Connect with us

GERAL

Fortalecimento do turismo é impulsionado pelo governo de RO no Encontro Estadual de Gestores Municipais

Published

on

  • O governo de Rondônia iniciou, na quarta-feira (26), o Encontro Estadual de Gestores Municipais e Trade Turístico, com atividades que encerram nesta quinta-feira (27), em Ariquemes. O evento, realizado por meio Superintendência Estadual de Turismo (Setur), tem como objetivo promover o fortalecimento do setor turístico, reunindo prefeitos, secretários e representantes da área dos 52 municípios do estado para debater estratégias de desenvolvimento sustentável e inovação no turismo local.

A iniciativa contou com a presença do governador do estado, Marcos Rocha, que destacou a importância do turismo para a economia de Rondônia. “Nosso estado possui um grande potencial turístico, com riquezas naturais e culturais que podem impulsionar a geração de emprego e renda. O governo segue empenhado em fomentar o setor e criar políticas públicas que incentivem a atividade de forma sustentável e estruturada”, ressaltou.

Durante o evento, os participantes debatem temas essenciais como sustentabilidade, inovação e a integração entre os diversos agentes do setor turístico. Além disso, é um espaço para troca de experiências e fortalecimento das parcerias entre o poder público e o trade turístico, contribuindo para a construção de um turismo mais estruturado e competitivo em Rondônia.

Encontro Estadual se consolida como um marco para o setor

Advertisement

A titular da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, destacou a relevância do turismo como fator de inclusão social. “O turismo tem impacto direto na vida das pessoas, promovendo oportunidades e fortalecendo a economia das comunidades locais. Nossa atuação visa garantir que esse crescimento seja inclusivo e sustentável, beneficiando toda a população”, afirmou.

PLANEJAMENTO

Advertisement

Segundo o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, “O objetivo é integrar todas as regiões turísticas de Rondônia, promovendo um planejamento eficiente e sustentável para que possamos ampliar as oportunidades, e consolidar o estado como um destino turístico forte e competitivo”, declarou.

  • O Encontro Estadual de Gestores Municipais e Trade Turístico se consolida como um marco para o setor, promovendo capacitação, integração e novas perspectivas para o desenvolvimento do turismo em Rondônia.

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Sângela Oliveira
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

GERAL

Desempenho de Rondônia avança com governança focada em transparência, responsabilidade e resultados

Published

on

  • O modelo de governança pública rondoniense é referência no Brasil em conduta anticorrupção, responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, e na geração de resultados que beneficiem a população. Com isso, o governo de Rondônia está em evidência com reconhecimentos, prêmios e melhores posições nos rankings de boas práticas. Tanto que inspirou a campanha Fale Bem de Rondônia a celebrar as conquistas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, defende uma gestão pública eficiente que resulte em soluções para o estado avançar em qualidade de vida e em desenvolvimento. ‘‘Temos planejamento, gestão de recurso e trabalhamos para obter resultados que transformem a vida da população, em um esforço conjunto com todos que querem o progresso do estado. E os indicadores de governança mostram o quanto estamos avançando na qualidade da gestão’’, pontuou.

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, salienta que, a governança em Rondônia está conectada com inovações e melhores práticas. ‘‘Trabalhamos para que a gestão pública alcance resultados rápidos e com eficiência. Conscientes que os impostos devem voltar para a população de forma que realmente beneficie a população, criando ambiente mais favorável para o estado prosperar.’’

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, defende uma gestão pública eficiente para elevar qualidade de vida e desenvolvimento do estado

Advertisement

Vamos conferir o top 5 dos destaques da governança rondoniense:

1 – SELO DIAMANTE EM TRANSPARÊNCIA

Advertisement

O governo de Rondônia é Selo Diamante em transparência pública, o que o faz referência no Brasil em conduta anticorrupção. Essa classificação só é concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), quando as instituições atingem o mais alto grau de transparência dos dados, por meio de seus portais oficiais. Para obter o “Selo Diamante”, é preciso alcançar um nível de transparência entre 95% e 100%.

  • “Selo Ouro” em Transparência Pública 2022 – 91,82%.
  • “Selo Diamante” em Transparência Pública 2023 – 99,29%.
  • “Selo Diamante” em Transparência Pública 2024 – 98,92%.

2 – MODELO DE GESTÃO FISCAL E CONTÁBIL

O governo de Rondônia também é modelo de gestão fiscal e contábil com conquistas de troféus da Secretaria do Tesouro Nacional pela Qualidade da Informação Contábil Fiscal. No estado, o que cada cidadão deseja, ter segurança que cada centavo do orçamento público seja investido com transparência e atenda às necessidades da população está sendo atendido com o aperfeiçoamento tecnológico e das boas práticas da Administração Pública.

