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GERAL

Comitê Gestor do Alfabetiza Porto Velho realiza 4ª reunião de 2023

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Objetivo do programa é alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental

Seguindo com as ações estratégicas que buscam alavancar os resultados da Educação no município de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na manhã desta quarta-feira (25), a VIII reunião do Comitê Gestor do Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa, desde sua criação. Este já é o quarto encontro realizado somente no ano de 2023.

As pautas principais da reunião foram as ações do programa nas escolas da zona rural e ribeirinha, tais como, o Banzeiro do Saber, documentos para equidade racial e resultados parciais sobre o Alfabetiza Porto Velho, acompanhamento e monitoramento das escolas em 2023 e apresentação de dificuldades encontradas desde a implantação do programa, assim como também, novas sugestões estratégicas que colaboram para o avanço das atividades.

O encontro aconteceu na sede da secretaria e contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Paulo Cury Neto. “Houve motivos para a criação desse programa, então estamos acompanhando os métodos aplicados pela gestão municipal de Educação para a recuperação da aprendizagem nas escolas, pois é muito importante que os alunos dessa fase escolar tenham uma atenção especial para não comprometer o futuro do país”, disse.

A secretária Gláucia Negreiros falou da importância do trabalho em equipe. “O que nos resta é avançar, por isso a importância de trazer pessoas, ter esse assessoramento para que a gente possa avançar. Eu parabenizo a todos nós, que estamos trabalhando de forma colaborativa em busca de um aprimoramento, pois não se trata só de números e sim, de crianças, de famílias que esse programa pode alcançar e transformar o futuro através da educação”, comentou a titular da pasta.

O encontro contou também com a presença de Rita Paulon, consultora do Tribunal de Contas. “O TCE escolheu Porto Velho para este programa. Estamos procurando induzir que a gestão seja orientada a resultados, que faça avaliação e monitoramento e que ela se envolva com a formação dos profissionais da Educação, principalmente os que estão na linha de frente das escolas mais afastadas do centro urbano de Porto Velho”, declarou.

ALFABETIZA PORTO VELHO

Objetivo do programa é alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental

Objetivo do programa é alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamentalO Programa Alfabetiza Porto Velho, instituído na rede municipal de ensino, teve início em 2021 e tem como objetivo alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO).

Ao todo, 17.044 alunos de 108 unidades escolares estão sendo monitorados pelo programa e, destes, mais de 90% estão dentro do cronograma de frequência, que tem uma meta de até 98% dos estudantes. De acordo com resultados estatísticos levantados pelo próprio programa, o avanço foi registrado esse ano em todas as turmas do ensino fundamental I. “Temos usado os dados exibidos em reuniões passadas para comparar e notamos o crescimento no processo de alfabetização. Podemos dizer que avançamos bastante”, disse a secretária Gláucia.

PARCERIA

A elaboração do programa foi criada por meio de um esforço conjunto e colaborativo da Semed, com o apoio técnico do TCE-RO, para melhorar os processos de alfabetização nas escolas da rede, contribuindo e apoiando as escolas para que a alfabetização aconteça na idade certa.

Para que os resultados na alfabetização sejam obtidos, a Semed, com o suporte do TCE e do Instituto Gesto, vem realizando a formação de professores multiplicadores alfabetizadores em toda a rede, que alcançam os demais professores e que atuam especificamente com a alfabetização.

COMITÊ GESTOR

“Nós temos toda uma rotina de evidenciar se o programa está alcançando êxito ou não, através do monitoramento mensal dos resultados de alfabetização da rede por meio de instrumentos que são disponibilizados aos professores e supervisores escolares. E essas reuniões de comitê acontecem a cada dois meses. Estamos sempre buscando caminhos para melhorar a aprendizagem e as avaliações apontam para onde ir. Nessa reunião, por exemplo, decidimos ampliar as formações presenciais de professores que atuam em escolas mais distantes, como na zona rural e do baixo Madeira, mesmo com os resultados positivos”, explicou Fernanda Souza, coordenadora do programa.

