BRASIL
Deputados pedem que Vai-Vai fique sem verba pública após “desrespeitar” polícia
O deputado federal Capitão Augusto e a deputada estadual Dani Alonso, ambos do PL de São Paulo, enviaram ofício ao governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e ao prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), pedindo que a escola de samba Vai-Vai fique sem acesso a verbas públicas no próximo ano por “desrespeitar” policiais.
“Proponho que a Vai-Vai seja proibida de receber qualquer forma de recurso público no próximo ano fiscal, como forma de sanção pela conduta ofensiva demonstrada. A medida não apenas servirá de punição, mas também como sinal de que ofensas contra instituições e profissionais de segurança não serão toleradas em nosso estado”, diz o documento.
Capitão Augusto, que redige o ofício, também pede que sejam reforçadas as diretrizes e critérios para a concessão de apoio financeiro e patrocínio a entidades e eventos culturais. O deputado defende “assegurar que estes não estejam de forma alguma associados a atividades criminosas ou que promovam mensagens de ódio e desrespeito”.
A CNN procurou a Vai-Vai para que comentasse o ofício. Até o momento, não houve resposta.
No desfile da Vai-Vai para o Carnaval de 2024 no Sambódromo do Anhembi, que aconteceu no último sábado (10), policiais da Tropa de Choque foram retratados com asas e chifres vermelhos –em uma alusão a figuras demoníacas.
Anteriormente a Vai-Vai explicou em nota que seu samba-enredo “tratou-se de um manifesto, uma crítica ao que se entende por cultura na cidade de São Paulo, que exclui manifestações culturais como o hip hop e seus quatro elementos – breaking, graffiti, MCs e DJs”.
Segundo a escola, “nesse contexto, foram feitos, ao longo do desfile, uma série de recortes históricos, como a semana de arte de 1922 e o lançamento do álbum Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais MCs, em 1997”.
“Sobrevivendo no Inferno colocou o rap no topo das paradas, vendendo mais de meio milhão de cópias. Racismo, miséria e desigualdade social — temas cutucados nos discos anteriores — são aqui expostos como uma grande ferida aberta, vide Diário de um Detento, inspirada na grande chacina do Carandiru’”, acrescenta a nota.
“Ou seja, a ala retratada no desfile de sábado, da escola de samba Vai-Vai, à luz da liberdade e ludicidade que o Carnaval permite, fez uma justa homenagem ao álbum e ao próprio Racionais MCs, sem a intenção de promover qualquer tipo de ataque individualizado ou provocação, mas sim uma ala, como as outras 19 apresentadas pela escola, que homenageiam um movimento”, indica a escola.
“Vale ressaltar que, nesse recorte histórico da década de 1990, a segurança pública no estado de São Paulo era uma questão importante e latente, com índices altíssimos de mortalidade da população preta e periférica”, continua.
“Além disso, é de conhecimento público que os precursores do movimento hip hop no Brasil eram marginalizados e tratados como vagabundo, sofrendo repressão e, sendo presos, muitas vezes, apenas por dançarem e adotarem um estilo de vestimenta considerado inadequado pra época. Ou seja, o que a escola fez, na avenida, foi inserir o álbum e os acontecimentos históricos no contexto que eles ocorreram, no enredo do desfile”, finaliza a Vai-Vai.
Delegados repudiam
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) emitiu na segunda-feira (12) uma nota de repúdio contra a Vai-Vai. Segundo a entidade, o enredo apresentado no Sambódromo do Anhembi representou com “escárnio” a figura de agentes da lei.
A nota menciona a ala “Sobrevivendo no Inferno” e destaca o uso de chifres que remetiam à figura de um demônio e “demonizaram a Polícia”, motivo de “extrema indignação” por parte do Sindesp.
