INTERIOR
ATUALIZADA: Mulher morre após ser atropelada por motorista embriagado na BR-435 em Colorado do Oeste
A reportagem confirmou que o condutor da picape Mitsubishi L-200 que se envolveu em um acidente fatal na BR 435 na noite de ontem está preso em Colorado do Oeste. Após atingir a traseira de uma motocicleta e matar uma mulher que estava na garupa, o motorista, que é morador de Vilhena, fez teste de bafômetro que teria confirmado a embriaguez. O site apurou que a mulher que não resistiu aos ferimentos e morreu no local da colisão, se chamava Rosinei Toledo Pinheiro. Ela estava voltando na motocicleta junto com o marido, o pedreiro Gilmar Tomaz, 40, do sítio de familiares dele, onde ambos haviam passado o dia.
Rosinei, que trabalhava como auxiliar de lavanderia, trazia na carretinha engatada na traseira da moto, as “tralhas” que o filho dela de 14 anos, fruto de seu primeiro casamento, iria usar na cavalgada da Expocol, feira agropecuária que começa nesta semana. “Era só ela e o filho, e o garoto tinha o sonho de participar da cavalgada. Então, a Rosinei comprou roupa para ele e estava trazendo o material que o adolescente usaria no evento”, contou uma amiga da vítima.
A reportagem apurou que o casal estava próximo ao Parque de Exposições (e não no trevo, como informado equivocadamente na reportagem anterior), quando o vilhenense bateu na carretinha, derrubando os dois. Apesar dos boatos de que o motorista estaria voltando do rio Guaporé, o site não conseguiu confirmar esta informação. Gilmar, o sobrevivente que ficou viúvo, sofreu muitas escoriações, porém está estável, já que não teve fraturas. Ele recebeu atendimento no Hospital Municipal de Colorado, onde segue internado.
INTERIOR
Força tarefa do governo de RO garante transporte de estudantes e entrega de kits no primeiro dia de prova do Enem
- Durante a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo de Rondônia realizou uma foça tarefa para conduzir os estudantes a participarem do primeiro dia de prova, que ocorreu no domingo (3). Todas as 18 Superintendências Regionais de Educação (Super), em parceria com as prefeituras municipais disponibilizaram carros e ônibus para viabilizar o acesso dos estudantes aos locais de aplicação do exame.
Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além do transporte dos estudantes, foi realizada na porta das escolas a acolhida e a entrega de um kit contendo água, barra de cereal, chocolate e caneta. Equipes da Seduc também circularam nos locais de prova onde tiveram pontos de apoio.
Em Porto Velho, a Superintendência Regional de Educação, designou quatro ônibus escolares da Secretaria de Estado da Educação para transportar os estudantes dos distritos de Porto Velho: Jaci Paraná e Nova Mutum, para os locais de prova.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que a gestão estadual trabalha para que os estudantes da rede pública inscritos possam comparecer na primeira e segunda fase do exame com tranquilidade. “O dia da prova é sempre de muita correria, ansiedade, medo, um misto de sentimentos, e antes de entrar para iniciar a prova, receber um apoio é muito importante. Em muitas regiões, as provas são realizadas em municípios vizinhos, e o transporte é essencial para que esses estudantes não percam a prova.”
A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, garantiu que o mesmo aparato será oferecido na segunda fase do exame que ocorrerá no próximo domingo (10). “O objetivo é que os estudantes tenham nas duas fases do exame uma estrutura que garanta confiança e bem-estar, assegurando que possam chegar aos locais de exame sem dificuldades. Queremos que eles façam uma boa prova, focados e sem preocupações.”
RECEPÇÃO DOS ESTUDANTES
Na Superintendência Regional de Educação de Rolim de Moura, 760 estudantes participaram do Enem. De acordo com a superintendente, Rita Degam, os estudantes foram acolhidos pelos professores na chegada e receberam um kit cada um. “As escolas se mobilizaram recepcionando os estudantes com alegria, mensagens motivacionais, faixas e até megafone. A presença dos professores, orientadores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares transmite tranquilidade e segurança nesse dia tão importante. Traz principalmente a confiança no potencial de cada estudante”, destacou.
O mesmo ocorreu nas superintendências de Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ariquemes, Buritis e São Francisco do Guaporé, onde os professores acompanharam os estudantes nos ônibus durante o trajeto até os locais de prova e entregaram kits.
De acordo com superintendente da regional de São Francisco do Guaporé, José Maurício de Carvalho, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Oswaldo Pianna, localizada no município de Seringueiras, foram transportados nos ônibus escolares até o município de São Miguel do Guaporé. “Demos todo o suporte para garantir a presença dos estudantes no Enem”, afirmou.
Segundo a Seduc, o transporte dos alunos dos municípios de Corumbiara e Cerejeiras, contou com a parceria das secretarias municipais. Na Superintendência Regional de Educação de Vilhena, o mesmo suporte foi ofertado para 22 alunos do município de Chupinguaia e 7 alunos de escolas indígenas. Já a Superintendência Regional de Machadinho d’Oeste realizou o transporte dos alunos do distrito do 5°Bec ao município de Machadinho d’Oeste.
