GERAL
Agendamento para serviços odontológicos especializados passa a ser feito pelo sistema de regulação da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), implementou uma mudança no processo de agendamento dos atendimentos nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que, a partir de agora, será realizada exclusivamente pelo sistema de regulação do município.
Com a medida, o agendamento deixa de ser feito por meio de demanda espontânea ou contato direto via telefone e passa a seguir um fluxo regulado, garantindo maior organização no encaminhamento dos pacientes e reduzindo o tempo de espera.
Os CEOs são referência no atendimento odontológico especializado, oferecendo procedimentos como cirurgias complexas, tratamento de canal (endodontia), extração de dente do siso, tratamento de gengiva (periodontia) e assistência a pacientes com deficiência.
COMO VAI FUNCIONAR?
Para chegar ao CEO, a população deve procurar inicialmente a unidade básica de saúde mais próxima. O paciente passa por avaliação do dentista da unidade, que, ao identificar a necessidade de um procedimento especializado, faz a solicitação.
Com o encaminhamento em mãos, o paciente procura o setor de regulação da própria unidade onde foi atendido para cadastrar o pedido. A partir daí, o sistema distribui os atendimentos entre as unidades de acordo com a disponibilidade dos profissionais, garantindo um fluxo organizado e transparente.
De acordo com a gerente da Divisão de Saúde Bucal da Semusa, Francielli Pasquim Tolotti, a regulação tem o objetivo de promover equidade do acesso, garantido integridade na assistência e permitindo o ajuste da oferta assistencial disponível de acordo com as necessidades imediatas do cidadão.
“A mudança é inédita e tem o objetivo de melhorar o serviço. Antes da medida, realizamos um levantamento aprofundado sobre o tempo que cada paciente esperava para ser atendido no serviço especializado. Através da regulação, com a distribuição correta de paciente por profissional, vamos garantir que essa espera seja a mínima possível”, explica Francielli Pasquim Tolotti.
A gerente também informa que, a partir de agora, os números de whatsapp por onde as consultas eram agendadas, deixarão de fazer atendimento direto ao paciente. Francielli Tolotti reforça que “o atendimento inicial será realizado na unidade básica de saúde e, caso necessário, o encaminhamento para os CEOs será feito pelo profissional da unidade, seguindo o novo fluxo de regulação”, finaliza.
SAÚDE BUCAL
Em Porto Velho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), oferece variados serviços odontológicos gratuitos à população, tanto na área urbana quanto na rural. Os serviços oferecidos nas unidades básicas de saúde incluem limpeza, aplicação de flúor, restaurações, extrações simples, além de atendimento de urgências.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Casos de urgência ou emergência são atendidos também nas UPAs. Na Leste, o atendimento odontológico é feito 24 horas todos os dias da semana. Na UPA Sul, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Leandro Morais/ SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Mais de 70 vagas de emprego estão disponíveis esta semana no Sine Municipal

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), por meio do Sine Municipal de Porto Velho, divulga nesta segunda-feira (17) a lista com 72 vagas de emprego no mercado de trabalho. Entre elas, vagas de nível superior, médio, fundamental, curso técnico/profissionalizante, sem instrução de escolaridade e, ainda, vagas para pessoas com deficiência (PcD).
As vagas são: psicólogos (25); fisioterapeuta (5); fonoaudiólogo (4); assistente de escrita fiscal (1); assistente social (1); atendente comercial (6); recepcionista (3); vendedor externo (2); atendente balconista (2); auxiliar administrativo (1); açougueiro (1); repositor (1); serviços gerais (3); cozinheira (1); técnico em enfermagem (8); embalador de saltenhas congeladas (1); empregada doméstica (1); mecânico de bicicleta (1); depiladora (3); designer e extensionista (1); auxiliar de logística PcD (1).
O munícipe interessado deve cadastrar seu currículo junto ao Sine, que funciona em duas unidades: na rua General Osório, 81, Centro, ou na Praça CEU, Antônio Fraga Moreira, bairro JK. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Mais informações: (69) 3901-6414/ (69) 3901-6409.
O Sine Municipal também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Empresários e contratantes também podem utilizar os serviços de intermediação de mão de obra do Sine Municipal e divulgar as vagas que precisam em seus estabelecimentos, empresas e instituições.
Texto: André Oliveira
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeito Léo Moraes acompanha trabalhos da operação Cidade Limpa

