Connect with us

BRASIL

Brasil gera mais de 190 mil postos com carteira assinada em outubro

Published

on

País tem saldo positivo de 1.784.695 novas vagas em 2023

Em outubro, o Brasil gerou 190.366 postos de trabalho com carteira assinada. Com isso, acumula, ao longo do ano, um saldo positivo de 1.784.695 novas vagas em todas as unidades da Federação em quatro dos cinco grupamentos econômicos que constituem o levantamento. A exceção foi a Agricultura, que teve saldo negativo.

Os números constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Setores

O saldo positivo de outubro resulta das 1.941.281 admissões e dos 1.750.915 desligamentos registrados no mês. Segundo o MTE, a maioria dos empregos formais foram criados nos setores de Serviços (109.939) e de Comércio (49.647).

Com o resultado acumulado do ano, o estoque total recuperado para o Caged ficou em 44.229.120 postos de trabalho formais. “O maior crescimento do emprego formal em outubro ocorreu no setor de Serviços, com um saldo de 109.939 postos, com destaque para Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que teve saldo positivo de 65.128 empregos”, informou por meio de nota o ministério.

Ainda segundo a pasta, a segunda maior geração foi observada no setor de Comércio, com 49.647 postos de trabalho gerados no mês, “principalmente no comércio varejista de mercadorias, com predominância de supermercados (saldo positivo de 6.307 postos) e hipermercados (1.925), além dos artigos de vestuário (5.026)”, complementa o estudo.

O terceiro maior crescimento registrado foi na Indústria: saldo positivo de 20.954 novos postos com carteira assinada. O maior destaque ficou com o setor de fabricação de açúcar em bruto (1,5 mil) e fabricação de móveis, com saldo de 1.330. Já a Construção Civil teve saldo positivo de 11.480 empregos.

Saldo negativo

O único setor que registrou saldo negativo foi o da Agropecuária, com 1.656 empregos perdidos no mês. “É um saldo pequeno, mas negativo, resultado da coleta de produtos como o café, entre outros”, avaliou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em entrevista a imprensa.

Segundo o MTE, esse resultado decorre da desmobilização do café (-2.850), do cultivo de alho (-1.677), cultivo de batata-inglesa (-1.233) e de cebola (-1.138) que superaram o aumento nas atividades de produção de sementes (4.088).

São Paulo foi o estado que obteve o maior saldo de empregos formais. A maior parte dos 69.442 mil novos postos está concentrada no setor de serviços, que obteve saldo positivo de 44.112 novos postos. No Rio de Janeiro, foram gerados 18.803 novas vagas, enquanto no Paraná, o saldo positivo ficou em 14.945 postos.

Acumulado de 2023

São Paulo é também o estado com maior número de novos postos de trabalho no acumulado do ano, com um total 502.193 novas contratações. Na sequência vem Minas Gerais, com 187.485 novos postos e Rio de Janeiro (141.981 vagas formais).

“O maior crescimento do emprego formal no acumulado do ano ocorreu no setor de Serviços, que gerou 976.511 postos de trabalho até outubro (54,4% do saldo), com destaque para as atividades de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (355.869), e para as atividades de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (312.552)”, detalhou o levantamento.

Na Construção Civil foram gerados 253.876 postos, com destaque para as obras de infraestrutura (86.099). A indústria apresenta, ao longo do ano, um saldo positivo de 251.11 novos postos, com destaque para a fabricação de produtos alimentícios (81.523).

O comércio gerou 193.526 novas vagas formais, com destaque para o setor de supermercados (17.491), minimercados (12.207) e produtos farmacêuticos (12.684); e a Agropecuária gerou 109.698 postos, tendo como destaques os cultivos de soja (15.870), cana-de-açúcar (15.475) e laranja (7.949).

Tendo como recorte os grupos populacionais, o Caged verificou em outubro saldo positivo tanto para mulheres (90.696 vagas geradas). como para os homens (99.671). Do total de vagas geradas no mês, 110.240 foram para pessoas declaradas como pardas; 64.660 brancas; 22.300 declaradas pretas ; 15.395 amarelas e 652 são declaradas indígenas. Foram também criados 1.699 novos postos de trabalhos para pessoas com deficiência.