AÇÕES DESENVOLVIDAS
A titular da Coordenadoria de Educação Básica (CEB) da Seduc, Mariy Káthia, acrescentou ainda o trabalho desenvolvido através da Gerência de Avaliação Básica (GEAB), no Projeto Trilhando – Rumo ao ENEM. “Dentre as ações desenvolvidas, tivemos aulões e palestras motivacionais, café da manhã, entrega de kits, transporte para conduzir os estudantes até o local das provas, recepção, acompanhamento e acolhimento momentos antes do início da prova. Durante o ano letivo, a Seduc-Sede e as Super’s realizaram simulados, lives e aulões como forma de fortalecer e incentivar os estudantes”, ressaltou.
- Fonte
- Texto: Elaine Santos
- Fotos: Cleber Souza
- Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Inscrições para curso de Maquiagem Artística em Guajará-Mirim estão abertas até dia 11
- Guajará-Mirim, palco do tradicional festival folclórico Duelo da Fronteira, é um dos primeiros municípios a receber o Curso Maquiagem Artística, ofertado pela Escola Móvel de Imagem Pessoal do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). As inscrições estão abertas até dia 11 de novembro, e podem ser realizadas no link, disponibilizado no site da instituição de ensino: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/escola-movel-de-imagem-pessoal-guajara-mirim-ro-inscricoes-de-01-11-a-11-11/
Conforme o conteúdo programático do curso, o profissional da área é responsável por transformar, visualmente, a aparência das pessoas, usando maquiagem, tinta, perucas e outros acessórios. Os maquiadores conseguem determinar o material e a aplicação corretos de acordo com a iluminação, ambiente e características físicas do rosto. A maquiagem artística é uma ramificação da maquiagem cotidiana. É mais elaborada e mais livre, também.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a oferta de cursos profissionalizantes, seguindo as tendências do mercado de trabalho, é evidenciada no Planejamento Estratégico do estado, que capacita o estudante para ocupar um posto de trabalho ou abrir o próprio negócio. “Além da qualificação da mão de obra contemplar o dom de cada aluno, a proposta da gestão estadual é oferecer cursos, levando em consideração a vocação econômica de cada região.”
EMPREENDEDORISMO
Eliane Machado Assiri Chaves, de 36 anos, moradora no Bairro Lagoinha, em Porto Velho, está fazendo o Curso Auxiliar Administrativo, porque sonha em abrir o próprio negócio. “Eu vendo cosméticos há cinco anos, e estou fazendo cursos na área de gestão para saber como se administra uma empresa”, destacou a estudante que também tem planos de se matricular em cursos voltados ao empreendedorismo.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, salientou que, o lançamento de cursos em diferentes áreas amplia as chances do estudante crescer profissionalmente ao mesmo tempo em que beneficia as empresas com profissionais capacitados e a população com serviços eficientes. “São muitos os benefícios da educação profissional, pois todos os setores da sociedade saem ganhando. O conhecimento gerado no ambiente escolar impacta diretamente na vida do estudante que pode empreender ou colaborar no funcionamento de empresas que passam a contar com profissionais competentes.”
- Fonte
- Texto: João Albuquerque
- Fotos: João Albuquerque e Acervo do Idep
- Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
VÍDEO: Adolescente atingido por caminhão próximo ao aeroporto de Cerejeiras é resgatado, mas morre durante intubação no hospital
Não resistiu aos ferimentos sofridos após bater de moto contra um caminhão que estaria a serviço da empresa Energisa nos arredores de Cerejeiras, o adolescente Rafael Lanes. O garoto que ainda nem tinha completado 18 anos, filho, neto e bisneto de pioneiros, acabou indo parar embaixo do veículo nas proximidades do aeroporto da cidade na tarde desta terça-feira, 29.
O caminhão que estaria trabalhando para a companhia de distribuição de energia, seguia para consertar o transformador em uma chácara, quando se envolveu na fatalidade. Ainda não foi divulgada a dinâmica completa da colisão, embora se especule sobre uma provável ultrapassagem malsucedida, mas testemunhas contaram à reportagem que, mesmo desorientado, Rafael aparentava estar fora de risco ao ser resgatado.
Bisneto do conhecido “João Cearense”, um dos fundadores de Cerejeiras, o jovem era estudante, e às vezes ajudava o pai, operador de máquinas, em trabalhos rurais. A mãe do acidentado que morreu no momento em que era intubado no hospital São Lucas, em Cerejeiras, é dona de casa.
O acidente fatal deverá ser investigado pela Polícia Civil. A Energisa ainda não se manifestou em relação ao envolvimento do caminhão sob sua responsabilidade na morte do menor (um vídeo foi gravado no local da batida; CLIQUE ABAIXO e assista).
- GERAL15 horas ago
Miss e Mister CCI 2024: Concurso valoriza autoestima e promove integração entre idosos
- GERAL14 horas ago
No Dia Mundial do Diabetes, governo de RO promove mobilização de atendimento social e de saúde na Vila Dnit
- GERAL14 horas ago
Declaração de rebanhos é obrigatória e importante etapa para manutenção do status de livre de Aftosa sem vacinação
- GERAL14 horas ago
Governo de RO entrega camisetas oficiais a estudantes-atletas que vão competir nos Jogos da Juventude, em João Pessoa
- GERAL14 horas ago
Estudantes das etnias Tupari e Kampé se formam no Curso Técnico em Agroecologia
- GERAL15 horas ago
Município realiza capacitação para profissionais de saúde sobre prevenção e manejo da tuberculose