INTERIOR
COVARDIA: Sitiante mata arara vermelha e é denunciado por vizinho; ele responderá criminalmente

Na manhã desta segunda-feira (22), um crime contra a fauna ocorrido na zona rural de Palmares do Oeste, Distrito de Theobroma virou caso de polícia. Um sitiante foi denunciado no quartel da Polícia Militar por um vizinho, sob a acusação de ter atirado em uma arara vermelha, uma espécie de ave silvestre protegida por lei.
De acordo com o relato do denunciante, ele testemunhou quando o sitiante, portando um rifle calibre 22, disparou contra a arara vermelha. Apesar de seus esforços em prestar socorro à ave ferida, o vizinho não obteve êxito. Em decorrência do acontecimento, levou imediatamente o animal até o quartel policial para relatar o ocorrido.
O denunciante informou às autoridades que o suposto assassino justificou seu ato, alegando que a arara estava causando danos em suas plantações, alimentando-se das frutas de sua propriedade.
Diante da gravidade da situação, a Perícia Técnico-Científica de Jaru foi acionada e, acompanhada pelo denunciante e pela polícia, dirigiu-se ao local indicado. Lá, foram encontradas penas da ave, reforçando a veracidade do relato.
O sitiante, no entanto, negou veementemente as acusações, afirmando ser vítima de uma armadilha elaborada por seu vizinho, com quem mantém desavenças antigas. Apesar de suas negativas, o rifle utilizado no incidente foi apreendido, e a ave foi submetida a exames periciais que confirmaram a ocorrência de três disparos fatais.
Enquanto as autoridades realizavam os procedimentos padrão, o acusado aproveitou um momento de distração para se evadir, alegando a intenção de buscar ervas medicinais. No entanto, não foi possível localizá-lo posteriormente. A polícia recolheu o rifle e deu início à investigação do crime de matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida autorização, conforme artigo 29 da lei 9605/98.
Fonte: Jaru Online
INTERIOR
Operação Cidade Limpa inicia ações nos distritos de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho deu início à Operação Cidade Limpa nos distritos da Ponta do Abunã, começando por Extrema. A Operação tem como objetivo melhorar a infraestrutura dos distritos e promover mais qualidade de vida aos moradores, que há anos enfrentavam dificuldades com a falta de assistência pública.
Em Extrema, diversas ruas estão sendo contempladas com os serviços de tapa-buracos, entre elas: Rua Abunã, Castelo Branco, Campo Grande, Duque de Caxias, Tarauacá, 1° de Maio, Juazeiro, Carlos Gomes, Santa Inês, Tapajós, Vista Alegre, Santa Maria, Santo Antônio e Rua das Flores. Algumas vias também estão recebendo cascalhamento, garantindo mais segurança e trafegabilidade aos moradores.
Além das obras de recuperação das ruas, também acontece a limpeza das vias urbanas, roçagem e manutenção de espaços públicos, contribuindo para um ambiente mais limpo, organizado e saudável para todos.
Henrique Firmino, morador e comerciante de Extrema, elogiou a iniciativa. “É muito importante o trabalho da Prefeitura aqui na ponta do Abunã, principalmente em Extrema. É um serviço muito bem-vindo no distrito e que continue assim. Estão de parabéns”, afirmou.
Segundo o superintendente da SMD, Marcos Vizone, a operação vai atender toda a Ponta do Abunã. “Estamos começando por Extrema e vamos seguir para Nova Califórnia, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã. A população estava no abandono, mas hoje está recebendo a assistência que merece”, destacou.
Com a força-tarefa da Operação Cidade Limpa, a Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com os distritos, garantindo mais dignidade, infraestrutura e cuidados essenciais para quem vive longe do centro da capital.
A Operação Cidade Limpa é conduzida de forma integrada, envolvendo as secretarias municipais de Obras (Semob), de Saneamento e Serviços Públicos (Semusb), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria Geral de Governo (SGG), e Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD).
Texto: Isadora Estolano
Fotos: Isadora Estolano
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
INTERIOR
Detran-RO atua com guinchos e servidores para garantir segurança de motoristas em área alagada da BR-425, em Nova Mamoré

