GERAL
Com o projeto “Empresa Fácil” mais de nove mil empresas foram abertas em menos de cinco meses, em Rondônia
No segundo quadrimestre de 2023, o estado de Rondônia teve mais de nove mil empresas abertas, de acordo com o balanço da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer). Diversas ações têm sido realizadas pelo Governo de Rondônia para possibilitar a desburocratização e a abertura de empresas no Estado.
Com iniciativa da Jucer e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), tem-se aproximadamente 142 mil empresas registradas em Rondônia, com dados extraídos da Receita Federal. A expectativa da Junta Comercial é que até o fim de 2023, mais de 26 mil empresas sejam abertas em todo o Estado, ultrapassando a marca de 2022.
INVESTIMENTOS
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “entre os fatores que têm atraído as empresas para Rondônia, está a solidez fiscal do Estado, encontrando segurança jurídica. Isso resulta na atração de investimentos, não só de novas empresas a serem instaladas, mas também possibilita que os empreendedores decidam criar suas atividades, saindo da informalidade, por meio dos programas Cidadania Empresarial e Empresa Fácil”, ressaltou.
De acordo com o presidente da Jucer, José Alberto Anísio, o que possibilitou esse aumento no número de empresas criadas e formalizadas foi o investimento do Estado na ordem de R$ 1.396.536,83 (um milhão, trezentos e noventa e seis mil, quinhentos e trinta e seis reais e oitenta e três centavos). “O recurso advindo do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider) fez com que a Junta Comercial dispensasse às custas, que inclui taxas de registro, daqueles que querem empreender. Além disso, chamam a atenção a posição geográfica no país e as oportunidades que são oferecidas”, pontuou.
AÇÕES REALIZADAS
Entre as ações realizadas pela Jucer, inclui-se a desburocratização das empresas. A Junta trabalhou nos 52 municípios, justamente para enquadrar as empresas que atuam em atividades de baixo e médio risco. As normas criadas facilitam o ingresso de empresários com pouca burocracia para abrir as empresas e ter suas inscrições nas áreas da saúde e meio ambiente.
O presidente da Jucer salientou que, foi feito um levantamento das empresas instaladas em Rondônia. “Hoje, por exemplo, temos cerca de 54 mil com pessoas físicas, na informalidade. A partir do momento em que se formalizam, conseguem registrar funcionários com menor custo, pagam menos impostos, têm acesso ao crédito e uma variedade de oportunidades, tanto no Estado quanto na União”, reforçou.
EMPRESA FÁCIL
Nesta ação, o presidente da Jucer disse ainda que, a Junta Comercial funcionou como um integrador regional, tendo como base as legislações estadual, federal e municipal. “O Empresa Fácil, atuou com medidas de desburocratização e beneficiou empresas de médio e baixo risco, com o registro feito de forma eletrônica e simplificada na Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e ainda no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO). Para as empresas de médio e alto risco, o tratamento é diferente, porque carecem de vistoria externa e de algumas documentações complementares”, pontuou.
DISPENSA DE TAXAS
A parceria da Jucer com o Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia, junto ao Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), foi importante para o projeto de dispensa de taxas.
“Essa dispensa realmente valeu a pena, sendo um custo ínfimo com relação ao que proporcionou à economia e empregabilidade, pois a partir do momento de abertura da empresa, já começa a gerar emprego e renda. A abrangência foi para os 52 municípios, e tínhamos a expectativa de abrir neste período de dispensa, cerca de 2.400 empresas, porém, em menos de cinco meses, foram abertas 2.539”, destacou.
DESBUROCRATIZAÇÃO
No processo de apoio às empresas, foi firmado um Termo de Cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), visando estimular e facilitar a vida de quem quer empreender, proporcionando o menor tempo possível e a desburocratização junto aos demais órgãos de fiscalização.
Segundo o presidente da Jucer, José Alberto, “entre todos os estados brasileiros, Rondônia está no topo, pois é um bom lugar para se investir. Vale a pena empreender, pois há grandes possibilidades de ter o resultado em curto, médio e longo prazo”, concluiu.
Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Deputados aprovam R$ 1,4 milhão para pagamento de reeducandos e regularização fundiária
Os deputados estaduais autorizaram o Poder Executivo a fazer o remanejamento de R$ 1.484.520,00 para atender as necessidades da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat). Os recursos são oriundos de crédito adicional especial por anulação e beneficia também a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Parte dos valores, R$ 1.355.140,00, está no Projeto de Lei 361/2024, aprovado durante a sessão extraordinária na terça-feira (8), realizada no Plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos, na sede do Poder Legislativo, em Porto Velho.
Conforme justificativa apresentada pelo governo do estado, a abertura de crédito é para que a Sepat possa assumir as ações do extinto Instituto de Terras do Estado de Rondônia (Iteron), que visam realizar as atividades destinadas à regularização fundiária em área rural de competência do estado de Rondônia, visando tornar céleres os procedimentos de análises técnicas, destinadas a resolver pendências de regularização fundiária rural de áreas situadas em várias regiões, as quais trazem reflexos direto e indiretamente ao agronegócio do Estado.
Já o Projeto de Lei 410/2024autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial por anulação, até o valor de R$ 129.380,00, em favor das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), com o objetivo de viabilizar o pagamento de mão de obra de reeducandos do sistema prisional do estado de Rondônia.
Ainda conforme a justificativa, a descentralização dos recursos em favor do Fundo Penitenciário permitirá que reeducandos apoiem as atividades da Sedec, como no Sine e no Procon, contribuindo para a política pública de reintegração social, proporcionando que os detentos tenham uma oportunidade de profissionalização e reinserção no mercado de trabalho, ajudando a reduzir a reincidência criminal.
