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BRASIL

Com seca no Amazonas, ribeirinhos têm dificuldades para se locomover

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Moradores enfrentam problemas para sair e voltar às comunidades

A situação crítica do Rio Negro, no Amazonas, tem afetado a vida da população ribeirinha local que enfrenta problemas de acessibilidade para sair e voltar às suas comunidades. Na Marina do Davi, principal terminal público de Manaus para deslocamento a comunidades ribeirinhas, – a exemplo de Igarapé, Tarumã Mirim, Praia da Lua e Praia do Tupé -, o cenário é de muita dificuldade para a população que precisa chegar a diferentes locais.

Na Marina, após descer uma ladeira, os passageiros têm de caminhar quase um quilômetro atravessando lama, bancos de areia, pontes precárias de madeira, em um percurso arriscado, até chegar ao local onde aguardam os pequenos barcos que ainda conseguem fazer a travessia. É o caso da dona de casa Madalena Soares Fernandes, de 73 anos, que toda vez que precisa se deslocar enfrenta essa saga. Moradora de Tarumã, dona Madalena reclamou à Agência Brasil sobre a dificuldade de caminhar para chegar até o local de embarque.

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“É muita dificuldade, com muita areia. Está difícil de chegar em casa, está horrível. Vamos esperar, não é?”, disse a dona de casa referindo-se à volta do período de chuva.

Segundo dona Madalena, já são quase três meses enfrentando essa situação. Ela relatou ainda ter vivido uma seca similar, em 2010, mas de curta duração. “Em 2010 deu, mas não foi tanto quanto neste [período], entendeu? Foi uma seca grande, mas rápida. Essa aqui não, está sendo demorada”, disse.

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Entre as compras que tenta levar para casa está um garrafão de água. Para auxiliar no transporte, ela contratou uma pessoa para carregar o saco com ração para as galinhas que cria. Entre sorrisos, dona Madalena contou que após o desembarque em Tarumã precisaria caminhar cerca de três horas para chegar em casa, já que, com o rio seco, o barco não consegue entrar na comunidade. No caminho, não contará com o auxílio do filho que mora com ela, para transportar as compras.

Manaus (AM), 20/11/2023,  Rio Negro, no bairro São Raimundo em Manaus, próximo ao estaleiro Santa Fé, com seu nível muito baixo, sendo a maior seca em 121 anos. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Manaus – Rio Negro, no bairro São Raimundo em Manaus, tem nível muito baixo, na maior seca em 121 anos – Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

“Quando está cheio, o barco vai até perto de casa e agora acho que demora umas três horas para chegar”, afirmou. “E ele [o filho] nem está aqui, só vamos eu e Deus”, completou,

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O cenário desafiador também gera oportunidades diversas para os moradores locais, que encontram na dificuldade vivenciada por uns a oportunidade de gerar renda. É o caso de Leandro da Silva, de 27 anos, que trabalha na Marina carregando mercadorias de quem quer atravessar para as comunidades. Ele foi contratado para transportar a ração das aves de dona Madalena.

“A gente carrega tudo, tanto variedades quanto mudanças e dá para fazer uma moeda”, disse Leandro à Agência Brasil. Segundo o jovem, o expediente começa bem cedo e acaba, em geral, por volta das 17h, em razão das dificuldades para voltar à comunidade.

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Na volta, ele segue um caminho similar ao traçado por dona Madalena. “A maior dificuldade é na comunidade – o que era feito em 15 minutos você faz em uma hora de perna, areia, praia, lama”, observou Leandro, refletindo sobre a situação vivenciada na marina. “A seca quebra as pernas de todo mundo, tem gente que sobrevive de flutuante e pode ver, tudo parado. As lanchas não passam, agora só as rabetinhas (tipo de embarcação), ainda encalhando porque está seco”, resumiu.

A situação dos flutuantes, encalhados na Marina do Davi desde outubro, também é preocupante. Localizada no bairro Ponta Negra, às margens do Igarapé do Gigante, a marina também é utilizada para passeios turísticos no Rio Negro.

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Um grupo de 56 barqueiros, organizados em torno da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf), presta tanto serviços para as comunidades, quanto realiza passeios turísticos na região.

Manaus (AM), 20/11/2023,  Rio Negro, no bairro São Raimundo em Manaus, próximo ao estaleiro Santa Fé, com seu nível muito baixo, sendo a maior seca em 121 anos. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Manaus – Rio Negro, no bairro São Raimundo em Manaus, durante a maior seca em 121 anos – Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Um dos cooperativados, João da Rocha Lopes, 52 anos, também disse à Agência Brasil que só tinha visto uma seca similar em 2010, mas com impacto muito menor. Parado desde outubro, ele contou que está sobrevivendo como pode.