Advertisement
  • 2023: Nota A em Qualidade da Informação da Qualidade Contábil Fiscal e 3º lugar no Brasil na categoria “Melhor Desempenho Geral” do Brasil.
  • 2024: Nota A em Qualidade da Informação da Qualidade Contábil Fiscal e 2º lugar no Brasil em ‘‘Melhor Desempenho Geral’’.

3 – NOTA MÁXIMA EM CAPACIDADE DE PAGAMENTO

O governo de Rondônia é pelo quinto ano consecutivo, nota A em Capacidade de Pagamento (Capag), nota máxima na avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional. E ainda ganhou o acréscimo do ‘‘+’’ pela qualidade das informações contábeis e fiscais, reforçando sua credibilidade tornando-se A+. A nota considera três indicadores fundamentais: endividamento, poupança corrente –  que mede o equilíbrio entre receitas e despesas e liquidez relativa – que analisa a situação de caixa.  Um reconhecimento de que o estado cumpre suas metas fiscais e honra o pagamento de fornecedores e servidores em dia. Essa nota A+ torna o estado um ambiente de alta segurança para os investidores.

4 – DESTAQUE EM EFICIÊNCIA DA MÁQUINA PÚBLICA

Advertisement

Rondônia está no 4º lugar no ranking nacional em eficiência da Máquina Pública. Com 89,9 pontos no indicador do Centro de Liderança Pública (CLP), o estado demonstra que há competência na administrativa do governo estadual, sinalizando que Rondônia tem um bom governo. O desempenho também contribui para tornar o estado mais competitivo no Brasil. Esse é um reconhecimento da transformação que o governo tem proporcionado ao estado, gerando mais qualidade de vida e desenvolvimento.

5 – HARMONIA ENTRE PODERES

Advertisement

O governo de Rondônia mantém uma governança em harmonia com os poderes Legislativo e Judiciário, além de manter parceria com Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO), Ministério Público do Estado (MPE/RO) e Defensoria Pública do Estado (DPE/RO) para alinhamentos e ações integradas que beneficiem a população. No estado, com a liderança do governo de Rondônia na execução de políticas públicas a um esforço conjunto dos poderes e instituições para atender às necessidades da população nos 52 municípios. Assim, o estado vem mostrando força para vencer desafios e alcançar conquistas para o bem da coletividade.

FALE BEM DE RONDÔNIA

Advertisement

Com essa crescente valorização do estado, a campanha Fale Bem de Rondônia convida todos os rondonienses a compartilharem suas histórias positivas sobre o estado e contribuírem para fortalecer sua imagem nacionalmente.

Advertisement

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Nilson Santos e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading

GERAL

Serviço Rondônia Tem Tudo impulsiona o comércio local e cria novas oportunidades

Published

on

  • O serviço de e-commerce ‘Rondônia Tem Tudo’ tem revolucionando o comércio local ao conectar empreendedores e consumidores em uma plataforma moderna e gratuita. Desenvolvido pelo governo de Rondônia, com ações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), e mais de 2 mil produtos cadastrados, o marketplace tem se consolidado como uma ferramenta essencial para impulsionar vendas e fortalecer a economia do estado. Com a chegada de abril, marcado por data favorável para o consumo de chocolates, como a Páscoa, as oportunidades para o setor são ainda maiores.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidencia a relevância da iniciativa para o crescimento econômico do estado. “Desde o início, nosso compromisso é fortalecer o setor produtivo e incentivar o empreendedorismo. O ‘Rondônia Tem Tudo’ é um exemplo claro de como a tecnologia pode aproximar o consumidor dos pequenos negócios, gerando renda e movimentando a economia do nosso estado.”

VISIBILIDADE E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

O serviço se diferencia por sua acessibilidade e alcance. Além de proporcionar visibilidade para os pequenos empreendedores, permite que consumidores de todo o Brasil encontrem produtos de Rondônia, ampliando as oportunidades de negócio. Uma parceria estratégica com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) garante dicas para otimização do frete, tornando o comércio, ainda mais, competitivo no mercado nacional.

Advertisement

O vice-governador e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves ressaltou o impacto positivo do marketplace. “Essa plataforma demonstra nosso compromisso com os micros e pequenos empreendedores. Estamos criando um ambiente propício para que possam expandir seus negócios e atingir um público cada vez maior, tanto dentro como fora do estado.”