- Em uma força-tarefa coordenada pelo governo de Rondônia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) está mobilizado no apoio às ações de enfrentamento aos impactos das inundações na BR-425, no município de Nova Mamoré. A operação integrada envolve também, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e a Defesa Civil estadual.
O ponto de bloqueio foi estabelecido na curva da Pedreira, nas proximidades do distrito de Araras. No local, equipes trabalham para garantir o suporte necessário às defesas civis municipais e prestar assistência direta aos motoristas que precisam trafegar pela região afetada.
Servidores do Detran-RO estão no local trabalhando para a segurança da população
Por determinação do diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, dois guinchos do Detran-RO e um da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) foram enviados ao local no dia 28 de março, além de uma equipe composta por quatro servidores que atuam 24 horas no auxílio à travessia de veículos leves pelos trechos alagados.
“Estamos com nossas equipes no local desde o início da ocorrência, garantindo apoio logístico e operacional para que a população não fique desassistida. Para o governador, Marcos Rocha; salvar vidas e preservar a segurança de todos que utilizam essa rodovia, é primordial”, afirmou Sandro Rocha.
Além dos guinchos e servidores do Detran-RO, a operação conta com viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), caminhonetes de apoio e estrutura logística montada em conjunto com a Defesa Civil estadual.
“Estamos trabalhando com responsabilidade e união. Onde houver necessidade, estaremos presentes com ações rápidas e eficientes. A população de Nova Mamoré pode contar com ajuda do estado”, evidenciou o governador.
- A mobilização do Detran-RO e dos demais órgãos envolvidos segue até que as condições da rodovia sejam restabelecidas.
Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Bruno Pereira
Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Hospital Regional de Cacoal inicia serviço de cirurgia geral pediátrica

Com o objetivo de contribuir para o atendimento e as cirurgias na especialidade de pediatria na Região do Café, Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul, o Hospital Regional de Cacoal (HRC) passou a disponibilizar o serviço de cirurgia geral pediátrica, ampliando o serviço em saúde. A primeira operação foi realizada na última sexta-feira (21).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância desse serviço para a população da macrorregião II. “Esse serviço representa um grande avanço à saúde pública da nossa região. Nosso objetivo é oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para nossas crianças.”
A primeira cirurgia geral pediátrica realizada na unidade foi um procedimento para apendicite. Além disso, o Hospital Regional de Cacoal atende os 34 municípios da macrorregião II. O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, destaca que, além de garantir um atendimento de qualidade, a gestão procura ampliar o acesso da população. “Nosso intuito é reduzir o deslocamento dos pacientes para a Capital”, frisou o gestor.
SERVIÇOS
O Hospital Regional de Cacoal oferece serviços especializados em pediatria, como consultas em alergia, imunologia pediátrica, hebiatria (atendimento ao adolescente), dermatologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, pediatria de alto risco, doenças raras e puericultura. A unidade conta, também, com uma UTI pediátrica de sete leitos e uma clínica pediátrica com 29 leitos.
- Em 2024, a UTI pediátrica passou por reformas promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Foram realizadas troca de piso, pintura, revisão da parte hidráulica e elétrica, restauração de portas e revitalização das instalações sanitárias.
O diretor adjunto da unidade, Jonathan Souza, ressalta que, com as novas contratações de médicos pediatras, a ampliação dos serviços permitirá atender toda a demanda da população. “A população terá mais acesso a cirurgias, tanto eletivas quanto emergenciais”, destacou.
- Fonte
- Texto: Lara Lívia
- Fotos: Jonathan Souza
- Secom – Governo de Rondônia
- INTERIOR2 dias ago
Operação Cidade Limpa inicia ações nos distritos de Porto Velho
- GERAL2 dias ago
Orientações técnicas são realizadas pelo governo de RO em municípios participantes do projeto de reflorestamento
- GERAL2 dias ago
Semusa orienta população sobre vacinação contra a gripe em Porto Velho
- GERAL2 dias ago
Prefeitura de Porto Velho realiza melhorias nos ramais de Nova Califórnia
- GERAL2 dias ago
Situação de Emergência é decretada pela Prefeitura de Porto Velho