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GERAL

Contratação de novos médicos para as UPAs acelera o atendimento e melhora a qualidade do serviço

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Os investimentos no setor de urgência e emergência têm avançado na capital. A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), trabalha arduamente para proporcionar um serviço de qualidade, com agilidade e eficiência para o cidadão que precisa do SUS. Dentre a relação de melhorias adotadas pela pasta de saúde, estão o reforço no recurso humano, planejamento e reformas de unidades, novos equipamentos, entre outros.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini, o objetivo desses investimentos é proporcionar um melhor serviço público de saúde para os usuários. “Nós queremos que a nossa capital seja destaque com uma saúde de qualidade. Sabemos que os desafios são grandes, mas nós estamos enfrentando eles de cabeça erguida. Nosso principal objetivo é oferecer um atendimento de qualidade para quem precisa do serviço público de saúde, que é a grande parte da população”, destacou.

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MAIS PROFISSIONAIS

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são referências no atendimento à saúde em casos de urgência e emergência. Partindo deste princípio, a Semusa reforçou o quadro de profissionais das unidades. Através de chamamento público, a pasta contratou, no final do ano passado, empresas que prestam serviços médicos. Com isso, as Unidades de Pronto Atendimento, Leste, Sul, Jaci, Ana Adelaide e José Adelino, ganharam um reforço no quadro de funcionários.

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UPAs são referências no atendimento à saúde em casos de urgência e emergênciaAtravés desse contrato, as empresas disponibilizam profissionais para preenchimento das vagas que estavam em aberto. Em caso de faltas, as entidades acionam outro médico para cobrir aquela vaga, ou seja, um ganho para a população que recebe atendimento com mais agilidade, qualidade e eficiência. Além disso, a Semusa também tem contratado, por tempo determinado, outros profissionais que compõem o quadro do setor de urgência e emergência.

Quem vai à unidade tem percebido os avanços. A dona Josefa Alencar foi uma das centenas de pacientes que precisaram de atendimento na UPA Sul. Pós-consulta, ela agradece: “Quando eu cheguei lá, fui muito bem atendida. Eu quero agradecer a todos, desde a atendente ao médico. Eles me deram cadeira de rodas, fui medicada, tomei soro e saí no mesmo dia. Eu estou muito feliz por esse atendimento que eu tive na UPA Sul”, agradeceu dona Josefa.

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Com os novos investimentos no setor de pessoal, segundo a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC), Francisca Nery, as unidades de pronto atendimento passaram a atender com até quatro ou cinco médicos por plantão, números que vão além do que determina o Ministério da Saúde.

“Com esse novo contrato de prestação de serviço, avançamos muito no atendimento das UPAs. Passamos a oferecer mais médicos. Para as UPAs Sul e Leste, o Ministério da Saúde determina que a Semusa ofereça três médicos por plantão, mas conforme a demanda, é possível ter até mais profissionais escalados. Nosso compromisso é com a população que precisa dos atendimentos”, destaca Francisca.
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ATENDIMENTOS

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Os números contabilizados diariamente, segundo dados do DMAC, dão conta que, em 2023, as unidades de pronto atendimento realizaram mais de 400 mil atendimentos nas UPAs de Porto Velho. Em média, são 1.117 pessoas atendidas por dia em todas as unidades de pronto atendimento.

No entanto, os dados mostram também que mais da metade dos atendimentos realizados no ano são de pessoas classificadas para a pulseira verde, que significa pouco urgente ou não urgente, que devem buscar auxílio nas unidades básicas de saúde. Foram 213 mil pacientes atendidos nesta classificação.

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Francisca Nery, diretora do DMAC, ressalta que os atendimentos de pessoas com pulseiras verdes demoram, em alguns casos, devido ao grau de prioridades que é trabalhada a classificação de risco.

“Os pacientes que estão com a pulseira verde, não têm gravidade, logo não têm o mesmo grau de prioridade no atendimento que os pacientes com pulseiras vermelhas e amarelas, que são casos de emergência e urgência, respectivamente. Nós trabalhamos com essa classificação de risco para garantir um atendimento seguro e eficiente”, explica a diretora.

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A Semusa reitera a orientação à população que procure as unidades básicas de saúde em casos de pouca gravidade. Essas unidades estão preparadas e equipadas para receber o cidadão, desde criança até o idoso.

De segunda a sexta-feira, as equipes multidisciplinares realizam atendimentos como consultas com médicos e dentistas, exames de rotina e laboratoriais, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, vacinação, entre outros.

