INTERIOR
Hospital Regional de Cacoal inicia serviço de cirurgia geral pediátrica

Com o objetivo de contribuir para o atendimento e as cirurgias na especialidade de pediatria na Região do Café, Central, Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul, o Hospital Regional de Cacoal (HRC) passou a disponibilizar o serviço de cirurgia geral pediátrica, ampliando o serviço em saúde. A primeira operação foi realizada na última sexta-feira (21).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância desse serviço para a população da macrorregião II. “Esse serviço representa um grande avanço à saúde pública da nossa região. Nosso objetivo é oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para nossas crianças.”
A primeira cirurgia geral pediátrica realizada na unidade foi um procedimento para apendicite. Além disso, o Hospital Regional de Cacoal atende os 34 municípios da macrorregião II. O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, destaca que, além de garantir um atendimento de qualidade, a gestão procura ampliar o acesso da população. “Nosso intuito é reduzir o deslocamento dos pacientes para a Capital”, frisou o gestor.
SERVIÇOS
O Hospital Regional de Cacoal oferece serviços especializados em pediatria, como consultas em alergia, imunologia pediátrica, hebiatria (atendimento ao adolescente), dermatologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, pediatria de alto risco, doenças raras e puericultura. A unidade conta, também, com uma UTI pediátrica de sete leitos e uma clínica pediátrica com 29 leitos.
- Em 2024, a UTI pediátrica passou por reformas promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Foram realizadas troca de piso, pintura, revisão da parte hidráulica e elétrica, restauração de portas e revitalização das instalações sanitárias.
O diretor adjunto da unidade, Jonathan Souza, ressalta que, com as novas contratações de médicos pediatras, a ampliação dos serviços permitirá atender toda a demanda da população. “A população terá mais acesso a cirurgias, tanto eletivas quanto emergenciais”, destacou.
- Fonte
- Texto: Lara Lívia
- Fotos: Jonathan Souza
- Secom – Governo de Rondônia
INTERIOR
Após operação tapa-buracos, asfalto vai chegar a cinco ruas de União Bandeirantes

O distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho, está vivendo um momento histórico com a chegada do maior pacote de obras e ações públicas já realizado na localidade. Pela primeira vez, a Prefeitura de Porto Velho mobilizou uma força-tarefa integrada no distrito, que inclui ações emergenciais e estruturantes, marcando o início de uma nova fase de desenvolvimento para a região.
De forma imediata, para garantir a trafegabilidade e dar respostas rápidas à população, foi realizada uma operação emergencial de tapa-buracos nas vias do distrito. Essa medida visa melhorar temporariamente o acesso de veículos e pedestres. Nos próximos dias, o distrito também começa a receber obras de pavimentação asfáltica.
O grande destaque da iniciativa é a assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 6 milhões, anunciada pelo prefeito Léo Moraes, que esteve pessoalmente no distrito no último dia 16, destinada à execução de obras de pavimentação, drenagem e construção de calçadas em cinco ruas estratégicas do distrito: José da Silva, Vitória Régia, Manaus, Dr. Roberval e Chiquilito Erse. O projeto, viabilizado por emenda do deputado federal Coronel Chrisóstemo, deve começar nos próximos dias e terá um prazo de execução de 270 dias, o que representa um dos maiores investimentos já aplicados na região.
Ao todo, serão pavimentados 2.737 metros de vias, com uma área total de 17.899,86 metros quadrados. As ruas José da Silva e Vitória Régia, com 576 metros cada, terão 4.411,09 m² de pavimento cada. A Rua Manaus receberá 854 metros de asfalto, totalizando 6.768,62 m². Já a Rua Dr. Roberval terá 155 metros (1.316,44 m²), e a Rua Chiquilito Erse passará por melhorias em uma área de 992,62 m².
Paralelamente às ações emergenciais e às obras que se aproximam, o distrito também foi contemplado com a Operação Cidade Limpa, com serviços de limpeza urbana, retirada de entulhos e manutenção de vias vicinais. Trata-se de uma ação coordenada entre diversas secretarias da Prefeitura, com o objetivo de preparar União Bandeirantes para receber as melhorias estruturais de forma planejada e eficaz.
De acordo com a Prefeitura, esse é apenas o começo de uma série de ações que visam promover o desenvolvimento dos distritos de Porto Velho. A presença ativa do poder público na região reafirma o compromisso com a descentralização dos investimentos e a valorização das comunidades mais afastadas da área urbana.
“Estamos garantindo condições mínimas de trafegabilidade agora, com a operação tapa-buracos, e iniciando um projeto muito maior, que vai transformar definitivamente a realidade de União Bandeirantes”, destacou o prefeito Léo Moraes.
Com a chegada do asfalto e demais melhorias, a expectativa é de valorização dos imóveis, melhoria da mobilidade urbana, segurança viária e qualidade de vida para toda a população do distrito.
Texto: Cristiane Cruz
Fotos: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
INTERIOR
Projeto Cidadania em Movimento realiza mais de 3.600 atendimentos em União Bandeirantes

