ESPORTE
Atletas rondonienses representam o Brasil na disputa do Mundial de Cadetes de Taekwondo na Bósnia e Herzegovina

O secretário da Sejucel, Júnior Lopes destacou que, representar o Brasil no Mundial é uma conquista significativa para o esporte de Rondônia.
Entre os dias 28 e 31 de agosto, a Bósnia e Herzegovina será palco do Mundial de Cadetes de Taekwondo, competição que contará com a participação de dois atletas rondonienses: Paulo Vinícius e Dan Bryan, que estarão representando o Brasil na competição. Essa importante participação só foi possível, graças ao apoio do programa Pró-Atleta do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel.
O treinador dos atletas rondonienses, André Ferraz, enfatizou a importância do Pró-Atleta na jornada esportiva de Paulo Vinícius e Dan Bryan. “São atletas de alto rendimento e possuem uma trajetória de uma década dedicada ao taekwondo. A participação em eventos nacionais, como o Campeonato Brasileiro e Grand Slan campeonato máximo da Confederação Brasileira de Taekwondo – CBTKD, foi fundamental para conquistarem suas vagas na seleção. O apoio essencial do Governo do Estado garantiu que os atletas pudessem participar regularmente dos eventos da Confederação Brasileira de Taekwondo e, consequentemente, chegar ao cenário internacional”, disse o treinador.
O secretário da Sejucel, Júnior Lopes destacou que, representar o Brasil no Mundial é uma conquista significativa para o esporte de Rondônia. “É com imensa satisfação que vemos nossos atletas rondonienses indo para um evento internacional, representando o Brasil no Mundial de Cadetes de Taekwondo, na Bósnia e Herzegovina. É o reflexo do compromisso do Governo do Estado em apoiar nossos talentos esportivos,” salientou.
PRÓ-ATLETA
O Programa tem por objetivo apoiar o atleta, possibilitando ao Estado fomentar o esporte de alto rendimento, por meio da concessão de passagens, dando aos desportistas condições mínimas para participar de disputas variadas em nível regional, estadual, nacional e internacional; além de estimular a participação e suprir as necessidades por intermédio de investimento direto na pessoa, prestigiando todos os atletas, paratletas e técnicos de alto rendimento do Estado.
Fonte
Texto: Paulo Amorim
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia
ESPORTE
Jovens atletas porto-velhenses são destaques no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) celebrou a vitória de quatro alunas do Projeto Construindo Campeões no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica, ocorrido no último final de semana em Ji-Paraná. As alunas treinam de segunda a quinta-feira na Vila Olímpica Chiquilito Erse, através do projeto do município, que é inteiramente gratuito.
A delegação do Clube Prefeitura Municipal de Porto Velho obteve êxito no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica nas categorias Pré Infantil Nível III, Juvenil Nível I e na categoria Adulta. A delegação foi composta pelas servidoras da Semtel, Francimeire Lavareda, técnica, e Juliana Nunes, chefe de delegação, além das alunas que brilharam em suas apresentações e pódios.
A ginasta Aranzha Verti, de 9 anos, conquistou a medalha de prata, e a ginasta Laura Trindade, também de 9 anos, conquistou a medalha de bronze, ambas no nível Pré Infantil Nível III.
O ouro brilhou no peito da ginasta Emanuela Lima, 14 anos, na categoria Juvenil Nível I, que foi a campeã no aparelho bola, e conquistou a medalha de bronze na classificação geral. Porto Velho também brilhou em primeiro lugar na categoria adulta, com a ginasta July Maciel, de 19 anos, no aparelho arco.
Para o secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior, a vitória dos alunos do projeto “Construindo Campeões” é motivo de orgulho “poder ver o brilho nos olhos de cada um deles é o que move o nosso trabalho na Semtel, e em todos os projetos. A vitória é delas e de toda família do esporte de Porto Velho”.
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semtel, fomenta o esporte através do Projeto Construindo Campeões, que oferta diversas modalidades a comunidade, e já beneficiou mais de 1.500 alunos só no primeiro semestre de 2025.
Texto: Isabella Leite
Fotos: Semtel
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
ESPORTE
Fases Regionais do Joer 2025 são abertas em Guajará-Mirim e Jaru com participação dos jovens atletas

Nos dias 16 e 17 de junho de 2025, as cidades de Guajará-Mirim e Jaru foram palco das cerimônias de abertura das Fases Regionais Mamoré e Noroeste, respectivamente, dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer 2025). O evento, que reúne estudantes-atletas de diversos municípios, teve início em Guajará-Mirim e no dia seguinte aconteceu em Jaru, com o objetivo de promover a integração entre as escolas do estado e incentivar a prática esportiva como ferramenta educacional. A cerimônia em Guajará-Mirim foi realizada no Centro de Treinamento e Preparação de Atletas de Guajará-Mirim (CTPM), enquanto em Jaru a abertura ocorreu no Ginásio Poliesportivo Sebastião Mesquita, ambos com grande participação de autoridades, estudantes e comunidade local.
Além das tradicionais competições esportivas, as cerimônias contaram com momentos emocionantes, como o desfile das delegações e apresentações culturais, que reforçam a importância do esporte como meio de inclusão e desenvolvimento dos jovens. Uma das apresentações mais emocionantes foi a da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jaru, com a apresentação da coreografia “De dentro pra fora”, conduzida pelo professor Amarildo Bissoli, que encantou a todos com a demonstração de superação e talento dos alunos da instituição.
Ambas as cerimônias também contaram com o juramento dos atletas, com destaque para a fala da atleta juramentista Pollyana Souza Gomes Mendonça, representando os jovens de Jaru, que afirmou: “Prometo, em nome de todos os atletas, participar lealmente dos Jogos Escolares de Rondônia, respeitando as regras e lutando com dignidade, valorizando meus adversários e honrando os princípios da amizade e da superação.”
As fases Regionais do Joer 2025 foram abertas em Guajará-Mirim e Jaru
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo do estado acredita que o esporte escolar tem o poder de transformar a vida dos jovens, preparando-os para os desafios da vida e proporcionando oportunidades de crescimento pessoal e social.
A secretária de Estado da Educação (Seduc), Ana Pacini, enfatizou o papel fundamental do Joer para a promoção do bem-estar e a formação integral dos estudantes. “O esporte escolar é uma parte essencial da nossa estratégia educacional. A cada edição dos Jogos, vemos como ele contribui para a autoestima, o trabalho em equipe e o fortalecimento dos valores de respeito e amizade entre os jovens. Estamos muito felizes com o sucesso dessa ação, que une educação e esporte de forma tão transformadora”, afirmou.
INCLUSÃO SOCIAL
As fases regionais do Joer 2025 em Guajará-Mirim e Jaru são etapas importantes para a revelação de talentos e a promoção do esporte como ferramenta de inclusão social. O evento tem como objetivo estimular a participação de jovens em modalidades como atletismo, futsal, basquetebol, vôlei, natação, e diversas outras, além de promover a integração e o fortalecimento do esporte nas escolas de Rondônia.
Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho
Secom – Governo de Rondônia
ESPORTE
Rondônia conquista cinco medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê com suporte do governo do estado

A delegação de Rondônia foi destaque no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado de 11 a 15 de junho, no Ceará. O grupo, que conquistou cinco medalhas: uma de ouro, três de prata e uma de bronze, contou com o suporte do governo de Rondônia, através de emenda parlamentar por meio do programa Pró-Atleta.
Os representantes rondonienses composto por três atletas e um técnico, foram Marcos Vinícius, André Monari e Vitória Nunes, sob o comando do técnico Anderson Cavalcante Lima. Todos os atletas se classificaram nas categorias em que competiram, garantindo vaga para a grande final do Campeonato Brasileiro.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados expressivos da delegação rondoniense refletem o empenho da gestão estadual com o fortalecimento do esporte.
Segundo o técnico Anderson Cavalcante, o apoio com passagens aéreas foi essencial para que a delegação pudesse participar da competição. “Esse benefício facilita muito a logística. Quando o atleta precisa se preocupar apenas com a hospedagem, a participação se torna viável. Sem o suporte com as passagens, seria praticamente impossível estarmos aqui”, ressaltou.
O titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Paulo Higo, destacou a importância do investimento no esporte de rendimento em Rondônia. “Apoiar nossos atletas com passagens aéreas, por meio do programa Pró-Atleta, é uma forma concreta de garantir que o talento rondoniense possa ir mais longe. Cada medalha conquistada mostra que, quando o poder público investe, o resultado aparece. Parabenizamos os atletas que com dedicação e disciplina estão levando o nome de Rondônia ao pódio nacional.”
Fonte
Texto: Paulo Amorim
Fotos: Delegação de Karatê
Secom – Governo de Rondônia
- INTERIOR1 dia ago
Famílias rurais de Nova Califórnia são atendidas com programas sociais do governo de RO
- GERAL1 dia ago
Operação Cidade Limpa já retirou cerca de 70 toneladas de resíduos das ruas de Porto Velho
- GERAL1 dia ago
JOANA D’ARC: Prefeitura de Porto Velho recupera mais de 100 km de estradas na região do assentamento
- ESPORTE1 dia ago
Jovens atletas porto-velhenses são destaques no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica
- GERAL1 dia ago
Porto Velho realiza neste domingo a histórica eleição distrital com participação popular em 13 localidades
You must be logged in to post a comment Login