejam restabelecidas.
Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Bruno Pereira
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Hospital Regional de Cacoal inicia serviço de cirurgia geral pediátrica

Com o objetivo de contribuir para o atendimento e as cirurgias na especialidade de pediatria na Região do Café, Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul, o Hospital Regional de Cacoal (HRC) passou a disponibilizar o serviço de cirurgia geral pediátrica, ampliando o serviço em saúde. A primeira operação foi realizada na última sexta-feira (21).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância desse serviço para a população da macrorregião II. “Esse serviço representa um grande avanço à saúde pública da nossa região. Nosso objetivo é oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para nossas crianças.”
A primeira cirurgia geral pediátrica realizada na unidade foi um procedimento para apendicite. Além disso, o Hospital Regional de Cacoal atende os 34 municípios da macrorregião II. O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, destaca que, além de garantir um atendimento de qualidade, a gestão procura ampliar o acesso da população. “Nosso intuito é reduzir o deslocamento dos pacientes para a Capital”, frisou o gestor.
SERVIÇOS
O Hospital Regional de Cacoal oferece serviços especializados em pediatria, como consultas em alergia, imunologia pediátrica, hebiatria (atendimento ao adolescente), dermatologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, pediatria de alto risco, doenças raras e puericultura. A unidade conta, também, com uma UTI pediátrica de sete leitos e uma clínica pediátrica com 29 leitos.
- Em 2024, a UTI pediátrica passou por reformas promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Foram realizadas troca de piso, pintura, revisão da parte hidráulica e elétrica, restauração de portas e revitalização das instalações sanitárias.
O diretor adjunto da unidade, Jonathan Souza, ressalta que, com as novas contratações de médicos pediatras, a ampliação dos serviços permitirá atender toda a demanda da população. “A população terá mais acesso a cirurgias, tanto eletivas quanto emergenciais”, destacou.
- Fonte
- Texto: Lara Lívia
- Fotos: Jonathan Souza
- Secom – Governo de Rondônia
- INTERIOR1 dia ago
Operação Cidade Limpa inicia ações nos distritos de Porto Velho
- GERAL2 dias ago
Orientações técnicas são realizadas pelo governo de RO em municípios participantes do projeto de reflorestamento
- GERAL1 dia ago
Semusa orienta população sobre vacinação contra a gripe em Porto Velho
- GERAL1 dia ago
Prefeitura de Porto Velho realiza melhorias nos ramais de Nova Califórnia
- GERAL1 dia ago
Situação de Emergência é decretada pela Prefeitura de Porto Velho
You must be logged in to post a comment Login