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GERAL

Contribuintes de Residencial popular podem quitar seus débitos de água com descontos sobre juros e multas

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  • Para facilitar a regularização de pendências de moradores do Residencial Cristal da Calama, na zona Leste de Porto Velho, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) lançou, na segunda-feira (10), uma política especial de descontos. A iniciativa foi formalizada pela Resolução N. 0057961001/2025, e oferece aos consumidores a possibilidade de regularizar os débitos de faturas atrasadas com condições facilitadas.

Segundo a Resolução, os clientes podem optar por pagar à vista, com um desconto de até 90% sobre juros, multas e correção monetária para débitos contraídos até 31/12/2024. Para quem preferir parcelar, é possível dividir o valor em até 12 vezes fixas, sem juros. Há também a opção de parcelamento em até 48 vezes, com juros de 1% ao mês e entrada de 10% do valor total de até R$ 300.

Até o dia 9 de abril, uma equipe especializada da Caerd estará disponível para atender os moradores, das 8h às 14h, na sede da Associação dos Moradores do bairro. A ação conta com o apoio da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), que oferece assistência jurídica aos clientes que precisarem de suporte.

Para aderir ao programa, os consumidores devem apresentar documentos como:

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  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF); e
  • Comprovante de posse do imóvel, além de assinar o Contrato de Adesão para a prestação de serviços públicos.

OPORTUNIDADE DE REGULARIZAÇÃO

Ação conta com apoio da Defensoria Pública do Estado

A dona de casa Luzia Alves da Silva esteve na Associação para aproveitar a oportunidade de regularizar sua situação financeira com a Companhia. “Essa chance veio em boa hora. A Caerd facilitou muito a nossa vida com essa política de descontos. Parcelar em nove vezes foi a melhor opção para mim, e agora estou tranquila sabendo que minha dívida está sendo resolvida”, destacou.

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O coordenador de Gestão Comercial e Negócios da Caerd, Walmir Brito, ressaltou a importância da iniciativa. “Além dos descontos atrativos, estamos oferecendo aos clientes a oportunidade de atualizar seus cadastros, o que também contribui para a melhoria dos serviços prestados pela Companhia, e o atendimento personalizado de cada morador”.

FACILIDADE 

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O auxiliar de serviços gerais, Jefferson Antunes de Freitas, também fez questão de participar da ação. “Fiquei muito feliz com a oportunidade de participar dessa ação aqui na comunidade. A atualização do cadastro e o parcelamento do débito facilitam muito a nossa vida. Agora, posso regularizar minha situação, e isso traz tranquilidade. Agradeço à empresa por oferecer esse apoio, que não pode ser desperdiçado pela nossa comunidade”, comentou.

 COMPROMISSO

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Para o diretor financeiro da Caerd, Nestor Borralho, essa política de descontos é fruto de reuniões com representantes dos moradores e da Diretoria Executiva da Caerd. “Nosso objetivo é permitir que os clientes regularizem suas pendências de forma acessível, evitando o corte no fornecimento de água e garantindo o acesso a um serviço essencial”, afirmou.

Segundo o presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão, a ação fortalecr o relacionamento da Comppanhia com a comunidade, proporcionando condições mais favoráveis para que todos possam regularizar sua situação com a empresa e continuar usufruindo de um serviço.

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Fonte
Texto: Rejane Júlia
Fotos: Raiane Gomes
Secom – Governo de Rondônia

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GERAL

Mais de 70 vagas de emprego estão disponíveis esta semana no Sine Municipal

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A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), por meio do Sine Municipal de Porto Velho, divulga nesta segunda-feira (17) a lista com 72 vagas de emprego no mercado de trabalho. Entre elas, vagas de nível superior, médio, fundamental, curso técnico/profissionalizante, sem instrução de escolaridade e, ainda, vagas para pessoas com deficiência (PcD).

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As vagas são: psicólogos (25); fisioterapeuta (5); fonoaudiólogo (4); assistente de escrita fiscal (1); assistente social (1); atendente comercial (6); recepcionista (3); vendedor externo (2); atendente balconista (2); auxiliar administrativo (1); açougueiro (1); repositor (1); serviços gerais (3); cozinheira (1); técnico em enfermagem (8); embalador de saltenhas congeladas (1); empregada doméstica (1); mecânico de bicicleta (1); depiladora (3); designer e extensionista (1); auxiliar de logística PcD (1).

O munícipe interessado deve cadastrar seu currículo junto ao Sine, que funciona em duas unidades: na rua General Osório, 81, Centro, ou na Praça CEU, Antônio Fraga Moreira, bairro JK. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Mais informações: (69) 3901-6414/ (69) 3901-6409.

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O Sine Municipal também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Empresários e contratantes também podem utilizar os serviços de intermediação de mão de obra do Sine Municipal e divulgar as vagas que precisam em seus estabelecimentos, empresas e instituições.

Texto: André Oliveira
Foto: SMC

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Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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GERAL

Prefeito Léo Moraes acompanha trabalhos da operação Cidade Limpa

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A cena impressiona: garrafas, isopor, cadeiras, fogões, e até uma geladeira velha foram retirados de dentro do canal Tancredo Neves, um dos principais sistemas de drenagem da zona Leste de Porto Velho. No local, a água deveria correr livremente, mas encontra um verdadeiro bloqueio de lixo descartado de forma irregular, agravando os alagamentos em períodos chuvosos.

