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GERAL

Contratação de novos médicos para as UPAs acelera o atendimento e melhora a qualidade do serviço

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Os investimentos no setor de urgência e emergência têm avançado na capital. A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), trabalha arduamente para proporcionar um serviço de qualidade, com agilidade e eficiência para o cidadão que precisa do SUS. Dentre a relação de melhorias adotadas pela pasta de saúde, estão o reforço no recurso humano, planejamento e reformas de unidades, novos equipamentos, entre outros.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini, o objetivo desses investimentos é proporcionar um melhor serviço público de saúde para os usuários. “Nós queremos que a nossa capital seja destaque com uma saúde de qualidade. Sabemos que os desafios são grandes, mas nós estamos enfrentando eles de cabeça erguida. Nosso principal objetivo é oferecer um atendimento de qualidade para quem precisa do serviço público de saúde, que é a grande parte da população”, destacou.

MAIS PROFISSIONAIS

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são referências no atendimento à saúde em casos de urgência e emergência. Partindo deste princípio, a Semusa reforçou o quadro de profissionais das unidades. Através de chamamento público, a pasta contratou, no final do ano passado, empresas que prestam serviços médicos. Com isso, as Unidades de Pronto Atendimento, Leste, Sul, Jaci, Ana Adelaide e José Adelino, ganharam um reforço no quadro de funcionários.

UPAs são referências no atendimento à saúde em casos de urgência e emergênciaAtravés desse contrato, as empresas disponibilizam profissionais para preenchimento das vagas que estavam em aberto. Em caso de faltas, as entidades acionam outro médico para cobrir aquela vaga, ou seja, um ganho para a população que recebe atendimento com mais agilidade, qualidade e eficiência. Além disso, a Semusa também tem contratado, por tempo determinado, outros profissionais que compõem o quadro do setor de urgência e emergência.

Quem vai à unidade tem percebido os avanços. A dona Josefa Alencar foi uma das centenas de pacientes que precisaram de atendimento na UPA Sul. Pós-consulta, ela agradece: “Quando eu cheguei lá, fui muito bem atendida. Eu quero agradecer a todos, desde a atendente ao médico. Eles me deram cadeira de rodas, fui medicada, tomei soro e saí no mesmo dia. Eu estou muito feliz por esse atendimento que eu tive na UPA Sul”, agradeceu dona Josefa.

Com os novos investimentos no setor de pessoal, segundo a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC), Francisca Nery, as unidades de pronto atendimento passaram a atender com até quatro ou cinco médicos por plantão, números que vão além do que determina o Ministério da Saúde.

“Com esse novo contrato de prestação de serviço, avançamos muito no atendimento das UPAs. Passamos a oferecer mais médicos. Para as UPAs Sul e Leste, o Ministério da Saúde determina que a Semusa ofereça três médicos por plantão, mas conforme a demanda, é possível ter até mais profissionais escalados. Nosso compromisso é com a população que precisa dos atendimentos”, destaca Francisca.
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ATENDIMENTOS

Os números contabilizados diariamente, segundo dados do DMAC, dão conta que, em 2023, as unidades de pronto atendimento realizaram mais de 400 mil atendimentos nas UPAs de Porto Velho. Em média, são 1.117 pessoas atendidas por dia em todas as unidades de pronto atendimento.

No entanto, os dados mostram também que mais da metade dos atendimentos realizados no ano são de pessoas classificadas para a pulseira verde, que significa pouco urgente ou não urgente, que devem buscar auxílio nas unidades básicas de saúde. Foram 213 mil pacientes atendidos nesta classificação.

Francisca Nery, diretora do DMAC, ressalta que os atendimentos de pessoas com pulseiras verdes demoram, em alguns casos, devido ao grau de prioridades que é trabalhada a classificação de risco.

“Os pacientes que estão com a pulseira verde, não têm gravidade, logo não têm o mesmo grau de prioridade no atendimento que os pacientes com pulseiras vermelhas e amarelas, que são casos de emergência e urgência, respectivamente. Nós trabalhamos com essa classificação de risco para garantir um atendimento seguro e eficiente”, explica a diretora.

A Semusa reitera a orientação à população que procure as unidades básicas de saúde em casos de pouca gravidade. Essas unidades estão preparadas e equipadas para receber o cidadão, desde criança até o idoso.

De segunda a sexta-feira, as equipes multidisciplinares realizam atendimentos como consultas com médicos e dentistas, exames de rotina e laboratoriais, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, vacinação, entre outros.

Texto: João Muniz
Foto: Leandro Morais/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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Hospital Regional de Cacoal realizou mais de 66 mil atendimentos em oito meses

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Com objetivo de diminuir a fila de espera por consultas, o Hospital Regional de Cacoal realizou cerca de 66.598 atendimentos nos períodos entre janeiro e agosto de 2024. A unidade é referência em atendimentos de média e alta complexidade, abrangendo seu serviço pela II Macrorregião. 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, a gestão tem investido em estruturação e profissionais para ampliar o serviço nos municípios. “A equipe médica da unidade está empenhada em oferecer um atendimento especializado, com ambiente humanizado e profissionais capacitados.” 

  • A unidade atende pacientes da região do Café, Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul, com total de 34 municípios. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os números são resultados de uma intensificação dos serviços nas unidades, que tem buscado atender todas as demandas da população. “Nosso foco é diminuir filas de espera por consultas e exames, neste sentido, estamos realizando melhorias estruturais para ampliar o atendimento contínuo”, ressaltou. 

A UTI pediátrica recebeu reformas estruturais

REFORMA

Em julho de 2024, foi realizada a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Regional de Cacoal (HCR), unidade que possui sete leitos para atendimento ao público infantil. Com a obra, foram feitas a troca do piso, pintura, revisão na parte hidráulica e elétrica, restauração de portas e revitalização das instalações sanitárias. 

SERVIÇO

O Hospital Regional de Cacoal possui 166 leitos no total, entre esses 28 leitos de UTI adulto e 7 pediátricos e com 4 salas de cirurgia. A unidade conta com um Centro de Reabilitação que auxilia na reabilitação fisioterápica, com aparelhos de ultrassonoterapia fisioterápico, maca ortostática para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), elevadores e equipamentos para fisioterapia respiratória, e irá atender os pacientes internados que necessitam de reabilitação e servidores assistidos na Saúde do Trabalhador. 

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Ritiella Rocha e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

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Drones modernos do governo de RO ajudam no combate a incêndios no Parque de Guajará-Mirim

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  • A combinação de imagens de satélite e drones modernos ajudam a força-tarefa, liderada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), a combater incêndios florestais no Parque Estadual Guajará-Mirim, onde o enfrentamento foi intensificado pelo governo de Rondônia. A área atingida reduziu drasticamente de mais de 2 mil hectares para 200 hectares.

Leitura das imagens captadas pelo drone ajuda na definição de estratégias de combate

Os drones, com os operadores da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), foram solicitados pelo líder da força-tarefa no Parque, tenente coronel BM Victor Paulo Rodrigues de Souza, que está nas ações à frente do Corpo de Bombeiros, integrado à “Operação Temporã”. O pedido foi prontamente atendido pela Secretaria, demostrando o esforço conjunto do estado na missão de proteção ao meio ambiente.

O chefe de equipe da Operação Verde Rondônia (OVR), tenente BM Alexandre Trajano, explicou o impacto positivo dos dois drones de alta tecnologia empregados para identificar ocorrências de incêndios. Enquanto as imagens de satélite consideram focos de calor até nos pedrais aquecidos, as imagens de drones são precisas em identificar os incêndios.

Aquisição dos drones faz parte dos investimentos do governo do estado

“O governo tem nos incentivado com tecnologia de ponta. Os drones são equipamentos modernos de alto investimento, que ajudam nossa tropa a evitar empenho e deslocamento desnecessários. As imagens de satélite podem confundir pedras aquecidas com incêndios, então enviamos os drones para verificar. Se for pedra, descartamos a ocorrência, porém constatando incêndio, a equipe é prontamente acionada para o combate”, destacou o chefe de equipe da OVR.

AÇÕES ESTRATÉGIAS

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o estado mantém uma grandiosa força-tarefa por meio de duas operações ativas, a “Operação Verde Rondônia” e “Operação Temporã”, com apoio de outros órgãos. “O governo de Rondônia está fortalecendo a força-tarefa com condições tecnológicas e operacionais para o enfrentamento aos incêndios florestais. Também com ações preventivas e de monitoramento, para vencer o quanto antes esse difícil cenário instalado neste período de estiagem severa.”

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

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Reunião do Comitê de Crise Hídrica em Rondônia: mobilização conjunta para enfrentar a seca e seus impactos

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  • O Comitê de Crise Hídrica, instituído pelo governo do estado em novembro de 2023, realizou reunião com entidades estaduais e municipais para discutir e coordenar ações frente à crise hídrica que afeta Rondônia, na terça-feira (3), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. A pauta principal da reunião foi o desenvolvimento de um plano de trabalho integrado para enfrentar os desafios impostos pela seca prolongada, incluindo o aumento de incêndios e a formação de fumaça densa que tem afetado a qualidade do ar e a saúde da população.

Durante o encontro, foi discutida a necessidade urgente de medidas coordenadas para mitigar os impactos da seca, como a intensificação das campanhas de conscientização, o aprimoramento das estratégias de combate a incêndios e a implementação de soluções para o gerenciamento da água. Além disso, foram analisadas ações de suporte à população afetada e a coordenação de esforços para garantir a eficiência dos recursos disponíveis.

O Comitê segue mobilizado e em constante comunicação para acompanhar a evolução da situação

O presidente do Comitê de Crise Hídrica, Cel. BM Nivaldo Ferreira de Azevedo, destacou em sua fala, a importância da união entre as diferentes esferas de governo e instituições para superar a crise. “Estamos diante de um desafio e a colaboração entre todos os órgãos envolvidos é essencial para enfrentarmos a seca e seus efeitos. Nosso compromisso é garantir que as medidas adotadas sejam eficazes e atinjam diretamente as áreas mais necessitadas.”

O Comitê segue mobilizado e em constante comunicação para acompanhar a evolução da situação, adaptando as estratégias conforme necessário. A colaboração entre as diversas entidades e a comunidade continua sendo uma prioridade para enfrentar os desafios impostos pela seca e minimizar seus impactos em Rondônia.

PARTICIPAÇÃO

O encontro contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) além de representantes da Governadoria, Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento Estadual de Estrada de Rodagem e Transportes (DER-RO), Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel) e Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

Fonte
Texto: Marcos André
Fotos: CBMRO
Secom – Governo de Rondônia

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