A cena impressiona: garrafas, isopor, cadeiras, fogões, e até uma geladeira velha foram retirados de dentro do canal Tancredo Neves, um dos principais sistemas de drenagem da zona Leste de Porto Velho. No local, a água deveria correr livremente, mas encontra um verdadeiro bloqueio de lixo descartado de forma irregular, agravando os alagamentos em períodos chuvosos.
Foi nesse cenário que o prefeito Léo Moraes esteve, no final de semana, acompanhando de perto mais uma ação da Operação Cidade Limpa, que diariamente atua na remoção de toneladas de resíduos espalhados por bueiros, canais e ruas da cidade. “A gente sabe que não vai resolver problemas de décadas da noite para o dia. A macrodrenagem exige um alto investimento, e estamos buscando recursos para isso. Mas enquanto isso não acontece, estamos fazendo o que está ao nosso alcance: limpeza! E já vimos que isso funciona”, destacou o prefeito.
O trabalho intenso de desobstrução do canal foi precedido por um levantamento aéreo realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob). O secretário-adjunto da pasta, Thiago Catanhêde, explicou que o sobrevoo com drone ajudou a mapear os pontos mais críticos, permitindo um planejamento mais eficiente da intervenção.

A retirada dos resíduos garante maior fluidez das águas pluviais e minimiza o risco de transbordamentos que afetam diretamente bairros inteiros. Vias como a avenida Guaporé e a Rio de Janeiro estão entre as que sofrem com alagamentos causados pela obstrução dos canais.
Além de acompanhar os trabalhos, o prefeito Léo Moraes aproveitou a ocasião para reforçar o pedido à população. “Não adianta a Prefeitura limpar hoje se amanhã jogarem lixo de novo. Precisamos que cada morador faça sua parte. O descarte irregular compromete não só a infraestrutura da cidade, mas a vida de quem mora aqui. Porto Velho merece respeito, e isso começa com atitudes simples, como jogar o lixo no lugar certo”, enfatizou.
A Prefeitura segue firme no compromisso de organizar e limpar Porto Velho, mas reforça que essa é uma responsabilidade compartilhada. “Estamos nas ruas todos os dias, mas a população é parte fundamental nesse processo. Vamos juntos transformar nossa cidade”, concluiu o prefeito.
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
GERAL
Prefeito Léo Moraes participa do lançamento da Carteira da Pessoa com Epilepsia em evento no MPRO

Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, participou do lançamento e entrega simbólica da Carteira da Pessoa com Epilepsia, que aconteceu durante o ato alusivo ao Dia Nacional do Ouvidor, realizado no auditório do Ministério Público de Rondônia (MPRO), na capital. A ação é resultado de articulação do projeto desenvolvido pelo MP, dentro da temática, sob coordenação atual da Ouvidoria-Geral do órgão.
A instituição da Carteira da Pessoa com Epilepsia tem como objetivo identificar e proporcionar maior segurança e bem-estar a pacientes diagnosticados com a doença, especialmente em situações em que uma crise possa ocorrer, permitindo que médicos e outros profissionais de saúde possam prestar o atendimento adequado de forma mais ágil. O documento foi instituído pela Lei Complementar nº 1980.
A emissão do documento pode gerar um banco de dados com informações relevantes, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas e estratégias para melhorar os atendimentos dos pacientes com epilepsia.
O prefeito Léo Moraes ressaltou que essa é mais uma causa que precisa do engajamento e empenho de pessoas comprometidas. “Hoje, essa entrega simbólica é o resultado de um trabalho realizado a várias mãos. Sabemos o que significa uma carteira de identificação para a pessoa com epilepsia para garantir seus direitos. Estamos trabalhando para continuar adotando políticas públicas em benefício da população”, disse.
O prefeito Léo Moraes ressaltou que essa é mais uma causa que precisa do engajamento e empenho de pessoas comprometidas
Léo Moraes se comprometeu a atuar cada vez mais na defesa dessa bandeira e de outras tão importantes. “Reverencio as ações efetivas do Ministério Público, que tem colaborado sobremaneira para a nossa gestão e fortalecido o diálogo em prol de mudanças necessárias para o desenvolvimento da nossa cidade e também do estado. Afinal, ninguém faz nada sozinho e precisamos de boas pessoas comprometidas com este esforço, cujo objetivo é termos uma Porto Velho melhor para todos”, comentou.
Ainda conforme o prefeito, a existência de um documento específico e exclusivo para pessoas com epilepsia também pode aumentar a autoestima da pessoa e a conscientização da sociedade sobre a doença.
De acordo com o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, essa lei é um marco relevante para a cidade de Porto Velho e a entrega desta carteira vai garantir os direitos da pessoa com epilepsia. A ação da Prefeitura também atesta o reconhecimento à cidadania e dá maior identidade e visibilidade a um problema que por tanto tempo ficou negligenciado.
O evento contou ainda com a presença da ouvidora-geral da Instituição, procuradora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel; dos dirigentes da Casa Ana Fonseca, Edmilson Fonseca e Rosária Novais, voluntários do projeto Ouvidoria Presente – De Mãos dadas com a Epilepsia; da titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Lucilia Muniz de Queiroz, entre outros convidados.
Texto: Humberto Oliveira
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
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