METAS

Somados, os alunos dos três primeiros anos chegam a um total de aproximadamente 17 mil crianças na rede municipal de ensino. No Programa Alfabetiza foram estabelecidas as seguintes metas: alfabetizar 85% das crianças até o final do 1º ano; alfabetizar 100% dos alunos até o final do 2º ano e promover a ampliação da leitura e compreensão de textos de todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental.

Texto: Géri Anderson
Foto: Géri Anderson

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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Prefeitura de Porto Velho trabalha para garantir qualidade da água que abastece as escolas municipais

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A Prefeitura de Porto Velho tem adotado uma série de medidas para garantir a qualidade da água consumida nas escolas municipais, com o objetivo de reduzir os riscos de transmissão de doenças e promover mais saúde e qualidade de vida para alunos e profissionais da educação.

O monitoramento da água é realizado nos poços artesianos, nas torneiras dos refeitórios, nos bebedouros e nas caixas d’água. Por meio do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (Vigiagua), a Vigilância Sanitária Municipal realiza a coleta das amostras de água, que são analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen).

De acordo com Ailton Furtado, diretor da Vigilância Sanitária de Porto Velho, após a emissão do laudo pelo Lacen, os resultados são encaminhados às escolas para que o monitoramento da qualidade da água nos poços artesianos seja realizado. “Monitoramos a água na saída do poço, nas torneiras do refeitório e nos bebedouros. Caso haja qualquer irregularidade, o diretor da escola é notificado para adotar medidas corretivas, como a instalação de filtro dosador de cloro e a limpeza da caixa d’água”, explicou Furtado.

O diretor também ressaltou que todos os 141 diretores das escolas municipais são orientados sobre a importância de garantir a qualidade da água, de forma a não comprometer a saúde das crianças e dos profissionais, garantindo que o ambiente escolar não seja prejudicado. Com esses cuidados, a Vigilância Sanitária assegura que a água consumida nas escolas municipais de Porto Velho é de boa qualidade e adequada para o consumo humano.

As ações do Vigiagua são realizadas pela Divisão de Vigilância, Licenciamento e Risco Sanitário (Dvisa), que integra o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Texto: Augusto Soares
Fotos: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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GERAL

Professora da rede municipal conquista primeiro lugar em concurso de coletâneas de poesias

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Com o poema intitulado “A Cadeira”, a professora Andréa Costa de Oliveira Rodrigues, da Divisão de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), conquistou o primeiro lugar no concurso de coletâneas no segmento de Poesias do LEEI – Curso de Leitura e Escrita na Educação Infantil – Região Norte.

O anúncio da premiação aconteceu na solenidade de abertura do ano letivo e de boas-vindas aos alunos da rede municipal de educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Madeira, na capital. O prefeito Léo Moraes e o secretário da Semed, Leonardo Leocádio, parabenizaram a professora e destacaram a importância do incentivo à leitura e à escrita para o desenvolvimento intelectual dos jovens estudantes.

A docente e poetisa comentou que ser premiada proporcionou uma experiência ímpar, por meio da ampliação da ótica sobre a literatura, pois escrever para criança é um grande desafio. O foco da poesia, ressaltou Andréa Rodrigues, é a inclusão infantil. “Acredito que todas as crianças, sem exceção, merecem as mesmas oportunidades”, afirmou.

Conforme Andréa, o LEEI é um esforço nacional para a implementação de ações estratégicas dedicadas a garantir que todas as crianças brasileiras possam alcançar êxito no processo de alfabetização por meio de ações formativas para professores da Educação Infantil. Nessa perspectiva, a educação infantil integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, buscando a inserção da criança na cultura da escrita e dentro das especificidades dessa etapa da educação básica.

“O Programa de Leitura e Escrita (LEEI) é um novo olhar para a Educação Infantil. A cultura do escrito é fundamental para a aprendizagem e formação das crianças. Tanto a leitura quanto a escrita são apresentadas de forma lúdica, valorizando nossa cultura regional”, explicou.

Andréa acredita que os livros infantis são uma ferramenta de grande valor. “Escrevo desde criança. Antes escrevia apenas para jovens e adultos, hoje também escrevo para crianças. Por exemplo, o meu poema premiado é sobre uma criança cadeirante. A premiação vai me ajudar a ampliar meu público-alvo e assim aprimorar minha carreira de escritora”, comentou.

