Connect with us

INTERIOR

Boi-bumbá Malhadinho vence Festival Folclórico de Guajará-Mirim

Published

on

Malhadinho foi o vencedor do 21º Festival Folclórico de Guajará-Mirim

O boi-bumbá Malhadinho é o campeão do 21º Festival Folclórico Duelo na Fronteira de Guajará-Mirim. Com o tema “Folclórico Brasileiro” o boi azul e branco conquistou o 9º título da agremiação. A apuração dos votos ocorreu na noite da segunda-feira (16), no bumbódromo Márcio Paz Menacho, localizado na região Central do município.

Os brincantes acompanharam a apuração

INVESTIMENTOS

O Festival promovido pelo Governo de Rondônia aconteceu no período de 13 a 15 de outubro. O evento foi realizado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, em parceria com a Prefeitura de Guajará-Mirim. Recursos do Fundo Estadual de Cultura do Estado de Rondônia possibilitaram o repasse, mediante convênio com a associação Waraji, para atender artistas das agremiações e confecção de indumentárias, além das estruturas de palco, som, iluminação, arquibancadas, banheiros químicos, entre outros.

O Governo do Estado também proporcionou a restauração do bumbódromo, obra realizada pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp.

VALORIZAÇÃO

Arquibancada do boi azul e branco durante noite festiva

Para o governador Marcos Rocha, o compromisso de realizar a festa folclórica teve como prioridade a organização geral do evento, a fim de garantir o bem-estar de todos. “Realizar a 21ª edição do Festival envolveu muito mais do que secretarias e órgãos públicos do Estado, pois cada cidadão participante teve um valor fundamental na concretização da nossa festa, desde os bastidores, montagem da estrutura, venda de produtos nas barraquinhas ou mesmo na divulgação do evento. Parabenizo as agremiações dos dois bois-bumbás pela dedicação à cultura” ressaltou.

O titular da Sejucel, Júnior Lopes, destacou a celebração do retorno do Festival Folclórico. “É fundamental valorizar e dar visibilidade aos talentos que temos em nosso Estado. Ao proporcionar um espaço aos artistas locais para se apresentarem, estamos fortalecendo a cultura rondoniense e construindo uma identidade artística”, destacou.

SEGURANÇA

Durante os três dias do evento, a segurança foi reforçada pela Polícia Militar do Estado de Rondônia – PMRO, com patrulhamento ostensivo dentro do bumbódromo e no entorno. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia – CBMRO também esteve presente garantindo a integridade dos brincantes e público em geral.

Continue Reading
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

INTERIOR

VÍDEO: Adolescente atingido por caminhão próximo ao aeroporto de Cerejeiras é resgatado, mas morre durante intubação no hospital

Published

on

Não resistiu aos ferimentos sofridos após bater de moto contra um caminhão que estaria a serviço da empresa Energisa nos arredores de Cerejeiras, o adolescente Rafael Lanes. O garoto que ainda nem tinha completado 18 anos, filho, neto e bisneto de pioneiros, acabou indo parar embaixo do veículo nas proximidades do aeroporto da cidade na tarde desta terça-feira, 29.

O caminhão que estaria trabalhando para a companhia de distribuição  de energia, seguia para consertar o transformador em uma chácara, quando se envolveu na fatalidade. Ainda não foi divulgada a dinâmica completa da colisão, embora se especule sobre uma provável ultrapassagem malsucedida, mas testemunhas contaram à reportagem que, mesmo desorientado, Rafael aparentava estar fora de risco ao ser resgatado.

Bisneto do conhecido “João Cearense”, um dos fundadores de Cerejeiras, o jovem era estudante, e às vezes ajudava o pai, operador de máquinas, em trabalhos rurais. A mãe do acidentado que morreu no momento em que era intubado no hospital São Lucas, em Cerejeiras, é dona de casa.

O acidente fatal deverá ser investigado pela Polícia Civil. A Energisa ainda não se manifestou em relação ao envolvimento do caminhão sob sua responsabilidade na morte do menor (um vídeo foi gravado no local da batida; CLIQUE ABAIXO e assista).

Continue Reading

INTERIOR

VÍDEOS: caminhão tomba na BR-364 e motorista fica presos as ferragens; Bombeiros não o encontram no local

Published

on

Após receber imagens de um caminhão tombado na BR 364, cerca de 20 km do distrito do Guaporé, já em direção a Vilhena, o FOLHA DO SUL ON LINE buscou mais informações sobre o acidente.

Em contato com o Corpo de Bombeiros, a reportagem confirmou o ocorrido na tarde desta terça-feira, 29, mas a guarnição informou que, ao chegar ao local, encontrou apenas o veículo acidentado. O condutor já não estava mais na cena do acidente.

O caminhão, um Mercedes Benz modelo Actros, ano 2018, tem placas de Porto Velho e estava vindo em direção a Vilhena trazendo um carregamento de cabos de madeira para ferramentas como machados e foices. O motorista estaria viajando sozinho.

Ainda não foram reveladas as causas do acidente, e se houve outro veículo envolvido. Os Bombeiros relataram que, quando seguiam para o local, viram duas ambulâncias vindo em alta velocidade para Vilhena, e uma delas poderia estar trazendo o acidentado.

A versão é reforçada pela revelação de uma profissional de saúde ouvida pelo FOLHA DO SUL, que estava no Hospital Municipal de Chupinguaia, no momento em que a guarnição da PM no Guaporé solicitou uma ambulância e uma técnica de enfermagem para remover o motorista.

O site buscou informações sobre a situação do resgatado no Hospital Regional de Vilhena, para onde ele teria sido trazido, mas ainda não obteve nenhuma resposta. A equipe segue acompanhando o caso.

VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI

Continue Reading

INTERIOR

Homem morre com facada no peito em Ji-Paraná

Published

on

Um homem de 39 anos foi morto a facadas na manhã de sábado (26) no bairro Riachuelo em Ji-Paraná (RO). A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime.

De acordo com a polícia, uma equipe foi acionada para atender a ocorrência de uma tentativa de homicídio e ao chegar no local, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já prestava os primeiros socorros.

Após inúmeras tentativas, os socorristas informaram que não seria possível reanimá-lo por conta dos ferimentos graves que o homem sofreu com o ataque. De acordo com a equipe médica, um dos golpes atingiu o peito da vítima, o que pode ter sido o fator principal da causa da morte.

Após a morte ser constatada, o corpo foi levado ao hospital da cidade onde ficou à disposição do Instituto Médico Legal (IML).

A polícia fez buscas pela região do crime, mas não conseguiu localizar o suspeito. Ainda segundo polícia, câmeras de monitoramento podem ajudar nas investigações.

Continue Reading

DESTAQUE