POLÍCIA
Agentes de trânsito são capacitados para o manuseio de arma não letal
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) está realizando no auditório da Escola Pública de Trânsito (EPT), em Porto Velho, o curso de Instrução de Abordagem e Operador do Dispositivo Elétrico Incapacitante (Spark), no âmbito do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). A capacitação, com execução da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), iniciou nesta segunda-feira (15) e segue até sexta-feira (19). A cada dia, 15 alunos serão capacitados, totalizando 75 agentes de trânsito.
Na abertura das aulas, o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes ressaltou a importância de capacitações para padronizar os procedimentos relativos à abordagem policial, e ao manuseio e uso de arma não letal, “mantendo os agentes de trânsito em condições de atuarem em conformidade com as táticas e técnicas que necessitem da utilização do equipamento, preservando a vida e respeitando as legislações e regulamentos”, enfatizou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a formação continuada é uma forma de dar melhores condições de trabalho aos agentes, respeitando a integridade de todos.
O diretor de fiscalização, Brenno Victor de Oliveira enfatizou a parceria Detran-RO e PMRO, através do BPTran, e disse que o curso tem a função de integrar ações entre os entes e trazer aos agentes autonomia na autodefesa, criando segurança e melhores condições de trabalho.
O comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, tenente-coronel Deivisson Souza Bispo salientou que, esta ação conjunta é importante para o correto uso e manuseio de armas não letais. “Esta capacitação é prevista na Portaria Interministerial dos Direitos Humanos aos profissionais de Segurança Pública, que prevê uso de até dois instrumentos não letais para garantir a segurança e integridade física dos agentes e população”, afirmou.
TREINAMENTO
A capacitação é ministrada pela Polícia Militar de Rondônia, através do Batalhão de Trânsito, com a finalidade de padronizar procedimentos de forma a nivelar o conhecimento para o emprego do Dispositivo Elétrico Incapacitante (Spark).
Segundo o instrutor do curso major PM Claudio Lopes Rodrigues, o uso da força faz parte do dia a dia da atividade policial, tendo em vista que nem toda ocorrência é resolvida por meio da verbalização ou negociação.
“Dessa forma, é imperioso conhecer a legislação e a doutrina de uso diferenciado da força, e conhecer também, as técnicas para o emprego dos instrumentos de menor potencial ofensivo, que são instrumentos projetados ou empregados com baixa probabilidade de causar mortes ou lesões graves”, pontuou o instrutor.
Serão dadas orientações sobre o correto uso do mecanismo aos agentes de trânsito. Com o momento teórico, vai ser explicado o funcionamento e o momento correto de utilização, para posterior demonstração prática. Serão cinco turmas de 15 alunos cada, totalizando 75 agentes da Capital atendidos com o treinamento, podendo ser expandido para as unidades do interior, tendo em vista que o curso ocorre de forma gratuita.
Além do major PM Claudio Lopes Lopes, o curso conta com os instrutores do BPTran, sargento Dvalnei Borges de Araujo, cabo Weberson Ferreira de Morais, sargento Gerson Silva Galvão, cabo João Pereira Rodrigues Junior, cabo Hélisson Plácido de Brito e cabo Marlon Vanderson Silva Freire.
CURSO
Dentre os conteúdos programáticos do curso, serão abordados os temas:
- Como atuar na defesa e preservação da vida;
- Instruir o agente de trânsito ao uso correto do Dispositivo Elétrico Incapacitante (Spark);
- Preparar o agente para um possível confronto, respeitando sempre o escalonamento do emprego da força como preconizam as diretrizes 22 e 23;
- Preparar o agente para intervir em situações que exijam a primeira mediação;
- Nivelar o conhecimento buscando a utilização de linguagem unificada, permitindo a padronização nos procedimentos operacionais e à preservação da vida;
- Possibilitar que todas as unidades estejam em condições de operar em ocorrências que necessitem do emprego do Dispositivo Elétrico Incapacitante (Spark).
Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Ícaro Rafael
Secom – Governo de Rondônia
POLÍCIA
Jovem é preso após tentar matar desafeto e centro de referência na capital
Na tarde desta segunda-feira (02/09), um jovem de 22 anos foi preso em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio após tentar matar um homem de 29 anos com golpes de faca dentro do centro de referência de apoio a matadores em situação de rua localizado na área central de Porto Velho.
De acordo com base as informações apresentadas pelas testemunhas para os policiais, tanto a vítima, quanto o agressor são pessoas de vulnerabilidades e estavam na fila para pegar o almoço, quando em determinado momento começaram uma discussão, onde a vítima desferiu um tapa no rosto do agressor que de posse de uma faca de serra ele atacou ohomem e depois tentou fugiu e foi contido pelos funcionários até a chegada da Polícia.
A vítima recebeu os primeiros socorros de uma equipe do Samu e depois foi levado para a emergência do hospital João Paulo II e o suspeito levado para a central de flagrantes para as devidas providências.
POLÍCIA
OPERAÇÃO PERSISTERE: Batalhão de choque prende homem no bairro novo com Fuzil e pistola
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (30), pelo crime de posse ilegal de arma de fogo ao ser flagrado com uma carabina e uma pistola do calibre 9 mm e várias munições intactas que estavam dentro de um cofre, em uma residência localizada no bairro Novo, as margens direita da BR-364 em Porto Velho.
Os policiais militares do batalhão de choque estão atendendo a operação persistere da secretaria de segurança pública do estado de Rondônia, que visa combater uma organização criminosa envolvidas em dezenas de homicídio, roubos e tráfico de drogas, que teve como base principal no município de Vilhena, se estendendo pelos estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro, onde inclusive foi feito uma apreensão de uma carro de luxo blindado de um traficante, sendo uma Land Rover.
O suspeito que inclusive é um apenado monitorado por tornozeleira eletrônica da secretaria de justiça, contou que as armas encontradas em sua residência dentro do cofre pertencem a um parente e que todas são legalizadas contendo documentos. Mediante ao crime o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido para a central de flagrantes, onde foi feito o registro da ocorrência e o homem ficará à disposição da justiça.
POLÍCIA
BPFRON prende dupla com cocaína quando abasteciam bocas de fumo no Três Marias
No final da noite de quinta-feira (30), uma equipe da Polícia Militar por meio do Batalhão de Patrulhamento de Divisas e Fronteirar (BPFRON), prendeu dois jovens com idade entre 25 e 28 anos, pelo crime de tráfico de drogas, ao serem flagrados em uma motocicleta com três poções de 35 gramas de cocaína em uma abordagem de rotina feita aos suspeitos na Rua Celebridade no bairro Três Marias, zona leste de Porto Velho.
Conforme as informações apuradas junto aos policiais, eles estavam fazendo patrulhamento pela região por conta da operação “Pronta Resposta”, para combater os índices de violência e tráfico de drogas na região, quando em determinado instantes avistaram a dupla em uma motocicleta Honda Biz vermelha com placa de Ariquemes e deram ordem de parada sendo acatada pelo piloto.
Durante a revista pessoal foi encontrado a droga no bolso de um deles onde confessou que iria fazer a entrega da droga, só não disse onde e logo a dupla recebeu voz de prisão e foi conduzida para o Departamento de Flagrantes para as devidas providências e ficaram à disposição da justiça.
- BRASIL2 dias ago
ASSISTA AO VÍDEO: Dondoca desce do salto e protagoniza UFC em loja de maquiagem
- INTERIOR2 dias ago
CANTOR: Mulher antes de morrer baleada conta pra polícia quem atirou em Rondônia
- BRASIL2 dias ago
TR4GÉDIA: Policial morre em acidente quando retornava do velório de agente assassinado em Santa Luzia
- GERAL2 dias ago
Reunião do Comitê de Crise Hídrica em Rondônia: mobilização conjunta para enfrentar a seca e seus impactos
- BRASIL2 dias ago
Após perseguição, moradores de Rolim de Moura morrem trocando tiros com policiais em rodovia de Mato Grosso
- INTERIOR2 dias ago
Com galão d’água na garupa de bicicleta, idoso morre atropelado na BR-364 em Ji-Paraná