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Serviço Rondônia Tem Tudo impulsiona o comércio local e cria novas oportunidades

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  • O serviço de e-commerce ‘Rondônia Tem Tudo’ tem revolucionando o comércio local ao conectar empreendedores e consumidores em uma plataforma moderna e gratuita. Desenvolvido pelo governo de Rondônia, com ações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), e mais de 2 mil produtos cadastrados, o marketplace tem se consolidado como uma ferramenta essencial para impulsionar vendas e fortalecer a economia do estado. Com a chegada de abril, marcado por data favorável para o consumo de chocolates, como a Páscoa, as oportunidades para o setor são ainda maiores.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidencia a relevância da iniciativa para o crescimento econômico do estado. “Desde o início, nosso compromisso é fortalecer o setor produtivo e incentivar o empreendedorismo. O ‘Rondônia Tem Tudo’ é um exemplo claro de como a tecnologia pode aproximar o consumidor dos pequenos negócios, gerando renda e movimentando a economia do nosso estado.”

VISIBILIDADE E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

O serviço se diferencia por sua acessibilidade e alcance. Além de proporcionar visibilidade para os pequenos empreendedores, permite que consumidores de todo o Brasil encontrem produtos de Rondônia, ampliando as oportunidades de negócio. Uma parceria estratégica com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) garante dicas para otimização do frete, tornando o comércio, ainda mais, competitivo no mercado nacional.

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O vice-governador e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves ressaltou o impacto positivo do marketplace. “Essa plataforma demonstra nosso compromisso com os micros e pequenos empreendedores. Estamos criando um ambiente propício para que possam expandir seus negócios e atingir um público cada vez maior, tanto dentro como fora do estado.”

GRATUIDADE

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Um diferencial importante da plataforma é a gratuidade. Na Rondônia Tem Tudo não há cobrança de taxas sobre as vendas, e o empreendedor tem total controle sobre preços e entregas. O serviço oferece suporte para divulgação de produtos, interação com clientes e criação de uma base de consumidores fiéis.

Reforçando o compromisso com o desenvolvimento do setor, a “Rondônia Tem Tudo”, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, firmou recentemente a renovação do termo de parceria com a Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio RO). Novas funcionalidades e benefícios serão lançados em breve, ampliando as possibilidades de faturamento dos empreendedores e o crescimento dos negócios locais.

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PLATAFORMA E FUNCIONALIDADES 

O ‘Rondônia Tem Tudo’ oferece funcionalidades que ajudam a impulsionar as vendas, como os cartões fidelidade, que incentivam o cliente a comprar novamente, criando uma relação de longo prazo entre consumidor e empreendedor.

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Para os consumidores, a plataforma é uma oportunidade de conhecer e valorizar produtos e serviços regionais, com a segurança e praticidade do contato direto com os vendedores. Seja para comprar presentes de Páscoa, produtos artesanais ou itens exclusivos, o “Rondônia Tem Tudo” conecta os consumidores a tudo isso de maneira acessível e eficiente.

  • Com constantes inovações, parcerias estratégicas e um compromisso sólido com o desenvolvimento econômico do estado, a “Rondônia Tem Tudo” se consolida como um aliado indispensável para empreendedores e consumidores.

Para mais informações sobre a plataforma Rondônia Tem Tudo, o cidadão pode acessar:

Fonte
Texto: Bruna Felipe
Fotos: Daiane Mendonça e Esio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

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Prefeitura de Porto Velho realiza melhorias nos ramais de Nova Califórnia

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A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), tem intensificado os trabalhos de melhoria na infraestrutura das estradas rurais do distrito de Nova Califórnia, que fica a cerca de 360 quilômetros da capital.

As intervenções incluem patrolamento, manutenção de bueiros e correção de pontos críticos, garantindo melhores condições de trafegabilidade para produtores rurais, transporte escolar e caminhões que escoam a produção local.

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De acordo com o supervisor de estradas da Semagric, da Ponta do Abunã, Éder Lopes de Araújo, uma das frentes de trabalho ocorreu no Ramal dos Pioneiros, onde foi realizado o patrolamento de 1,5 km, além da recuperação da cabeceira de pontes e limpeza de bueiros para facilitar o escoamento da água.

“Essa região tem um fluxo intenso de caminhões boiadeiros, ônibus escolares e também de produção agrícola, e a safra do cupuaçu que está a todo vapor na região. As melhorias são essenciais para garantir o acesso e evitar transtornos”, explicou Araújo.

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Para o produtor rural Iuderci Knup, que reside há dez anos no Ramal dos Pioneiros e trabalha com café, gado leiteiro e suinocultura, a manutenção das estradas é fundamental para a sobrevivência da agricultura familiar.

“Dependemos dessas vias para levar nossa produção ao mercado. Quando as estradas estão em boas condições, tudo melhora para nós, desde o transporte do leite até a comercialização de hortaliças e frutas”, destacou Knup.

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No Ramal do Cascalho, foram realizados serviços paliativos de patrolamento e manutenção de bueiros, enquanto no Ramal Baixa Verde as ações se concentraram na recuperação de bueiros e correção de pontos críticos.

O objetivo é garantir um acesso mais seguro e eficiente, especialmente porque esse ramal é uma das principais vias utilizadas pelos produtores da Região do Reca, um dos maiores polos produtivos da região, com cerca de 20 km de extensão.