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Foi nesse cenário que o prefeito Léo Moraes esteve, no final de semana, acompanhando de perto mais uma ação da Operação Cidade Limpa, que diariamente atua na remoção de toneladas de resíduos espalhados por bueiros, canais e ruas da cidade. “A gente sabe que não vai resolver problemas de décadas da noite para o dia. A macrodrenagem exige um alto investimento, e estamos buscando recursos para isso. Mas enquanto isso não acontece, estamos fazendo o que está ao nosso alcance: limpeza! E já vimos que isso funciona”, destacou o prefeito.

O trabalho intenso de desobstrução do canal foi precedido por um levantamento aéreo realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob). O secretário-adjunto da pasta, Thiago Catanhêde, explicou que o sobrevoo com drone ajudou a mapear os pontos mais críticos, permitindo um planejamento mais eficiente da intervenção.

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A retirada dos resíduos garante maior fluidez das águas pluviais e minimiza o risco de transbordamentos que afetam diretamente bairros inteiros. Vias como a avenida Guaporé e a Rio de Janeiro estão entre as que sofrem com alagamentos causados pela obstrução dos canais.

Além de acompanhar os trabalhos, o prefeito Léo Moraes aproveitou a ocasião para reforçar o pedido à população. “Não adianta a Prefeitura limpar hoje se amanhã jogarem lixo de novo. Precisamos que cada morador faça sua parte. O descarte irregular compromete não só a infraestrutura da cidade, mas a vida de quem mora aqui. Porto Velho merece respeito, e isso começa com atitudes simples, como jogar o lixo no lugar certo”, enfatizou.

A Prefeitura segue firme no compromisso de organizar e limpar Porto Velho, mas reforça que essa é uma responsabilidade compartilhada. “Estamos nas ruas todos os dias, mas a população é parte fundamental nesse processo. Vamos juntos transformar nossa cidade”, concluiu o prefeito.

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Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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GERAL

Prefeito Léo Moraes participa do lançamento da Carteira da Pessoa com Epilepsia em evento no MPRO

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Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, participou do lançamento e entrega simbólica da Carteira da Pessoa com Epilepsia, que aconteceu durante o ato alusivo ao Dia Nacional do Ouvidor, realizado no auditório do Ministério Público de Rondônia (MPRO), na capital. A ação é resultado de articulação do projeto desenvolvido pelo MP, dentro da temática, sob coordenação atual da Ouvidoria-Geral do órgão.

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A instituição da Carteira da Pessoa com Epilepsia tem como objetivo identificar e proporcionar maior segurança e bem-estar a pacientes diagnosticados com a doença, especialmente em situações em que uma crise possa ocorrer, permitindo que médicos e outros profissionais de saúde possam prestar o atendimento adequado de forma mais ágil. O documento foi instituído pela Lei Complementar nº 1980.

A emissão do documento pode gerar um banco de dados com informações relevantes, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas e estratégias para melhorar os atendimentos dos pacientes com epilepsia.

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O prefeito Léo Moraes ressaltou que essa é mais uma causa que precisa do engajamento e empenho de pessoas comprometidas. “Hoje, essa entrega simbólica é o resultado de um trabalho realizado a várias mãos. Sabemos o que significa uma carteira de identificação para a pessoa com epilepsia para garantir seus direitos. Estamos trabalhando para continuar adotando políticas públicas em benefício da população”, disse.

O prefeito Léo Moraes ressaltou que essa é mais uma causa que precisa do engajamento e empenho de pessoas comprometidas

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Léo Moraes se comprometeu a atuar cada vez mais na defesa dessa bandeira e de outras tão importantes. “Reverencio as ações efetivas do Ministério Público, que tem colaborado sobremaneira para a nossa gestão e fortalecido o diálogo em prol de mudanças necessárias para o desenvolvimento da nossa cidade e também do estado. Afinal, ninguém faz nada sozinho e precisamos de boas pessoas comprometidas com este esforço, cujo objetivo é termos uma Porto Velho melhor para todos”, comentou.

Ainda conforme o prefeito, a existência de um documento específico e exclusivo para pessoas com epilepsia também pode aumentar a autoestima da pessoa e a conscientização da sociedade sobre a doença.

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De acordo com o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, essa lei é um marco relevante para a cidade de Porto Velho e a entrega desta carteira vai garantir os direitos da pessoa com epilepsia. A ação da Prefeitura também atesta o reconhecimento à cidadania e dá maior identidade e visibilidade a um problema que por tanto tempo ficou negligenciado.

O evento contou ainda com a presença da ouvidora-geral da Instituição, procuradora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel; dos dirigentes da Casa Ana Fonseca, Edmilson Fonseca e Rosária Novais, voluntários do projeto Ouvidoria Presente – De Mãos dadas com a Epilepsia; da titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Lucilia Muniz de Queiroz, entre outros convidados.

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Texto: Humberto Oliveira
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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