O projeto “Cidadania em Movimento”, da Prefeitura de Porto Velho, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), esteve em União Bandeirantes no sábado (29) e no domingo (30), quando realizou 3.608 atendimentos de serviços essenciais à população do distrito.
O projeto Cidadania em Movimento tem como objetivo principal aproximar a administração pública da população, oferecendo serviços essenciais gratuitos, como emissão de documentos (RG, Cadastro Único), atendimentos de saúde, entre outros.
No sábado (26) e no domingo (27), os atendimentos em União Bandeirantes foram realizados das 8h30 às 16h, na Escola 03 de dezembro, à BR-364, linha 101, km 60.
“A projeto Cidadania em Movimento conta com a colaboração de diversas secretarias municipais e parceiros estaduais e federais, promovendo cidadania e facilitando o acesso a serviços essenciais gratuitos”, informou a secretária da Semasf, Lucília Muniz de Queiroz.
Texto: Adaides Batista
Foto: Diego Sousa
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
INTERIOR
Serviços do Rondônia Cidadã são levados neste fim de semana aos moradores de Palmares d’Oeste, em Theobroma

- Atendimento com clínico geral, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, emissão de documentos pessoais, do Passe Livre para pessoa idosa ou com deficiência, atividades de lazer e diversão para as crianças e adolescentes, estão entre os serviços essenciais do programa Rondônia Cidadã que o governo do estado realiza, neste fim de semana, para o distrito de Palmares d’Oeste, no município de Theobroma, a 312 quilômetros de Porto Velho. O atendimento à população será feito das 8h às 16h do sábado e das 8h às 12h do domingo, na Escola Manoel Ribeiro, localizada na Avenida Brasil, n° 2.443.
Desde sua criação em 2019, pelo governo do estado, por iniciativa da Secretaria da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o programa leva serviços em diversas áreas para os moradores, com a participação de instituições parceiras.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa que está em sua 103ª edição tem atendido aos objetivos da gestão que é levar assistência e atendimento com mais comodidade e rapidez aos moradores de um determinado município ou distrito a cada fim de semana. “Com 132.089 atendimentos realizados em diversas áreas e já tendo percorrido 69 localidades de Rondônia, entre municípios e distritos, sem dúvidas o Rondônia Cidadã é um programa que vem dando certo, por ofertar, de forma rápida e simples, o acesso a serviços básicos das áreas social, saúde, educação, segurança, entre outros”, afirmou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, ressaltou que proporcionar cidadania, bem como prestar o devido apoio à sociedade, principalmente aos em situação vulnerável, tem sido o foco dos programas da Seas, como Mamãe Cheguei, Prato Fácil, Vencer, entre outros, porém o Rondônia Cidadã tem como diferencial, o fato de ser destinado a todos que precisam dos serviços ofertados, sem necessariamente estar em vulnerabilidade socioeconômica. “Os serviços essenciais do programa são para todos e não apenas aos inscritos no Cadastro Único.”
Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Frank Néry e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
- GERAL1 dia ago
Rondônia se mobiliza na Operação Caminhos Seguros 2025 para proteger crianças e adolescentes da violência
- GERAL1 dia ago
Prefeitura de Porto Velho realiza capacitação de famílias voluntárias ao Serviço Família Acolhedora
- GERAL1 dia ago
Obra na rua Capão da Canoa avança com implantação da rede de drenagem
- GERAL1 dia ago
Prefeitura abre consulta pública para elaborar o Plano Municipal de Saúde 2026–2029
- GERAL1 dia ago
Defesa Civil realiza ação humanitária em comunidades rurais atingidas pela cheia do rio Madeira
You must be logged in to post a comment Login