No caso da Sepat, os recursos suplementares serão utilizados para remunerar os reeducandos que atuam nas divisões administrativas, auxiliando no atendimento ao público relacionado à regularização fundiária urbana e fornecendo informações à população do estado.
Os dois projetos foram aprovados por todos os deputados presentes e seguem para a sanção do Poder Executivo. Até o segundo turno das eleições, as sessões ordinárias acontecem apenas nas terças-feiras, às 15h. A população pode acompanhar as sessões presencialmente, ou pelo canal da TV Assembleia, 7.2, ou ainda pelo canal no YouTube.
Mais informações acerca dos projetos podem ser encontradas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl). Além disso, as pessoas podem verificar todos os projetos aprovados durante as sessões, no site oficial da Alero.
Texto: Ivanete Damasceno | Secom ALE/RO
GERAL
Formação contínua de servidores promove eficiência na execução das atividades do Sistema Prisional
- Em uma iniciativa que promove a constante atualização e qualificação dos servidores do estado, o governo de Rondônia ofereceu cursos aos policiais penais entre os dias 1º e 8 de outubro, na sede da Escola de Serviços Penais (Esep), em Porto Velho. A formação contínua é fundamental para garantir a eficiência e eficácia na execução das atividades do Sistema Prisional.
A ação, executada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Esep, capacitou os servidores nos cursos de Princípios da Administração Pública; Curso de Armamento e Tiro (CAT) com foco na Espingarda Calibre 12, e Lei Complementar Nº 1.102 de 26/10/2021.
ESPECIALIZAÇÕES
As aulas aconteceram na modalidade presencial, de forma teórica e prática, e foram disponibilizados certificados com carga horária de 10 horas para cada módulo.
Na terça-feira (1º), o curso ministrado pela policial penal, Eliel Souza, abordou o tema “Princípios da Administração Pública”, com foco na ética, transparência e gestão eficiente dos recursos públicos.
No âmbito operacional, na quinta-feira (3), foi realizado o Curso de Armamento e Tiro, que inclui especializações em Espingarda Calibre 12. Ministrados pelos policiais penais, Ericsson e Davi Loreto, as especializações desenvolvem habilidades para uma atuação aprimorada e eficaz dentro das atribuições e missão do servidor; com segurança, precisão e controle. Estimula assim o profissional nas técnicas, atendendo às necessidades do sistema prisional.
Na terça-feira (8), a formação na “Lei complementar 1.102 de 26 de outubro de 2021”, ministrada pelo policial penal Luciano Pessoa, explicou aos servidores sobre suas novas atribuições como policiais penais na segurança pública.
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
O secretário da Sejus, Marcus Rito, reforçou a importância desses treinamentos. “A atualização constante do conhecimento é essencial para que nossos servidores estejam preparados para enfrentar os desafios do dia a dia e garantir a segurança dentro e fora dos estabelecimentos penais. Esses cursos demonstram o compromisso do governo do estado com a valorização e o desenvolvimento profissional dos policiais penais.
Fonte
Texto: Assessoria Sejus
Fotos: Cleiton Aragão e Karina Silva
Secom – Governo de Rondônia
GERAL
Governo de RO distribui cestas básicas a trabalhadores do Porto de Porto Velho
- A crise hídrica que atinge o Rio Madeira, com a menor cota registrada em décadas, paralisou as operações de navegação no Porto de Porto Velho e impactou diretamente a vida de 128 trabalhadores portuários avulsos (TPAs), que estão sem trabalho há cerca de um mês. Com a navegação interrompida devido ao baixo nível das águas, os trabalhadores enfrentam dificuldades financeiras. Nesta quarta-feira (9), cestas básicas vão ser distribuídas pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), em uma tentativa de amenizar os efeitos da paralisação. A distribuição segue até quinta-feira (10).
O diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), Fernando Parente, pontuou a preocupação com a situação dos TPAs, que têm enfrentado dificuldades com a paralisação das operações. “Estamos cientes das necessidades urgentes dos trabalhadores. O impacto vai muito além da falta de trabalho, afeta a vida e o sustento de muitas famílias, e a gestão estadual está empenhada em buscar soluções e apoio necessário nesse momento. O que todos esperam é que o rio volte a um nível seguro, permitindo que os trabalhadores possam retomar as atividades e garantir o sustento com dignidade”, ressaltou.
Segundo a gerente da Proteção Social Especial, Gláucia do Nascimento Prado, o auxílio serve também, para pensar em políticas públicas a longo prazo. “Traçamos o perfil para obter uma estimativa nessas situações de emergência e planejar ações futuras. Conseguimos fazer um levantamento de dados das pessoas prejudicadas com a seca nesse momento”, explicou.
De acordo com o operador José Renato de Oliveira Lopes, a diretoria do Sindicato dos TPAs, junto à Soph, levou a demanda para o governo de Rondônia e foram prontamente atendidos, frisando que a ajuda traz a expectativa de retornar com as atividades. “É bom porque está ajudando, mas estamos acostumados a nos manter com o nosso trabalho. E enquanto estiver nessa situação, não temos condições de voltar.”
AÇÕES CONTÍNUAS
Para enfrentar o cenário de crise hídrica, o governo de Rondônia, por meio do Porto de Porto Velho, está organizando o Grupo de Trabalho “Navega Rondônia”, que reúne representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Marinha do Brasil, Federação Nacional das Empresas de Navegação (Fenavega), Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com o objetivo de coordenar ações contínuas, integrando informações e esforços não apenas em situações de seca, mas também em questões de segurança e operação portuária.
Fonte
Texto: Josi Gonçalves e Guilherme Belém
Fotos: Josi Gonçalves
Secom – Governo de Rondônia
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