POLÍTICA
Assembleia Legislativa promove curso para servidores sobre nova Lei de Licitação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promove um curso sobre atos preparatórios para licitação, gestão e fiscalização de contratos administrativos, entre os dias 19 e 22 de fevereiro. Mais de 60 servidores, de 20 setores da Casa, participam da formação, com objetivo de contribuir para a eficiência e melhoria dos processos internos do legislativo estadual.
A formação é ministrada pelo auditor fiscal da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Francisco Netto, que possui graduações em ciências econômicas e matemática, pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). O curso tem carga horária de 28h, composto por dois módulos; nova Lei de Licitação e atos preparatórios, e gestão e fiscalização de contratos.
Nesta segunda-feira (19), o palestrante iniciou a capacitação abordando a importância da mudança na legislação em conformidade com um contexto social, institucional e tecnológico diferente da lei anterior, promulgada em 1993. “O mercado de 93 é diferente de hoje. Essa nova lei é mais moderna, com mais possibilidades e adequada à realidade”, enfatizou.
Além disso, o palestrante explicou acerca dos quatro objetivos da Lei de Licitações 14.133/2021, que são: “assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a administração pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto; assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição”.
Também são objetivos, “evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos, e incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável”.
Ao final da capacitação, será aplicado uma avaliação para os participantes, que receberão certificados. “Estamos aprendendo sobre práticas que, além de implicar na eficiência da Casa, também reflete na gestão eficiente de recursos públicos, o que é imprescindível para uma boa administração pública”, explicou a servidora Ivanete Damasceno.
Texto: Eliete Marques I Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO
POLÍTICA
“Dias melhores virão para nossa cidade”, afirma Léo Moraes após chegar ao segundo turno
Após saber do resultado final que o levou para mais uma etapa de votação pelos eleitores de Porto Velho, Léo comemorou com seus apoiadores no comitê de campanha, no bairro Olaria.
Ao saber do resultado da apuração das urnas que o levou ao 2º turno das eleições municipais deste domingo (06), Léo Moraes foi comemorar com quem o levou até este lugar: o povo e seus apoiadores mais fiéis.
Lá, em entrevista coletiva à imprensa, disse que enfrentou uma longa batalha contra todo um sistema montado para o interesse de apenas um pequeno grupo que detém o controle político e empresarial de Porto Velho.
“Estou mais animado do que nunca, mais confiante que dias melhores virão para nossa cidade. Lideramos os piores rankings do Brasil. O que temos que fazer? Refletir sobre o poder do voto e transformar a indignação em combustível para a mudança na nossa capital. Sou muito grato! Obrigado a cada porto-velhense que aqui nasceu ou que aqui viveu desde sempre ou que aqui chegou a pouco tempo. Obrigado pela confiança depositada”, agradeceu ele.
Que continuou: “Eu não tenho dúvidas que capacidade de gestão, conhecimento da cidade e conhecimento das dores, nós vamos entregar soluções necessárias, de uma forma muito breve, para que a população possa viver muito melhor na nossa amada Porto Velho”.
Segundo Léo, sua passagem ao segundo turno é uma prova de que a população não se ilude com propostas vindas de um grupo de poderosos que não conhecem a realidade de Porto Velho. Ele ainda comentou sobre possíveis alianças para o 2º turno.
“A gente não abre mão de estar ao lado da população. Pensar nas pessoas que necessitam de serviços públicos, que não chegam. Esse é o ponto principal e que mais me importa. Vamos dialogar, nós somos evoluídos, de forma republicana. Mas sem abrir mão do interesse inegociável com o povo, que nos colocou até aqui. Pouco tempo de TV, poucas inserções, poucas alianças com grandes líderes. Mas sobretudo, com muito coração! Com muita humanidade e espírito de transformação”.
Ele prosseguiu com os agradecimentos à população: “Nós cruzamos o vale, conseguimos atravessar o mar mexido. Essa água mexida é que forja bom marinheiro. A tempestade é que nos prepara para construir uma cidade muito melhor. Então, eu agradeço, com todas as experiências, com todos os desafios que tivemos. Naquele momento mais difícil, mais delicado, tivemos várias mãos nos tirando daquela água, nos colocando em terra firme”.
O candidato irá se reunir com sua base eleitoral nesta segunda-feira (07) para definir as estratégias para o segundo turno, onde ele acredita que a capital de Rondônia quer uma mudança já.
“Estamos muito motivados, para dizer que estamos firmes, fortes, confiantes, com Deus na frente. E no dia 27 de outubro, dar uma resposta, que o povo não tem preço. O povo tem valores, onde não abre mão desses valores, onde quer criar sua família, seus filhos e a próxima geração com dignidade. Vamos resgatar a dignidade do nosso povo!”, encerrou ele.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do candidato Léo Moraes (Podemos)
Data: 06/10/2024.
POLÍTICA
Mariana Carvalho é a mais votada, com mais de 40 mil votos de vantagem no 1º turno
A população de Porto Velho foi às urnas neste domingo (6) e escolheu Mariana Carvalho como a mais votada neste primeiro turno, com mais de 110 mil votos. Ela está no segundo turno, com mais de 46 mil votos de vantagem para o segundo colocado.
“Agradeço ao povo de Porto Velho que me concedeu uma votação expressiva, com mais de 110 mil votos neste primeiro turno. Conto com a energia e o apoio de vocês no segundo turno, onde vamos seguir apresentando nossas propostas e fazendo uma campanha limpa e positiva”, destacou Mariana.
Ela liderou toda a apuração, que foi encerrada por volta das 18h. Com 99,32% das urnas apuradas, ela computou 110.732 votos. Mariana Carvalho disse que vai focar ainda mais nas propostas e percorrer todo o município, levando a sua mensagem de continuidade aos avanços que a capital atravessa.
POLÍTICA
Mariana Carvalho e Léo Moraes disputam segundo turno em Porto Velho
Com 94,24% dos votos apurados, os candidatos Mariana Carvalho e Léo Moraes irão disputar o segundo turno das eleições 2024 em Porto Velho, informou o Tribunal Superior Eleitoral. (TSE). A questão está definida matematicamente, informou a Justiça Eleitoral. Os dois candidatos já se preparam para a jornada de trabalho para esse segundo turno.
- BRASIL3 dias ago
Pastor baleado em tentativa de assalto, Mesmo ferido, ele dirige até o hospital; CONFIRA O VÍDEO
- BRASIL3 dias ago
TRAGÉDIA: Ônibus lotado cai em ribanceira próximo a Periquito e deixa uma vítima fatal
- POLÍCIA1 dia ago
“RAVENGAZINHO”: Jovem perigoso que dava trabalha para polícia é m0rt0 dentro de presídio em Porto Velho
- POLÍTICA2 dias ago
“Dias melhores virão para nossa cidade”, afirma Léo Moraes após chegar ao segundo turno
- POLÍCIA2 dias ago
LEGÍTIMA DEFESA: Mulher é presa após esfaquear o marido para não apanhar na zona leste
- POLÍTICA2 dias ago
ELEIÇÕES 2024: Veja quem são os novos vereadores de Porto Velho
You must be logged in to post a comment Login