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“A gente se vira com o que tem, com o que conseguiu ganhar e guardar um pouquinho, não é? Vai se virando, afirmou. “Perdeu o comércio, perderam muitas áreas”. Por exemplo, o Uber parou o movimento. Alguns colegas nossos ainda estão trabalhando na rabeta. A gente trabalha com sete comunidades e os transportes estão sendo feitos por meio de rabetinhas, que andam praticamente na lama. E eles [os moradores] têm necessidade de ir e vir, porque precisam comprar alimentos, remédios, precisam fazer essa locomoção”.

Seca

Após a volta de nuvens de fumaça em pontos de Manaus durante o fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia lançou alerta de perigo para a possibilidade de chuvas intensas na capital amazonense. O alerta, divulgado nessa segunda-feira (20), vale até esta terça (21) e também abrange regiões dos estados do Acre, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia e Roraima.

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Segundo o Inmet, o alerta vale para as regiões do vale do Acre, leste rondoniense, centro amazonense, sudoeste amazonense, norte mato-grossense, sul amazonense, norte amazonense, madeira-guaporé, sul de Roraima, vale do Juruá,e sudoeste paraense.

Em Manaus, a nuvem de fumaça que deixou o céu cinzento voltou no sábado (18) e pôde ser observada até a manhã de ontem. No início da tarde, a cidade registrou chuva em pontos isolados. Segundo o monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), da Universidade do Estado do Amazonas, a qualidade do ar em boa parte da capital ficou moderada.

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Manaus (AM), 20/11/2023,  Rio Negro, no bairro São Raimundo em Manaus, próximo ao estaleiro Santa Fé, com seu nível muito baixo, sendo a maior seca em 121 anos. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Manaus – Rio Negro, no bairro São Raimundo em Manaus, próximo ao estaleiro Santa Fé – Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O estado do Amazonas enfrenta seca severa, com o Rio Negro alcançando o pior marca em 121 anos, quando começaram as medições. No dia 26 de outubro, a cota do rio chegou ao nível mais baixo registrado, ficando em 12,7 metros. No início de novembro começou a subir, ficando novamente acima dos 13 metros. A última medição registrada pelo Porto de Manaus, no dia 17 deste mês, mostrou recuo no volume, com a calha do Rio Negro ficando em 12,96 metros.

De acordo com o mais recente boletim divulgado pela Defesa Civil do Amazonas, todos os 62 municípios do estado permanecem em situação de emergência. São 598 mil pessoas e 150 mil famílias afetadas.

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Galeria: Seca no Amazonas – Rafa Neddermeyer

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FONTE: Agência Brasil/ Edição: Graça Adjuto

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VEJA OS VÍDEOS: ‘Ruiva do job’ que participou de orgia com Neymar faz teste de farmácia e afirma que está grávida

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Brasil – Dias após ser envolvida em rumores de uma suposta relação com Neymar, a influenciadora Any Awuada chocou a internet ao revelar que está grávida! Na noite da última terça-feira (18), ela compartilhou um vídeo nos stories do Instagram, mostrando o momento exato em que descobriu a gestação.

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A reação foi imediata: “Santo Deus. Nossa Senhora Aparecida. Grávida de uma semana!”, exclamou Any, visivelmente surpresa com o teste positivo.

Antes do anúncio bombástico, a influenciadora chegou a minimizar a possibilidade de gravidez, usando um argumento bastante questionável. “Fiquem tranquilos, porque eu fiz xixi logo em seguida. E quando você faz xixi logo em seguida, você não engravida”, declarou ela nas redes sociais.

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O comentário viralizou e gerou uma enxurrada de críticas, já que urinar após a relação não impede a fecundação. Especialistas explicam que, uma vez dentro do corpo, os espermatozoides seguem seu caminho até o óvulo, e o fato de ir ao banheiro depois não altera essa trajetória.Agora, o público está em alvoroço! Quem é o pai? Neymar vai se pronunciar? Essa novela está só começando…

VEJA OS VÍDEO CLICANDO AQUI

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BRASIL

URGENTE: Suspeito de matar mulher grávida e 2 crianças é indiciado por feminicídio e duplo homicídio

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Polícia Civil do Piauí concluiu o inquérito policial que investigava a morte de Jairane Moura da Silva, grávida, e de seus dois filhos, Vinícius Emanuel Moura da Silva, 6, e João Gabriel Moura da Silva, 8, na cidade de Paquetá, interior do Piauí. Jeneilton Araújo, conhecido como Neilton, ex-companheiro de Jairane, foi indiciado pelos crimes.

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Jairane foi vítima de feminicídio qualificado pelo fato de estar grávida e pelo uso de meio cruel que impossibilitou sua defesa. Jeneilton também foi indiciado pelo homicídio qualificado de seus dois enteados, menores de 14 anos, com agravantes de meio cruel e impossibilidade de defesa.