GRATUIDADE

Advertisement

Um diferencial importante da plataforma é a gratuidade. Na Rondônia Tem Tudo não há cobrança de taxas sobre as vendas, e o empreendedor tem total controle sobre preços e entregas. O serviço oferece suporte para divulgação de produtos, interação com clientes e criação de uma base de consumidores fiéis.

Reforçando o compromisso com o desenvolvimento do setor, a “Rondônia Tem Tudo”, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, firmou recentemente a renovação do termo de parceria com a Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio RO). Novas funcionalidades e benefícios serão lançados em breve, ampliando as possibilidades de faturamento dos empreendedores e o crescimento dos negócios locais.

Advertisement

PLATAFORMA E FUNCIONALIDADES 

O ‘Rondônia Tem Tudo’ oferece funcionalidades que ajudam a impulsionar as vendas, como os cartões fidelidade, que incentivam o cliente a comprar novamente, criando uma relação de longo prazo entre consumidor e empreendedor.

Advertisement

Para os consumidores, a plataforma é uma oportunidade de conhecer e valorizar produtos e serviços regionais, com a segurança e praticidade do contato direto com os vendedores. Seja para comprar presentes de Páscoa, produtos artesanais ou itens exclusivos, o “Rondônia Tem Tudo” conecta os consumidores a tudo isso de maneira acessível e eficiente.

  • Com constantes inovações, parcerias estratégicas e um compromisso sólido com o desenvolvimento econômico do estado, a “Rondônia Tem Tudo” se consolida como um aliado indispensável para empreendedores e consumidores.

Para mais informações sobre a plataforma Rondônia Tem Tudo, o cidadão pode acessar:

Fonte
Texto: Bruna Felipe
Fotos: Daiane Mendonça e Esio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading

GERAL

Em três anos Idaron orienta cerca de 20 mil pessoas na vigilância contra a febre aftosa

Published

on

  • Desde sua implementação em 2022, o Programa de Vigilância Baseada em Risco (PVBR), mantido pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), realizou mais de 15 mil vistorias em propriedades rurais da capital e do interior do estado, alcançando cerca de 20 mil pessoas. O programa promove a vigilância da febre aftosa e orienta produtores sobre medidas de biosseguridade, fatores de risco e notificação de doenças.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, explica que o PVBR é estruturado para gerenciar e mitigar o risco de reintrodução da febre aftosa no estado, priorizando a vigilância em áreas de maior vulnerabilidade. A gestão do programa é feita de forma integrada pelas coordenações estaduais do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS) e da Epidemiologia e Vigilância Veterinária.

“A eficácia da vigilância baseada em risco depende do engajamento dos produtores, fundamentais para a detecção precoce e prevenção da febre aftosa. Nesse sentido, o PVBR busca fortalecer essa participação, incentivando a notificação imediata de suspeitas e a adoção de medidas preventivas”, afirma Peres.

A capacitação contínua e a educação sanitária são consideradas estratégicas e fundamentais para garantir que os produtores compreendam seu papel na proteção do rebanho e na segurança sanitária do estado.

Advertisement

“Muitos produtores ainda têm conhecimento limitado sobre a febre aftosa, incluindo espécies suscetíveis, formas de transmissão e sinais clínicos. Isso reforça a necessidade de ações educativas constantes para promover mudanças duradouras”, destaca o coordenador técnico da Idaron, Walter Cartaxo.

As medidas de biosseguridade promovidas em cada propriedade são fundamentais para prevenção de uma possível reintrodução da febre aftosa no estado. “No âmbito do PVBR, essas práticas são incentivadas e monitoradas em cada vistoria”, explica o auditor-fiscal Márcio Alex Petró, um dos responsáveis pelo programa.

Advertisement

Para o governador  de Rondônia, Marcos Rocha, principal incentivador das ações de vigilância, aposta que a capacitação progressiva e o fortalecimento da comunicação entre o Serviço Veterinário Oficial e os produtores resultarão em mudanças comportamentais concretas. “A expectativa é ampliar a adoção de práticas de biosseguridade e sensibilizar para uma notificação precoce de doenças de alto impacto econômico como é o caso da febre aftosa. O sucesso da vigilância baseada em risco depende dessa colaboração, tornando o produtor um agente ativo na defesa sanitária e na manutenção do status livre de febre aftosa no estado”, pontuou.

Advertisement

Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Arquivo Idaron
Secom – Governo de Rondônia

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE