Cientistas descreveram uma nova espécie de cobra na Amazônia que pode ser a maior do mundo. Com quase 8 m de comprimento e 200 kg, a Anaconda Verde do Norte foi encontrada pelo apresentador e biólogo holandês Freek Vonk no norte da floresta.

Até agora, apenas uma espécie de Anaconda Verde – também chamada Anaconda Gigante – foi reconhecida na Amazônia. No entanto, a Anaconda Verde do Norte (Eunectes akayima) foi confirmada como uma espécie distinta em um novo estudo, publicado na revista Diversity por cientistas de nove países.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_a0b7e59562ef42049f4e191fe476fe7d/internal_photos/bs/2024/y/T/HY6oNLSKAL0YI2mr7ZIw/cientistas-descobrem-na-amazonia-a-maior-cobra-do-mundo-com-8-m-de-comprimento2.jpg)
As duas espécies de anaconda verde passam grande parte de suas vidas na água — Foto: Bryan Fry / Divulgação
Segundo o estudo, apesar das duas sucuris parecerem idênticas à primeira vista, a diferença genética entre as duas é de 5,5%. Esse percentual é considerado enorme, já que humanos e chimpanzés, por exemplo, são geneticamente diferentes entre si em cerca de 2%.
Embora tenha sido descoberta recentemente, os pesquisadores afirmam que a nova espécie já está ameaçada de extinção por conta das mudanças climáticas e do desmatamento contínuo.
O professor Jesus Rivas, principal autor do estudo, percebeu pela primeira vez que havia mais de uma espécie de sucuri verde há mais de 15 anos. Junto a sua esposa, a Dra. Sarah Corey-Rivas, ele passou anos analisando amostras genéticas e buscando a colaboração de outros pesquisadores para poder publicar suas descobertas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_a0b7e59562ef42049f4e191fe476fe7d/internal_photos/bs/2024/8/j/pwxD8FSvGAoQCbPh2NBg/cientistas-descobrem-na-amazonia-a-maior-cobra-do-mundo-com-8-m-de-comprimento1.jpg)
O prof. Dr. Freek Vonk com a nova espécie de sucuri — Foto: Instagram / @freekvonk / Reprodução
Por Redação Casa e Jardim




















Discussion about this post