De acordo com o sindicado, o samba-enredo “afronta as forças de segurança pública, desrespeita e trata, de forma vil e covarde, profissionais abnegados que se dedicam, dia e noite, à proteção da sociedade e ao combate ao crime, muitas vezes, sob condições precárias e adversas, ao custo de suas próprias vidas e famílias”.
FONTE: CNN BRASIL
BRASIL
ABSURDO: Passagens internacionais podem ter alta de 26% com a Reforma Tributária; voos domésticos também enfrentarão aumento
Brasil – O custo das passagens aéreas internacionais partindo do Brasil tende a aumentar com a aprovação do atual texto da Reforma Tributária. Com a introdução do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), o novo imposto único terá uma alíquota base de 26%, que será aplicada integralmente nas passagens internacionais.
No caso de passagens de ida e volta, o valor do imposto será reduzido pela metade, resultando em uma alíquota de 13,5% sobre o preço do bilhete. Atualmente, impostos como Cofins, ISS e ICMS, que o IVA substituirá, não incidem sobre as passagens internacionais, devido a uma convenção internacional da qual o Brasil faz parte.
Fontes do setor informaram à Folha de São Paulo que a implementação do IVA pode ter um efeito negativo significativo sobre o tráfego aéreo internacional, podendo reduzir em até 22% o número total de passageiros internacionais por ano no país.
Por outro lado, o governo defende que benefícios como a isenção de impostos sobre o querosene de aviação (que atualmente não é cobrado em voos internacionais devido aos acordos internacionais do Brasil) e outros incentivos para a aviação comercial já oferecem grandes vantagens ao setor.
Embora o texto aprovado pela Câmara dos Deputados ainda esteja sujeito a ajustes, cada setor será tributado de forma específica após a sanção do projeto pelo Presidente da República. No entanto, a cobrança do IVA só entrará em vigor em 2033, permitindo tempo para a adaptação do sistema tributário brasileiro e proporcionando mais previsibilidade para a população.
BRASIL
ACIDENTE AÉREO: Três pessoas morrem em acidente com avião de pequeno porte em Manicoré interior do Amazonas
Na manhã desta Sexta-feira (20), um avião de pequeno porte caiu por volta das 8h na comunidade Bom Jesus, nas proximidades da Boca do Rio, no município de Manicoré, a aproximadamente 332 quilômetros de Manaus, no interior do Amazonas, na calha do Rio Madeira. O acidente resultou na morte de três pessoas e deixou uma quarta vítima gravemente ferida, que foi resgatada por equipes de emergência.
A Polícia Militar e uma ambulância foram enviadas ao local, que fica cerca de sete quilômetros da sede de Manicoré. De acordo com informações do jornalista Rafael Lins, da página Manicoré Fuxico, quatro pessoas estavam a bordo da aeronave.
Moradores relataram que o avião já apresentava sinais de falha antes de cair em uma área de mata na comunidade Bom Jesus, situada atrás de Boca do Rio. As condições climáticas da região, com chuvas fortes e céu fechado, podem ter contribuído para o acidente. As autoridades locais ainda não divulgaram uma nota oficial, e as investigações continuam.
BRASIL
“Se gritar, eu vou atirar!”: trio de assaltantes rouba carro de família em plena luz do dia; veja vídeo
Um carro foi roubado por dois homens e uma mulher em Taguatinga, na manhã desta quinta-feira (19). O crime, registrado por câmeras de segurança, mostra o momento em que as vítimas foram abordadas e o veículo levado pelos criminosos.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o trio aborda o casal que estava guardando itens no porta-malas do carro. Um deles ameaça as vítimas e diz: “Se gritar, eu vou atirar”. Em seguida, os três criminosos assumem o controle do veículo e fogem do local.
Os militares foram acionados por meio do 190 e localizaram o automóvel, abandonado, na quadra 4 do Setor Oeste. A 8ª Delegacia de Polícia, localizada na Estrutural, dará continuidade às investigações para identificar e localizar os autores do crime, que seguem foragidos.
You must be logged in to post a comment Login