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COOPERATIVA

As margens dos ramais no distrito de Nova Califórnia são preservadas com vegetação nativa, pois a maioria dos agricultores locais faz parte da Associação e Cooperativa Reca, que atua com Sistema Agroflorestal.

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A cooperativa conta com 276 associados e 178 cooperados, fortalecendo a produção sustentável na região.

No Ramal Mendes Júnior, também foram realizados serviços de ajuste de bueiros, contribuindo para melhorar o escoamento da água e a segurança da estrada.

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Segundo o secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, os trabalhos têm sido intensificados desde o início do ano para atender as demandas da população rural.

“Sabemos da importância dessas estradas para o dia a dia dos moradores e produtores. A manutenção constante é essencial para garantir o desenvolvimento agrícola e a mobilidade da comunidade”, afirmou o secretário.

Texto: Jean Carla Costa
Foto: Jean Carla Costa

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Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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Semusa orienta população sobre vacinação contra a gripe em Porto Velho

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A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforça que a vacinação contra a gripe em Porto Velho segue em andamento até o dia 31 de julho, como parte da campanha nacional iniciada em setembro de 2024. As doses estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde e também no ponto fixo de vacinação no Porto Velho Shopping.

A gerente da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, explica que muita gente tem procurado a rede municipal em busca da nova vacina da gripe anunciada recentemente pelo Ministério da Saúde. No entanto, essa nova remessa, referente à campanha 2025/2026, só será distribuída para os estados da região Norte a partir de setembro.

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“Essa diferença de calendário entre as regiões causa confusão. É importante deixar claro que a vacina disponível hoje é a da campanha vigente, e ela continua sendo eficaz. É atualizada com as cepas mais circulantes do vírus e está dentro do prazo ideal de proteção”, esclarece Elizeth.

A campanha de vacinação contra a influenza está aberta para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, incluindo, idosos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, professores, pessoas com comorbidades.

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Segundo a Semusa, a estratégia de manter a vacinação no Porto Velho Shopping é uma forma de facilitar o acesso da população à imunização. O espaço funciona de acordo com o horário de funcionamento do shopping, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

“Nós orientamos que as pessoas que ainda não foram vacinadas contra a gripe de setembro até agora, que procure a unidade de saúde mais próxima até dia 31 de julho. Agora, para aqueles que já foram imunizados na campanha vigente, a próxima dose será a partir de setembro, quando inicia a campanha 2025/2026”, explica Elizeth.

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O endereço das unidades de saúde que ofertam a vacina contra a gripe pode ser acessado aqui.

Texto: Luciane Gonçalves
Foto: SMC

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Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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Comunidades são atendidas em operação humanitária da Defesa Civil Municipal

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Considerada uma das maiores ações humanitárias da história da Defesa Civil Municipal, a operação de socorro às comunidades atingidas pela cheia, que conta com a coordenação da Sala de Situação montada pela Prefeitura de Porto Velho, já apresentou resultados extremamente positivos em dois dias de operação.

Navegando entre as comunidades do baixo Madeira, o barco Deus é Amor fica atracado em áreas de segurança, enquanto as equipes montadas por agentes da Defesa Civil e servidores voluntários de várias secretarias seguem em pequenas embarcações, adentrando os povoados e comunidades mais isoladas.

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Desde que saiu do porto da capital rondoniense, durante a noite da última segunda-feira (7), rumo à missão de atender os cidadãos afetados pela cheia do rio Madeira, já foram entregues 722 cestas básicas, 5.376 litros de água mineral, 678 caixas de hipoclorito, além de 722 kits higiene.

“Seguimos atentos e diligentes sobre a situação de cada família ribeirinha que precisa do socorro da Prefeitura de Porto Velho, que está dedicada integralmente no trabalho de atendimento aos nossos irmãos atingidos pela cheia”, relatou o prefeito Léo Moraes.

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TRABALHO INTENSO

Mesmo sob forte chuva, as equipes montadas para socorrer essas famílias se destacaram por dentro da região do Lago do Cuniã, entre outras áreas de densa floresta amazônica, e que ficaram isoladas por conta da cheia do rio.

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A embarcação Deus é Amor segue com a operação de socorro às comunidades atingidas, e apenas em 24 horas, as equipes coordenadas pelo planejamento estratégico da Sala de Situação, conseguiram atender seis comunidades: São Carlos, Boca do Jamari, Brasileira, Bom Será, Bom Serazinho, Cavalcante, Terra Caída e Bonfim

Embarcação Deus é Amor segue com a operação de socorro às comunidades atingidas

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Os trabalhos seguem durante toda a semana, com a embarcação navegando rumo a outras comunidades mais distantes dentro da extensa faixa de comunidades ribeirinhas de Porto Velho.

S.O.S Ribeirinhos

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Vale destacar que a campanha S.O.S Ribeirinhos segue coletando doações da sociedade civil organizada para a mitigação dos impactos da cheia. As doações podem ser entregues diretamente na Defesa Civil Municipal, localizada na avenida Rafael Vaz e Silva, 1402, bairro Nossa Senhora das Graças, ou através do telefone (69) 8473-2112.

Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: João Paulo Prudêncio

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Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

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