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Texto: João Muniz
Foto: Leandro Morais/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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GERAL

Governo de RO expande Centro de Atendimento ao Turista em Porto Velho

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  • Com a finalidade de divulgar o turismo em Rondônia e avançar no fortalecimento da recepção e orientação aos turistas, o governo de Rondônia está expandindo os pontos de atendimento do Centro de Atendimento ao Turista (CAT RO) para oferecer um serviço acessível e eficaz aos que chegam à capital rondoniense. O Centro de Atendimento ao Turista já está funcionando com sucesso no Terminal Rodoviário de Porto Velho, e a ampliação também está sendo feita no Aeroporto Internacional de Porto Velho – Governador Jorge Teixeira de Oliveira e em novos pontos estratégicos da cidade, como a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidenciou que o turismo é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento econômico, social e cultural, e ressaltou, “o governo continuará trabalhando com responsabilidade, reforçando as parcerias com o setor privado e apoiando os pequenos negócios para gerar mais empregos, fortalecer o comércio local, incentivar o empreendedorismo e promover nossa identidade.”

Novos pontos de atendimento previstos:

  • Unidade do Tudo Aqui do shopping: um espaço moderno e interativo dentro de um dos centros comerciais mais movimentados da cidade;
  • Aeroporto Internacional de Porto Velho: para recepcionar e orientar os turistas logo após o desembarque;
  • Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: um dos cartões postais mais importantes da Capital, que passará a contar com suporte turístico direto no local.

AMPLIAÇÃO DOS CATs

Com foco na valorização da hospitalidade, divulgação dos atrativos da cidade e fomento ao turismo local e regional,  a ampliação dos CATs tem contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural de Porto Velho e de todo o estado. 

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CAT MÓVEL

O foco é a valorização da hospitalidade, divulgação dos atrativos da cidade e fomento ao turismo local e regional

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A equipe da Setur realiza atendimentos pela cidade de Porto Velho através do CAT móvel, que é uma van de turismo itinerante que circula pelos principais pontos turísticos, como o Espaço Alternativo de Porto Velho e a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, além de estar presente durante as temporadas de festas culturais regionais como, por exemplo, a Flor do Maracujá. O CAT móvel conta com um guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo.

Segundo o guia turístico, Izaías Gomes, “o CAT Móvel objetiva oferecer um atendimento mais acolhedor, bem estruturado e preparado para receber visitantes com qualidade e informação.”

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De acordo com o superintendente de Turismo do Estado, Gilvan Pereira, “o  governo do estado está investindo na promoção turística para que o estado de Rondônia seja ainda mais conhecido, e a ampliação do Centro de Atendimento ao Turista fortalecerá as ações de divulgação das potencialidades do estado, como rota principal do turismo na Região Norte.”

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  • Fonte
  • Texto: Simoni Marinho
  • Fotos: Isabele Vitória
  • Secom – Governo de Rondônia
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GERAL

Comunidades ribeirinhas atingidas pela cheia do Rio Madeira recebem cestas básicas e água potável

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  • Em mais uma ação para diminuir os impactos provocados pela cheia do Rio Madeira, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), realizou, nesta quinta-feira (17), a entrega de cestas básicas, água potável e hipoclorito às comunidades ribeirinhas de São Miguel e Silveira, no Baixo Madeira, em Porto Velho.

A ação contemplou 90 famílias, 82 da comunidade São Miguel e 8 da comunidade Silveira, com a entrega de 90 cestas básicas, 1.639 unidades de água mineral e 90 caixas de hipoclorito. Os itens foram distribuídos com o objetivo de garantir a segurança alimentar e a proteção da saúde das famílias afetadas pelas enchentes.

Os itens foram distribuídos para garantir a segurança alimentar e a proteção da saúde das famílias afetadas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou acerca da ação, “estamos aqui trazendo alimentação e reforçando o nosso compromisso com a população. O governo do estado está presente, solidário e atuante. Temos um plano em andamento para disponibilizar apoio financeiro às famílias que sofreram perdas com a cheia do Madeira, inclusive com solicitação de uso do superávit estadual junto à Assembleia Legislativa”, salientou.

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AUXÍLIO FINANCEIRO 

Durante a ação, a secretária da Seas, Luana Rocha, anunciou o lançamento do Auxílio para Crises Climáticas, benefício emergencial que será concedido às famílias atingidas, bem como as que tiveram plantações afetadas. O auxílio será no valor de R$ 1 mil, por um período de três meses. “Estamos disponibilizando um auxílio financeiro às famílias prejudicadas. A seleção será feita por equipes técnicas, com assistentes sociais e psicólogas, que já estão em campo prestando o atendimento necessário. Também estamos encaminhando à Assembleia Legislativa uma solicitação para ampliação orçamentária, a fim de atender todas as comunidades impactadas”, explicou.