FONTE: Agência Brasil / Edição: Aline Leal

Continue Reading
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

BRASIL

ABSURDO: Passagens internacionais podem ter alta de 26% com a Reforma Tributária; voos domésticos também enfrentarão aumento

Published

on

Brasil – O custo das passagens aéreas internacionais partindo do Brasil tende a aumentar com a aprovação do atual texto da Reforma Tributária. Com a introdução do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), o novo imposto único terá uma alíquota base de 26%, que será aplicada integralmente nas passagens internacionais.

No caso de passagens de ida e volta, o valor do imposto será reduzido pela metade, resultando em uma alíquota de 13,5% sobre o preço do bilhete. Atualmente, impostos como Cofins, ISS e ICMS, que o IVA substituirá, não incidem sobre as passagens internacionais, devido a uma convenção internacional da qual o Brasil faz parte.

Fontes do setor informaram à Folha de São Paulo que a implementação do IVA pode ter um efeito negativo significativo sobre o tráfego aéreo internacional, podendo reduzir em até 22% o número total de passageiros internacionais por ano no país.

Por outro lado, o governo defende que benefícios como a isenção de impostos sobre o querosene de aviação (que atualmente não é cobrado em voos internacionais devido aos acordos internacionais do Brasil) e outros incentivos para a aviação comercial já oferecem grandes vantagens ao setor.

Embora o texto aprovado pela Câmara dos Deputados ainda esteja sujeito a ajustes, cada setor será tributado de forma específica após a sanção do projeto pelo Presidente da República. No entanto, a cobrança do IVA só entrará em vigor em 2033, permitindo tempo para a adaptação do sistema tributário brasileiro e proporcionando mais previsibilidade para a população.

Continue Reading

BRASIL

ACIDENTE AÉREO: Três pessoas morrem em acidente com avião de pequeno porte em Manicoré interior do Amazonas

Published

on

Na manhã desta Sexta-feira (20), um avião de pequeno porte caiu por volta das 8h na comunidade Bom Jesus, nas proximidades da Boca do Rio, no município de Manicoré, a aproximadamente 332 quilômetros de Manaus, no interior do Amazonas, na calha do Rio Madeira. O acidente resultou na morte de três pessoas e deixou uma quarta vítima gravemente ferida, que foi resgatada por equipes de emergência.

A Polícia Militar e uma ambulância foram enviadas ao local, que fica cerca de sete quilômetros da sede de Manicoré. De acordo com informações do jornalista Rafael Lins, da página Manicoré Fuxico, quatro pessoas estavam a bordo da aeronave.

Moradores relataram que o avião já apresentava sinais de falha antes de cair em uma área de mata na comunidade Bom Jesus, situada atrás de Boca do Rio. As condições climáticas da região, com chuvas fortes e céu fechado, podem ter contribuído para o acidente. As autoridades locais ainda não divulgaram uma nota oficial, e as investigações continuam.

Continue Reading

BRASIL

“Se gritar, eu vou atirar!”: trio de assaltantes rouba carro de família em plena luz do dia; veja vídeo

Published

on

Um carro foi roubado por dois homens e uma mulher em Taguatinga, na manhã desta quinta-feira (19). O crime, registrado por câmeras de segurança, mostra o momento em que as vítimas foram abordadas e o veículo levado pelos criminosos.

Nas imagens, é possível ver o momento em que o trio aborda o casal que estava guardando itens no porta-malas do carro. Um deles ameaça as vítimas e diz: “Se gritar, eu vou atirar”. Em seguida, os três criminosos assumem o controle do veículo e fogem do local.

Os militares foram acionados por meio do 190 e localizaram o automóvel, abandonado, na quadra 4 do Setor Oeste. A 8ª Delegacia de Polícia, localizada na Estrutural, dará continuidade às investigações para identificar e localizar os autores do crime, que seguem foragidos.

Continue Reading

DESTAQUE