Câmeras de segurança registraram a presença de Jeneilton na rua da casa das vítimas antes dos crimes, após os assassinatos, o suspeito fugiu, sendo capturado quase uma semana depois em uma fazenda em Lagoa do Barro, também no interior do Piauí. Em interrogatório, Jeneilton confessou o assassinato de Jairane, alegando uma discussão como motivação, mas negou ter matado os filhos dela.

No entanto, o delegado responsável pela investigação afirma que todas as evidências apontam para Jeneilton como autor dos três crimes. Jeneilton permanece preso na Cadeia Pública de Altos, o caso foi encaminhado ao Ministério Público, que dará prosseguimento à ação penal.

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Este caso chocou a comunidade local e levanta debates sobre a violência contra a mulher e a importância da proteção de crianças.

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BRASIL

Governo Federal planeja aumentar mistura de etanol na gasolina para reduzir preços ao consumidor

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Brasil – Em um esforço para aliviar o bolso dos brasileiros diante dos altos preços dos combustíveis, o governo federal anunciou uma medida que promete mexer na composição da gasolina vendida nos postos. A proposta, revelada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, prevê o aumento do percentual de etanol anidro misturado à gasolina, passando dos atuais 27% para 30% ainda em 2025. A iniciativa, segundo o ministro, tem como objetivo principal baratear o custo do combustível para o consumidor final, em um cenário de inflação persistente e pressão econômica.

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A estratégia foi confirmada por Silveira em entrevista exclusiva ao Jornal 10 da GloboNews, na quinta-feira (13), e reflete uma tentativa do governo de equilibrar os interesses dos consumidores com os desafios do mercado energético. O etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, é geralmente mais barato que a gasolina pura no Brasil, e o aumento de sua participação na mistura pode reduzir o preço final nas bombas. “Estamos buscando alternativas para dar um alívio ao cidadão sem comprometer o abastecimento ou a economia”, afirmou o ministro, destacando que a medida está em fase de avaliação técnica.

A decisão chega em um momento em que o preço da gasolina segue sendo um dos vilões do orçamento familiar e um fator de pressão sobre a inflação. Dados recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que o litro da gasolina comum está acima de R$ 5 em várias regiões do país, mesmo após ajustes na política de preços da Petrobras e cortes temporários de impostos. A elevação da mistura de etanol surge como uma solução criativa, mas não isenta de desafios.
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Especialistas apontam que o aumento do etanol na composição da gasolina pode, de fato, gerar uma redução de custo, já que o biocombustível tem um preço mais competitivo no mercado interno. No entanto, o impacto real dependerá de variáveis como a cotação do petróleo no mercado internacional, o câmbio do dólar e a capacidade de produção das usinas sucroalcooleiras. “Se a safra de cana-de-açúcar for robusta e os preços do etanol se mantiverem estáveis, o consumidor pode sentir uma diferença positiva”, explica Mariana Costa, economista especializada em energia. “Mas, em um cenário de alta volatilidade externa, o efeito pode ser limitado.”

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Outro ponto de atenção é o desempenho dos veículos. Carros mais antigos ou não adaptados ao maior teor de etanol podem apresentar problemas de eficiência ou aumento no consumo, o que poderia anular parte do benefício econômico para os motoristas. Por outro lado, a medida é vista como um incentivo à indústria nacional de biocombustíveis, um setor estratégico para o Brasil, maior produtor mundial de etanol de cana.

A proposta do governo se insere em um contexto de busca por soluções que combinem sustentabilidade e alívio financeiro. O Brasil já adota uma política de mistura obrigatória de etanol na gasolina desde os anos 1970, com o percentual variando ao longo do tempo. O limite atual de 27% foi estabelecido como um equilíbrio entre viabilidade técnica e econômica, mas a nova meta de 30% sinaliza uma aposta mais agressiva no biocombustível como ferramenta de política pública.

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A reação do mercado e da sociedade ainda está em formação. Representantes do setor de combustíveis, como a Fecombustíveis, devem acompanhar de perto os desdobramentos, enquanto motoristas expressam um misto de esperança e ceticismo. “Se baixar o preço, ótimo. Mas já ouvimos tantas promessas assim antes”, comenta João Silva, taxista em Manaus, refletindo um sentimento comum entre os consumidores.

O aumento do percentual de etanol na gasolina ainda precisa passar por consultas técnicas e análises de impacto antes de ser implementado. O Ministério de Minas e Energia informou que a medida será debatida com o setor produtivo e especialistas para garantir sua viabilidade. Se aprovada, a mudança pode entrar em vigor ainda no segundo semestre de 2025, trazendo um novo capítulo à longa história da relação entre combustíveis e economia no Brasil.

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