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A ação contemplou 90 famílias, 82 da comunidade São Miguel

Moradores da comunidade São Miguel destacaram a importância da presença do governo do estado no local. “Vivo da pesca e da plantação de banana. A cheia tem prejudicado muito, mas essa ajuda chegou em boa hora. Agradeço ao governo por estar vendo nossa realidade de perto”, relatou Israel Viana de Matos, que vive há 11 anos na comunidade.

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André Rocha, representante comunitário, reforçou o cenário de vulnerabilidade. “Muitos poços foram inundados. A maioria precisa buscar água em outras localidades. Essas cestas e essa água são essenciais para nós. Esse auxílio que o governo anunciou vai ajudar muito quem perdeu suas plantações”, afirmou.

MONITORAMENTO CONSTANTE

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Desde o início de 2025, o governo de Rondônia já investiu mais de R$ 423 mil em ações de assistência humanitária, com a entrega de 1.458 cestas básicas e 12 mil unidades de água potável para famílias em diversos municípios, como Ji-Paraná, Nova Mamoré, Costa Marques e diferentes regiões de Porto Velho.

“Seguimos atentos à evolução da cheia. Mesmo abaixo do nível histórico de 2014, a situação exige ação firme do poder público. E é isso que estamos fazendo: cuidando da nossa população com responsabilidade e união”, finalizou o governador.

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Fonte
Texto: Larissa Malta e Sângela Oliveira
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

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GERAL

Governo de RO impulsiona integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito com Guia de Orientação

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  • Para otimizar a gestão do trânsito nos municípios rondonienses e fortalecer a segurança viária para a população, o governo de Rondõnia lançou, na segunda-feira (14), o Guia de Integração dos Munícipios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), com objetivo de desmitificar o processo, apresentando os benefícios.  

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza o papel importante da municipalização do trânsito no fortalecimento da democracia e da cidadania no âmbito do trânsito brasileiro. “Ao observarem os preceitos legais, os municípios terão a autonomia para organizar o tráfego de veículos e pedestres de maneira mais alinhada com as necessidades da comunidade local, promovendo um ambiente de maior respeito e segurança para os seus moradores”, declarou.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressalta o empenho da Autarquia em facilitar a adesão dos municípios ao SNT. “O Guia de Municipalização é resultado desse trabalho, oferecendo um instrumento claro e objetivo que detalha as responsabilidades e metas do Detran, da Polícia Militar e dos próprios municípios, em consonância com as diretrizes legais estabelecidas no Art. 2º, III da Resolução nº 811 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 15 de dezembro de 2020.”

INTEGRAÇÃO AO SNT

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Resolução nº 811/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define os procedimentos para a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, seja por meio de seus órgãos e entidades executivas de trânsito e rodoviários, seja pela própria prefeitura municipal, em cumprimento ao Art. 333 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Atualmente, os municípios de Ariquemes, Buritis, Cacoal, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena já fazem parte do SNT.

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POR QUE INTEGRAR O MUNICÍPIO AO SNT?

A municipalização do trânsito representa uma oportunidade valiosa para a administração pública municipal estreitar laços com a população local. Ao diagnosticar as necessidades específicas da comunidade, os municípios podem implementar políticas públicas de trânsito mais eficientes e direcionadas para a melhoria da cidade e da qualidade de vida de seus cidadãos. Essa abordagem foca em pilares como segurança, fluidez, acessibilidade, mobilidade urbana, trânsito e transporte, além de cumprir uma exigência legal imposta aos municípios.

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O PAPEL DO DETRAN-RO

O Detran de Rondônia, como órgão executivo integrado ao SNT, está à disposição para fornecer todo o suporte necessário aos municípios interessados no processo de municipalização. Desde o fornecimento de informações cruciais até o acompanhamento em cada etapa, o Departamento se coloca como um parceiro estratégico. Após a conclusão do processo, os municípios terão a possibilidade de firmar convênios com o Detran-RO, fortalecendo ainda mais a gestão do trânsito local.

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O PAPEL DO CETRAN

O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) desempenha um papel fundamental na integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Atua como órgão consultivo, normativo e coordenador do trânsito no estado, sendo essencial para a implementação uniforme das diretrizes nacionais nos municípios.

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Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Alan Davi
Secom – Governo de Rondônia

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