LEEI

O Ministério da Educação (MEC) instituiu o Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI) como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A iniciativa busca implementar ações de formação continuada para ampliar e consolidar os conhecimentos dos profissionais da educação infantil, visando ao planejamento e à execução de práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento das crianças nas áreas de linguagem oral, leitura e escrita.

O Pro-LEEI enfatiza a importância de experiências significativas, planejadas de forma intencional, que envolvam práticas discursivas de oralidade, leitura e escrita, além de análise e reflexão. Essas atividades devem considerar as interações e brincadeiras como eixos estruturantes do currículo da educação infantil.

A implementação do programa está estruturada em três eixos principais: Gestão e Governança, Formação de Profissionais da Educação e Reconhecimento e Disseminação de Práticas Inspiradoras. As Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) desempenharam um papel fundamental, atuando como núcleos de formação de educadores e espaços para a formulação de estratégias.

Entre os princípios orientadores estão o fortalecimento do regime de colaboração entre União, estados, municípios, Distrito Federal e Ifes; o reconhecimento das especificidades da educação infantil; e a valorização da diversidade e promoção da equidade educacional, considerando os repertórios culturais de cada região do país.

Texto: Humberto Oliveira
Fotos: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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Agendamento para serviços odontológicos especializados passa a ser feito pelo sistema de regulação da Prefeitura de Porto Velho

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A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), implementou uma mudança no processo de agendamento dos atendimentos nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que, a partir de agora, será realizada exclusivamente pelo sistema de regulação do município.

Com a medida, o agendamento deixa de ser feito por meio de demanda espontânea ou contato direto via telefone e passa a seguir um fluxo regulado, garantindo maior organização no encaminhamento dos pacientes e reduzindo o tempo de espera.

Os CEOs são referência no atendimento odontológico especializado, oferecendo procedimentos como cirurgias complexas, tratamento de canal (endodontia), extração de dente do siso, tratamento de gengiva (periodontia) e assistência a pacientes com deficiência.

COMO VAI FUNCIONAR?

Para chegar ao CEO, a população deve procurar inicialmente a unidade básica de saúde mais próxima. O paciente passa por avaliação do dentista da unidade, que, ao identificar a necessidade de um procedimento especializado, faz a solicitação.

Com o encaminhamento em mãos, o paciente procura o setor de regulação da própria unidade onde foi atendido para cadastrar o pedido. A partir daí, o sistema distribui os atendimentos entre as unidades de acordo com a disponibilidade dos profissionais, garantindo um fluxo organizado e transparente.

De acordo com a gerente da Divisão de Saúde Bucal da Semusa, Francielli Pasquim Tolotti, a regulação tem o objetivo de promover equidade do acesso, garantido integridade na assistência e permitindo o ajuste da oferta assistencial disponível de acordo com as necessidades imediatas do cidadão.

“A mudança é inédita e tem o objetivo de melhorar o serviço. Antes da medida, realizamos um levantamento aprofundado sobre o tempo que cada paciente esperava para ser atendido no serviço especializado. Através da regulação, com a distribuição correta de paciente por profissional, vamos garantir que essa espera seja a mínima possível”, explica Francielli Pasquim Tolotti.

A gerente também informa que, a partir de agora, os números de whatsapp por onde as consultas eram agendadas, deixarão de fazer atendimento direto ao paciente. Francielli Tolotti reforça que “o atendimento inicial será realizado na unidade básica de saúde e, caso necessário, o encaminhamento para os CEOs será feito pelo profissional da unidade, seguindo o novo fluxo de regulação”, finaliza.

SAÚDE BUCAL

Em Porto Velho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), oferece variados serviços odontológicos gratuitos à população, tanto na área urbana quanto na rural. Os serviços oferecidos nas unidades básicas de saúde incluem limpeza, aplicação de flúor, restaurações, extrações simples, além de atendimento de urgências.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Casos de urgência ou emergência são atendidos também nas UPAs. Na Leste, o atendimento odontológico é feito 24 horas todos os dias da semana. Na UPA Sul, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Leandro Morais/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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